A medicina é uma área na qual os profissionais estão sujeitos às mais diversas situações — boas e ruins. Independentemente disso, é fundamental estabelecer uma relação médico paciente positiva, a fim de fortalecer o vínculo diante das possíveis eventualidades.

Afinal, uma boa relação influencia na satisfação do paciente e do colaborador e, até mesmo, na saúde financeira da clínica. Assim, ela melhora a adesão ao tratamento e ajuda na fidelização de quem utiliza os serviços.

Aliás, o impacto de um vínculo bem estabelecido é grande para a clínica. De que forma, então, melhorar a relação médico-paciente? Neste post, vamos mostrar 4 dicas de como fazer isso. Confira!

Entenda a importância de melhorar a relação médico paciente

Melhorar a relação médico paciente ajuda o paciente a ter sucesso em seu tratamento e faz com que os profissionais sejam bem-sucedidos. A excelência no atendimento é fundamental para superar os desafios, ser reconhecido como uma autoridade, consolidar a carreira e atingir os seus objetivos pessoais. O relacionamento também propicia diagnósticos mais acertados.

A relação entre o médico e o paciente complementa os resultados dos exames, já que o profissional consegue descobrir as necessidades, expectativas e hábitos para aprimorar os tratamentos. Os pacientes que se sentem confortáveis no consultório fornecem as informações necessárias para a criação de estratégias para uma vida mais saudável.

Alguns pacientes entram na clínica médica após realizar diversas consultas na Internet e pensam que sabem tudo sobre a enfermidade que desenvolveram. Uma boa relação entre o médico e o paciente ajudará a conquistar a confiança para demonstrar que nem sempre os sintomas estão relacionados à doença que a pessoa identificou em um site.

Confira as principais dicas para aprimorar relação com os pacientes

Os médicos normalmente precisam dar notícias desagradáveis para os pacientes e nem sempre sabem como será a reação deles ao receber essas informações. Em virtude disso, é importante trabalhar a empatia para apresentar diagnósticos durante os atendimentos. Coloque-se no lugar do outro e ofereça apoio. Veja a seguir as dicas que vão ajudar a melhorar a relação médico paciente!

1. Viabilize o agendamento

O agendamento de uma consulta, muitas vezes, representa o primeiro contato do paciente com a clínica. Logo, é ideal para o empreendimento passar uma boa impressão logo a princípio. Para isso, é necessário viabilizar o agendamento de forma facilitada.

Imagine a situação de ligar para o local e passar longos minutos com a recepcionista tentando encontrar o melhor horário. É prática desgastante, que toma tempo tanto do usuário como do colaborador.

Contar com uma agenda visual facilita que a secretária localize horários vagos e faça agendamentos de forma mais ágil. Existe ainda o envio de lembretes por e-mail, SMS e WhatsApp ao paciente que facilita a vida da secretária e do paciente.

2. Evite atrasos

Uma vez agendado o horário, é compromisso de ambas as partes zelar pela pontualidade — muito embora, haja uma ideia preconcebida de que os atrasos são recorrentes por parte dos profissionais da saúde.

Sabemos, porém, que uma sala de espera lotada prejudica o bem-estar de quem aguarda ser chamado, além de comprometer o trabalho dos colaboradores e, de certa forma, a imagem da clínica.

Portanto, o ideal é mobilizar todos os profissionais para se manterem no horário. É preciso, ainda, organizar a agenda para uma pequena pausa entre as consultas, a fim de evitar desgaste em caso de eventualidades.

3. Realize abordagem humanizada

Em relação à consulta, devemos lembrar que há uma grande mobilização em prol do atendimento humanizado. Uma abordagem mais humana tem foco em cada paciente, não apenas na doença.

Sendo assim, os aspectos biológicos, embora sejam importantes, não estão no centro do tratamento. Por outro lado, questões individuais são valorizadas, e a atenção é concentrada no indivíduo.

Vale ressaltar que a abordagem humanizada não se restringe à consulta. Portanto, todos os colaboradores da clínica devem ser preparados para agir de acordo com o que preza esse tipo de atendimento.

4. Invista no pós-atendimento

Uma vez realizada a consulta, é indispensável manter a relação médico-paciente. Isso porque o vínculo estabelecido não tem como prazo de validade o término do atendimento, mas deve perdurar ao longo do tempo.

Seja com uma solicitação de feedback, seja com mensagens de felicitações diante de datas comemorativas, seja por meio das redes sociais, é interessante que a clínica mantenha os dados dos pacientes atualizados para que possa garantir também os meios de comunicação pós-atendimento.

5. Praticar a escuta ativa

Pratique a escuta ativa para melhorar a comunicação com os seus pacientes. Eles vão perceber se você está atento às informações que ele está transmitindo e terão mais segurança para compartilhar as suas dúvidas e sintomas. Ouça com atenção para que ele saia do consultório satisfeito e retorne nas próximas consultas.

Use um tom de voz apropriado, tendo em vista que o seu estado psicológico poderá atrapalhar as consultas e afetar os pacientes. Os profissionais da área chamam isso de contágio emocional, que se trata de um efeito comprovado pela ciência. Se o paciente está angustiado ou nervoso, fale com tranquilidade e sem agressividade. Seja gentil e acalme-o.

6. Deixar o paciente falar

Deixe o paciente falar e seja simpático enquanto houve as suas considerações. Entenda que nem todos os pacientes conseguem falar tudo o que sentem no primeiro contato. Faça o que for possível para que eles se sintam confortáveis, cumprimente-o, pergunte se está tudo bem e fale sobre algo do cotidiano. Isso fará com que ele converse sobre a sua saúde.

Enquanto estiver em atendimento, não atenda chamadas telefônicas e não fique atento às mensagens do celular. Não fique respondendo e-mails e nem realizando outra atividade enquanto o paciente estiver na sala. Se precisar resolver uma urgência, comunique ao paciente, peça que ele aguarde um pouquinho e peça desculpas pelo inconveniente.

7. Tranquilizar o paciente sempre que possível

Tranquilize o paciente ao perceber que ele se sente desconfortável, desconfiado ou com medo dos sintomas. Esses sentimentos vão aumentar a resistência ao tratamento proposto e ao profissional de saúde. Explique os detalhes dos procedimentos que precisam ser feitos para diminuir a ansiedade e obter a confiança em relação ao seu trabalho.

Não use terminologias ou expressões da área médica que impeçam o entendimento do paciente. Procure adaptar o vocabulário de acordo com o estilo de vida e a idade das pessoas que entram em seu consultório médico. Evite as palavras negativas enquanto explica os tratamentos disponíveis e nunca fale alto para evitar a criação de uma imagem distorcida ao seu respeito.

A relação médico-paciente pode ser melhorada com a adoção de medidas simples, porém, muito eficazes. Analisar cada aspecto da clínica e estar atento aos feedbacks recebidos é uma maneira de evoluir no vínculo. Afinal, mais importante que apenas fazer uma pesquisa de opinião, é dar atenção às respostas, ainda que negativas. Lembre-se de que elas retratam a visão de quem usufrui do serviço e para quem as melhorias serão feitas.

Agora, sim, você sabe como investir em uma boa relação com os seus pacientes. Se quiser ficar a par de outras dicas, basta assinar a nossa newsletter e acompanhar a sua caixa de entrada.