A segurança de dados em clínicas é um assunto que vem chamando a atenção de médicos e de toda a sociedade da área da saúde. Esse fator é ainda mais perceptível depois da vigência da nova Lei Geral de Proteção de Dados que abrange todo o mercado nacional e internacional. Logo, as clínicas devem conhecer as boas práticas para a gestão e armazenamento seguro dos dados de seus pacientes. Mesmo que essa seja um prática que demanda cuidados e dedicação, existem maneiras de realizá-la com eficiência.
Quer saber a importância de garantir a segurança de dados dos pacientes e como fazer isso da maneira mais eficiente possível? Então, confira agora mesmo este artigo. Boa leitura!
Importância da segurança de dados
Atualmente, as empresas contam com ferramentas e softwares que possibilitam entender muito mais sobre o público-alvo de um negócio. Para as clínicas, essas facilidades tecnológicas permitem que o atendimento aos pacientes seja feito de maneira muito mais otimizada. Afinal, é possível entender melhor as necessidades e desejos dos pacientes para oferecer exatamente o que eles estão buscando.
Portanto, para uma gestão eficiente da clínica, contar com essas ferramentas é um fator determinante para garantir maior diferencial competitivo. Com a utilização correta dos dados dos pacientes, a clínica consegue impactar positivamente nos processos da empresa, nos trabalhos das equipes e no atendimento ao consumidor.
Os dados coletados por empresas devem ser bem resguardados e seguros, para que informações pessoais não sejam expostas de maneira indevida. Para as clínicas, esse cuidado deve ser ainda maior. Afinal, dados pessoais e informações de saúde de pacientes não podem ser utilizados sem os devidos cuidados e, caso sejam expostos indevidamente, a reputação da clínica estará comprometida. Além da reputação do médico e da clínica, a empresa pode sofrer transtornos jurídicos que comprometam a saúde financeira da empresa.
Portanto, é preciso saber como coletar e armazenar os dados dos pacientes para que vantagens, como diminuição na burocracia, melhor atendimento ao consumidor e otimização dos processos sejam colhidos. Contudo, é preciso tomar algumas precauções para que todas essas informações fiquem seguras e livres de vazamentos. Veja a seguir como deixar esses dados muito mais seguros. Vamos lá!
Como garantir a segurança de dados dos pacientes
Para as empresas atuais, é quase impossível se destacar no mercado sem uma ferramenta que faça a gestão de dados armazenados. Afinal, esses dados devem ser convertidos em relatórios que ajudem a clínica a melhorar os processos do negócio. No entanto, esses dados são confidenciais e as informações pessoais dos pacientes devem ser guardadas de maneira segura. Existem maneiras de melhorar a segurança de dados de uma clínica, é sobre isso que falaremos abaixo. Confira!
Conscientização sobre segurança de dados
Uma importante medida é realizar a conscientização de toda a equipe da clínica. Recepcionistas, secretárias, médicos e auxiliares devem ter a clara compreensão de que as informações, laudos, exames e fichas dos pacientes são confidenciais e não devem ser tratados com descaso. Afinal, a perda ou roubo dessas informações podem gerar transtornos significativos para a clínica.
Conhecer a legislação
A segurança de dados deve ser conduzida com seriedade e as equipes devem entender que todos os envolvidos tem obrigações com essas informações. Portanto, é preciso conhecer a legislação sobre a política de segurança de dados que está em vigor, a LGPD.
Essa lei define um cenário de segurança jurídica, com práticas e normas padronizadas que promovem a proteção, no Brasil e no mundo, de todos os consumidores. Assim, as clínicas devem fazer com que todos os envolvidos entendam e conheçam essa lei de segurança de dados.
Definir politica de segurança de dados
Com esse conhecimento em mãos, as clínicas podem passar a estabelecer uma política interna de segurança de dados, onde os colaboradores entendem o seu papel nesse cenário, bem como os pacientes percebem que as suas informações pessoais estão mais seguras em determinada clínica. As políticas definidas devem estar de acordo com a lei vigente e devem oferecer maior segurança para todos os envolvidos.
Limitar os acessos
Ainda que todos os colaboradores da clínica entendam o seu papel na importante missão de garantir a segurança dos dados, é fundamental que limite de acessos sejam estipulados. Dessa maneira, apenas pessoas-chave podem acessar determinadas informações, fazendo com que dados sigilosos não se percam e nem parem nas mãos erradas. Com as ferramentas certas, é possível limitar o acesso por meio de logins específicos e por cargos desempenhados na clínica.
Armazenar informações em nuvem
Muitas empresas já optaram por realizar o armazenamento em nuvem devido às grandes vantagens que esse armazenamento proporciona. Ao descentralizar o armazenamento de dados, a clínica conta com um sistema mais eficiente e seguro. Os acessos a determinadas informações passam a ser controlados por senhas específicas e com um sistema de segurança mais profissional, sem a necessidade de uma equipe de TI na clínica.
Ferramenta de segurança de dados
Dentro de um ambiente de consultório ou clínica, existem diferentes tarefas que devem ser desempenhadas, e a sua maioria exige pessoal qualificado e treinado. Portanto, muitas dessas empresas não contam com uma equipe de tecnologia da informação para armazenar, gerir e interpretar os dados dos pacientes. E, para garantir a eficiência e segurança dessas informações é preciso contar com estratégias mais complexas e profissionais.
Logo, uma excelente alternativa às clínicas que desejam profissionalizar a segurança de dados é a contratação de empresas especializadas no assunto. Essas empresas, como a Doctor View, oferecem serviços especializados de gestão de clínicas e podem ser a solução para as clínicas que desejam concentrar seus esforços nas suas atividades fim, garantindo um bom funcionamento da clínica e a segurança de dados dos seus pacientes.
A segurança de dados é uma atividade fundamental para qualquer negócio atual. Para as clínicas, que trabalham com dados confidenciais sobre a saúde das pessoas, essa atividade se torna ainda mais necessária. Portanto, é preciso estar de acordo com a nova legislação de proteção de dados, se atentar as boas práticas apresentadas e, caso seja constatado, contar com uma empresa especializada na gestão e segurança de dados.
Se você quer saber mais sobre esse importante assunto e conhecer as soluções que podemos oferecer para a sua clínica, entre em contato com a nossa equipe e não tenha mais dúvidas.