Se você está sonhando com a sua autonomia profissional e aumento da renda, pode ser que também esteja considerando abrir um consultório médico, certo? Porém, para tornar esses sonhos realidade, diversos pontos precisam ser considerados.

Neste post, reunimos 8 dicas de etapas fundamentais para esse momento de abertura do consultório. Você está preparado para saber mais sobre essa nova etapa da sua vida profissional? Então siga a leitura!

1. Defina a categoria

O primeiro passo para abrir um consultório médico é definir qual será a categoria de atendimento do seu negócio. Vale saber que a Agência Nacional da Saúde (ANS) conta com 54 categorias de estabelecimentos médicos, porém, há 3 que são mais comuns.

Consultório incluindo até duas especialidades médicas

Essa categoria conta com, como diz o nome, duas especialidades na mesma clínica. Nesse caso, portanto, unem-se como sócios dois especialistas em áreas distintas para gerenciar uma clínica. Vale se atentar na relação das especialidades, já que, muitas vezes, um dos profissionais pode atrelar o tratamento do seu paciente ao serviço do médico parceiro.

Clínica geral que realiza procedimentos médicos simples

Essa proposta também garante bastante sucesso, já que o foco é oferecer procedimentos médicos. Nesse caso, portanto, além de médicos especializados, conta-se com uma grande quantidade de insumos, medicamentos e materiais para ofertar um atendimento eficiente ao paciente.

Clínica médica popular

Nesse caso, a clínica médica oferta serviços gerais para o público que não é associado a um plano de saúde particular. Um dos pontos altos dessa categoria de negócio é que o número de pacientes interessados e fidelizados cresce rapidamente.

2. Conheça o seu público alvo

Encontrando a categoria que mais se adequa aos seus sonhos profissionais, é hora de definir quem será atendido pelo seu novo consultório. Nesse sentido, é importante que você considere diversas categorias para descrever o seu público.

É importante que você tenha muita atenção e aplique toda a sua sinceridade nessa descrição de público alvo, já que essa definição tende a ditar diversos outros pontos na construção do seu consultório. Lembre-se de considerar:

  • gênero;
  • classe social;
  • idade;
  • interesses;
  • desejos etc.

3. Escolha o melhor local

Esse ponto está totalmente atrelado à descrição do seu público-alvo, justamente porque o seu consultório médico deve estar próximo aos seus futuros pacientes. Dessa maneira se, na sua descrição, a sua persona é de uma classe social menos abastada, não tem sentido você instalar a sua clínica em um bairro nobre da cidade.

Depois de determinar o bairro ideal para o seu negócio, você deve considerar outros pontos (para garantir que todos os pacientes, fornecedores e parceiros cheguem, com sucesso, na clínica). Entre os cuidados devem estar a acessibilidade na região, local para estacionar etc.

Você também pode fazer uma análise estratégica do local. Para isso, se você considera atender pacientes pelo convênio, busque, por exemplo, montar seu consultório próximo a um posto de saúde. Sempre observando a quantidade de consultórios já instalados na região, se forem muitos, vale a pena buscar uma outra localização.

4. Acerte no imóvel

Definindo a localização do seu consultório, a próxima etapa é escolher o imóvel na região. Uma boa dica é, enquanto você passeia pelo local onde considera montar a clínica, visitar alguns espaços que possam ter algum potencial.

Observe, então, a estrutura básica do imóvel a fim de garantir um espaço agradável aos seus futuros pacientes e também à sua equipe. Cheque, então, os banheiros, espaço para copa, divisão de cômodos para os consultórios e local para o estoque de instrumentos, insumos e medicamentos.

Nesta etapa é importante também considerar a acessibilidade, já que o imóvel deve ser adequado para todos os públicos: idosos, pessoas com deficiência etc. Dessa maneira, observe as rampas, largura dos corredores, aberturas das portas entre outras características relevantes.

5. Considere e alinhe o imóvel às exigências e normas

Pode ser que, preparando tudo o que citamos, você esteja pensando que já pode abrir as portas do seu consultório médico, porém, não é tão simples assim! Antes de abrir definitivamente, é necessário que você adeque o local às exigências legais e sanitaristas.

Essa parte é um pouco trabalhosa e burocrática, já que são diversas instituições e autoridades que solicitam adequações, entre elas, estão:

  • vigilância sanitária;
  • corpo de bombeiros;
  • instituições da prefeitura da cidade etc.

Para facilitar os trâmites burocráticos, vale a pena contar com o serviço de um contador de confiança, assim, você tem o apoio de um profissional preparado para auxiliar você em todo o processo de alinhamento às regras de abertura de um consultório médico.

6. Faça as obras e adapte o imóvel

Acredite: é praticamente impossível encontrar um imóvel 100% pronto para receber o seu negócio. Por isso, ao encontrar o espaço que você julgue alinhado com as suas expectativas e depois de acessar todas as recomendações das autoridades, coloque as mãos à obra!

Mude a estrutura, adeque às necessidades do consultório, inclua os equipamentos de segurança (como barras de apoio no banheiro e corrimões) e crie um ambiente agradável para receber os seus futuros pacientes: eles merecem todo esse cuidado e investimento!

7. Gerencie os custos

Falando em investimento, gerenciar os gastos nesse processo é super relevante para garantir a saúde financeira do seu negócio desde o primeiro momento. Você já deve ter preparado o bolso para abrir o seu consultório médico, porém, para garantir que tudo se mantenha dentro dos conformes, segure as pontas e sempre tenha uma reserva de emergência.

8. Forme uma equipe eficiente

Muito provavelmente você não pretende trabalhar sozinho, certo? O seu consultório precisa contar com uma equipe de atendimento e manutenção eficientes, a fim de garantir uma experiência agradável aos seus pacientes desde o primeiro momento na clínica.

Não se esqueça, portanto, de contratar colaboradores alinhados ao perfil do seu consultório, com qualificações e formações necessárias para ofertarem o melhor trabalho possível. Considere também investir em um treinamento completo para a sua equipe.

Chegando até aqui, você entendeu quais são os principais passos iniciais para abrir um consultório médico. Conte com este post para fazer um checklist no momento que estiver em ação e, não se esqueça: a organização é essencial para todas as etapas!

Falando em organização, a Doctor View pode auxiliar você a manter todos os documentos e cadastros dos seus pacientes em ordem. Quer saber como? Então entre em contato conosco!