Uma alternativa mais rápida e prática aos tradicionais DOC, TED e boleto bancário é o meio de pagamento instantâneo do Banco Central, o PIX. As instituições financeiras com mais de 500 mil contas e os principais bancos do país estão obrigados a oferecer essa opção de pagamento. Portanto, as clínicas e os consultórios precisam saber como usar o PIX para facilitar a rotina de recebimentos.

Neste artigo, falaremos sobre como usar o PIX e quais as vantagens dessa opção para os consultórios e as clínicas. Vamos lá!

Como usar o PIX?

As transações são realizadas pela chamada de chave PIX, que é um dado pessoal, como CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma “chave aleatória”, cadastrada por pessoas físicas e jurídicas. Outra opção é a utilização do QR Code.

O cadastro é feito pelo app da instituição financeira de sua preferência. Basta escolher, cadastrar uma chave PIX e esperar a confirmação, que é enviada por SMS. Ainda no app do banco, basta inserir o código enviado e confirmá-lo utilizando a sua senha bancária. Pronto! Você já está apto a realizar transações utilizando o PIX.

Quais são os benefícios do PIX?

O PIX pode ser utilizado por qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta corrente, uma conta poupança ou uma conta pré-paga. Como as transações podem ser feitas entre pessoas físicas e jurídicas, é um diferencial que todos os empreendimentos devem oferecer.

Diversificar as formas de pagamento é uma preocupação que todas as clínicas e os consultórios médicos devem ter. Confira, abaixo, as principais vantagens de utilizar o PIX!

Facilidade para os pacientes

Como o cadastro é feito de forma instantânea e digitalizada, todo CPF ou CNPJ tem acesso ao PIX. As transações são realizadas por smartphone com poucos cliques, sem a necessidade de cartão ou de cédulas.

Recebimento imediato

Como o recebimento do pagamento pode ser feito assim que a consulta for finalizada, o fluxo de caixa da clínica se torna muito mais efetivo. Os recebimentos de pagamento acontecem em até dez segundos após a realização do PIX.

Disponibilidade 24 horas

As transações por meio do PIX podem ser feitas em qualquer hora do dia, inclusive de madrugada, e o recebimento ocorre em até dez segundos, como dito. Não há a necessidade de conciliar com os horários das atividades bancárias.

Gratuidade para os pacientes

As transações por meio do PIX podem ser feitas entre pessoas e empresas que têm contas em instituições financeiras diferentes sem a cobrança de taxas adicionais. Todo o processo de utilização do PIX pode ser gratuito.

Qual a importância de usar o PIX em clínicas?

Saber como usar o PIX para realizar pagamentos e transações já é uma necessidade exigida no mercado. Logo, é indispensável que os gestores de clínicas e consultórios utilizem essa maneira de fazer negócios. Oferecer diversidade e facilidades de pagamentos para os clientes é um modo de fidelizar e de agregar mais credibilidade ao consultório.

Além disso, em tempos de distanciamento social, oferecer uma possibilidade de pagamento segura e sem nenhum tipo de contato físico é mostrar preocupação com a equipe e com os clientes.

Como visto, saber o que é e como usar o PIX é fundamental para se ajustar às demandas do mercado e desfrutar dos inúmeros benefícios oferecidos. Além das facilidades de pagamento, da agilidade nos recebimentos e da possibilidade de realizar transações em qualquer hora do dia, as clínicas e os consultórios disponibilizam uma opção a mais aos seus clientes.

Este post sobre como usar o PIX foi útil? Quer conhecer mais dicas para a gestão de clínicas médicas? Então, confira o outro artigo que separamos para você.