A capacidade ociosa é considerada o montante que a clínica deixou de produzir no período de avaliação se comparado com a potencialidade dos serviços que são ofertados. Assim, para que ela seja avaliada, é preciso relacionar os procedimentos, números de consultas e outros serviços do consultório que não foram executados por diferentes motivos.

Os impactos costumam ser considerados altos quando os investimentos em sistema de gestão, treinamento, infraestrutura tecnológica, entre outros, não estão sendo suficientes para conseguir fidelizar o público e manter a unidade funcionando corretamente.

Quer descobrir como acabar com a capacidade ociosa de sua clínica médica? Então, confira todos os tópicos do artigo que preparamos para você! Boa leitura!

Faça a automação de processos por meio da tecnologia

A tecnologia já faz parte do dia a dia de muitas pessoas e, na área da saúde não é diferente, é preciso se adaptar à nova realidade que o mercado apresenta para conseguir dar conta do número de pacientes do local. Além disso, os avanços tecnológicos também possibilitam que os procedimentos automatizados ajudem a garantir bons resultados para a organização, como um atendimento mais humanizado.

Por isso que, se você deseja acabar com a capacidade ociosa da sua clínica médica, o primeiro passo é automatizar processos por meio da tecnologia. Por meio de um software para os médicos, por exemplo, poderá ter uma solução integrada e moderna com alguns serviços personalizados, que vão ajudar o trabalho da equipe e o relacionamento com os clientes.

Confira alguns serviços que poderá ofertar com bom sistema tecnológico de gestão para clínicas e consultórios médicos:

  • agenda: tenha recursos que deixam o trabalho do médico e da sua equipe rápido, fácil e intuitivo;
  • prontuário: consulte informações relevantes dos pacientes de forma rápida;
  • comunicação e relacionamento: mande mensagens para os pacientes em datas comemorativas e informe-os sobre os procedimentos e consultas agendadas;
  • fotos: documente os procedimentos e imagens dos paciente por meio de recursos fotográficos avançados;
  • financeiro: faça gestão financeira da clínica por meio de ferramentas intuitivas e fáceis de serem utilizadas;
  • acesso online: acesse diversos recursos de forma online, rápida e segura.

Treine a equipe

Treinar a equipe também ajuda a reduzir a capacidade ociosa. Isso significa que, com a capacitação sendo realizada constantemente, consegue-se fazer com que haja uma diminuição dos erros, padronização das tarefas e um melhor acolhimento dos funcionários em relação às suas dúvidas no dia a dia de trabalho.

Mas, não é só isso! Uma equipe bem treinada também consegue gerar mais resultados satisfatórios para a empresa. Isso acontece porque ela consegue entender o nível de complexidade de cada demanda. Da mesma forma que os profissionais passam a ter mais atenção na forma como as ações estão sendo executadas. O que permite identificar, o quanto antes, as falhas e erros dos serviços ofertados.

Não esqueça que essa capacitação deve ser feita de forma periódica. Assim, os colaboradores poderão sempre fazer uma “reciclagem” sobre os processos e atualizações do mercado, que são fundamentais para a execução do seu trabalho. Além disso, é importante que você sempre esteja aberto para responder os questionamentos do seu time, a fim de que todas as atividades estejam alinhadas com as diretrizes da clínica médica.

Distribua as tarefas adequadamente

Fazer a distribuição correta de tarefas para equipe é indispensável para garantir uma melhor eficiência operacional no consultório. Para isso, é importante que as atividades sejam delegadas conforme o nível de conhecimento, complexidade e experiência de cada profissional que faz parte do empreendimento.

Não esqueça que também é preciso fazer a diferenciação das atividades urgentes daquelas que têm prazo mais longo para serem executadas. Assim, conseguirá dar prioridade às demandas certas, evitando, por exemplo, que determinado paciente espere além do tempo estipulado para conseguir realizar o agendamento da sua consulta.

Para que isso seja possível, é importante que o gestor tenha uma visão estratégica e racional sobre o funcionamento do seu negócio. Ele deve acompanhar cada fase dos processos da clínica e verificar quais as melhores ações para garantir uma melhora nos resultados do estabelecimento.

Outro ponto importante que você não pode esquecer é não sobrecarregar demais um colaborador com demandas extras e urgentes, pois pode prejudicar a qualidade dos serviços ofertados. Da mesma forma que poderá comprometer a credibilidade da empresa diante do mercado de atuação.

Reduza os desperdícios

Quando falamos em corrigir a capacidade ociosa da clínica, é imprescindível que haja redução nos desperdícios da empresa. Essa é uma estratégia que ajuda não só a evitar o desperdício de tempo, mas também contribui para a otimização dos lucros do negócio.

A ação deve ser colocada em prática a partir de pequenas mudanças no ambiente de trabalho. Ou seja, o primeiro passo é conscientizar toda a equipe sobre uso correto dos equipamentos e materiais de trabalho, desde um bloco de anotações a insumos médicos. Essa consciência coletiva permite que as pessoas usem apenas os materiais que são necessários para a execução das atividades, nem a mais e nem a menos.

Você também deve verificar o estoque da clínica para que não compre produtos que vão ficar encalhados ou que serão descartados futuramente por já estarem defasados ou por está fora do prazo de validade, por exemplo. Analisar esses pontos é indispensável para que não haja perda na lucratividade do consultório, além de garantir que os pacientes terão suas demandas atendidas sem nenhum problema.

Portanto, para corrigir a capacidade ociosa da sua clínica médica, não esqueça de seguir todas as orientações que elaboramos ao longo do artigo. Entre elas: fazer a automação de processos por meio da tecnologia, treinar equipe, distribuir as tarefas adequadamente e reduzir os desperdícios. Mas, a dica mais valiosa de todas é, sem dúvida, contar com recursos tecnológicos que aumentam a eficiência da clínica e conseguem ampliar a capacidade de atendimento. Por isso, não deixe de contar com um bom software, que seja moderno, integrado e contemple todas as atividades diárias do seu negócio em um único sistema.

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