A contabilidade para médicos é uma atividade que pode gerar um certo desconforto nas clínicas e consultórios médicos. Isso porque existem diversos fatores jurídicos e tributários que devem ser considerados, tanto na abertura de uma empresa quanto na correta gestão do negócio.

Com tantas questões envolvidas, pode ser dificultoso realizar um bom atendimento médico e ainda arcar com as questões de tributação. No entanto, existem soluções práticas para que tudo fique mais facilitado.

Neste artigo, falaremos sobre os principais conceitos de contabilidade para médicos, para você colocar em prática na sua clínica. Confira nas próximas linhas.

A importância da contabilidade para médicos

Para muitas pessoas, abrir um negócio próprio pode ser um objetivo. Muito profissionais da área da saúde almejam ter uma clínica própria, e esse é um desejo que pode se tornar bastante rentável. Contudo, diversos médicos que iniciam suas clínicas não detêm alguns conhecimentos fundamentais para o sucesso de uma empresa. A gestão da clínica não pode ser negligenciada, já que um negócio precisa de boa gestão para garantir a sua saúde financeira.

Mesmo que os médicos e sócios detenham os conhecimentos necessários para a boa gestão da empresa, muitas vezes não é possível dedicar tempo e trabalho a essa atividade. Afinal, os médicos precisam realizar os atendimentos e dar continuidade aos processos clínicos necessários. Com isso, a parte contábil da clínica pode ficar de lado, comprometendo o sucesso do empreendimento.

Logo, contar com especialistas em contabilidade pode ser o que a clínica precisa para continuar crescendo. Esse profissional contábil vai auxiliar e gerenciar o empreendimento em todas as etapas do negócio, da abertura da empresa à sua gestão eficiente.

Os principais conceitos de contabilidade para médicos

Quando uma clínica passa a contar com serviços especializados de gestão e contabilidade, a empresa começa a dar a devida atenção a fatores que podem ser decisivos para o sucesso ou o fracasso do negócio. No que se refere à abertura, o profissional contábil auxilia os sócios a determinarem o tipo de sociedade, o modelo de empresa e muito mais.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais conceitos que uma cínica médica deve entender para realizar a correta gestão contábil da empresa. Confira abaixo algumas questões financeiras e tributárias fundamentais para o negócio. Vamos lá!

Regime de tributação

O regime de tributação é a primeira decisão que deve ser tomada pelos envolvidos no negócio. O médico, se autônomo, pode optar por se tornar pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ). Cada categoria arcará com tributações e obrigações jurídicas diferentes.

No entanto, é muito comum que uma sociedade se forme e mais de um médico se junte para abrir uma clínica ou um consultório. Nesse caso, é preciso escolher entre os diferentes regimes de PJ, nos quais os recolhimentos de tributação são diferentes.

Uma boa opção para quem está abrindo uma empresa é o Simples Nacional. Contudo, é preciso estar atento ao rendimento mínimo para a categoria. É possível, também, contar com uma tributação baseada em Lucro Real ou Lucro Presumido.

Taxas e obrigações fiscais

Além do regime de tributação, existem outras taxas com que a clínica deve arcar, de acordo com a sua categoria. Entre as taxas e obrigações fiscais e financeiras, existem as obrigações sindicais, trabalhistas, da Receita Federal, do Conselho Regional de Medicina e muito mais. Essas obrigações não podem ser negligenciadas, pois o incorreto pagamento pode acarretar multas e sanções legais.

Planejamento tributário

Quando bem gerenciada, uma clínica médica consegue entender mais sobre as obrigações tributárias e preparar uma estratégia eficiente, com um conjunto de ações para reduzir as obrigações fiscais, tudo de acordo com o que é permitido pela legislação. Portanto, ao contar com um planejamento tributário, a clínica consegue aproveitar muito melhor os mecanismos legais para reduzir, dentro da lei, as obrigações tributárias.

Legislação tributária

Nada do que está sendo falado apresentará um resultado efetivo se os envolvidos na clínica não conhecerem bem a legislação tributária em que a empresa se enquadra. As regras de regime de tributação e obrigações da clínica devem estar de acordo com a categoria e com a legislação brasileira. Com uma pessoa responsável e que entende do assunto, é possível cortar gastos desnecessários e adotar medidas mais eficientes para o bom andamento da clínica.

Software para gestão de clínicas

Existem ferramentas e softwares de gestão de clínicas que facilitam e fazem a gestão de todas as questões tributárias apresentadas neste artigo. O objetivo desse software é simplificar a rotina tributária do negócio. Logo, é uma excelente alternativa para que os profissionais da clínica possam se dedicar a outras atividades indispensáveis para o negócio.

As vantagens da contabilidade para médicos

Quando um consultório ou clínica decide prestar mais atenção às obrigações fiscais e tributárias, a empresa passa a contar com uma série de vantagens que serão percebidas no longo prazo. Afinal, o não cumprimento dessas obrigações pode gerar multas e sansões legislativas que comprometem a reputação e a saúde financeira da empresa. Veja algumas vantagens de contar com um serviço especializado em gestão de clínicas médicas.

Evitar erros

Com um bom gerenciamento, os erros mais comuns referentes à tributação são evitados, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro da empresa. Afinal, quando um erro com a Receita ou com o Conselho acontece, a burocracia para que seja resolvido tende a exigir muitos esforços da empresa, comprometendo os demais setores e o bom funcionamento do negócio.

Prevenir multas

Algumas penalidades passíveis para as clínicas que não fazem a correta gestão das obrigações tributárias podem ser bastante robustas e desencadear o fechamento do negócio. Logo, o ideal é estar em dia com essas obrigações e evitar contratempos legais, multas e sanções que comprometem a imagem e o funcionamento do negócio.

Otimizar tempo

Quando especialistas estão fazendo a gestão da parte tributária de uma clínica, os demais profissionais deixam de se sobrecarregar com assuntos que não dominam e passam a se preocupar com as funções para as quais estão designados e especializados. Com profissionais capacitados, as burocracias tendem a diminuir, conferindo maior agilidade aos processos do negócio.

A contabilidade para médicos é fundamental para a boa gestão das clínicas e consultórios. Existem muitas questões envolvidas nas tributações, e elas não podem ser negligenciadas. Portanto, fique atento ao regime de tributação do país, à legislação tributária e às taxas e obrigações fiscais. Faça um planejamento e, caso necessário, conte com o auxílio de ferramentas e softwares especializados.

Quer saber mais sobre boas práticas na gestão de clínicas e consultórios? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.