A grande concorrência médica já é uma realidade, sendo necessário se manter competitivo no setor para alcançar todo o sucesso possível. Um caminho para viabilizar essa adequação à nova realidade no segmento da saúde é o investimento em marketing médico.

É sobre isso que vamos tratar neste post. Lendo este material, você conhecerá as melhores estratégias e como aplicá-las. Você está pronto para apresentar todo o seu valor e o seu potencial para os seus futuros pacientes? Então, continue a leitura!

Quais são as estratégias avançadas do marketing médico?

Agora que você já sabe a importância do marketing médico, precisa entender que a ideia de estar presente em diversas redes sociais e se relacionar com o paciente constantemente não precisa ser trabalhosa para você. A intenção deste post é mostrar como pode ser fácil e rápido implantar boas práticas de marketing médico.

Siga a leitura, veja as estratégias ideais e como colocá-las em prática!

Entenda a complexidade do funil de vendas

Para entender e acessar os benefícios do marketing médico, é necessário compreender o conceito do funil de vendas. Obviamente, a decisão de compra de procedimentos médicos é muito mais complexa do que, por exemplo, a compra de uma roupa.

No segmento da saúde, as etapas do funil podem se apresentar de uma forma um pouco bagunçada, justamente porque há diversos fatores sendo levados em consideração pelo paciente. Veja um resumo de como o fluxo de conversão “simples” ou “ideal” se apresenta:

  • identificação do paciente com a solução: aqui, a persona percebe a problemática em que está inserida;
  • procura do paciente pela resolução do problema: nesse momento, o cliente percebe a diversidade de opções no mercado médico;
  • análise das opções disponíveis: nesse período do fluxo, o paciente reconhece o valor e outras questões, como o preço dos procedimentos, a autoridade do profissional etc.;
  • conversão e decisão do paciente: isso se dá em relação ao médico ideal para o procedimento de resolução da problemática.

Funil de vendas “irregular”

É claro que o paciente não percorre um caminho exatamente linear como o exemplo anterior para chegar até o seu consultório. Veja, agora, como o fluxo de decisão sobre um procedimento médico geralmente é:

  • identificação do problema da persona — que, além da sua opinião, pode levar em consideração os conselhos dos familiares e amigos;
  • pesquisa sobre possíveis resoluções — aqui, as redes sociais podem estar presentes, já que os conteúdos e as respostas para as dúvidas são fáceis de acessar;
  • interação com outras pessoas — por exemplo, com amigos e colegas de trabalho, que sugerem resoluções pontuais para a problemática da persona;
  • pesquisas direcionadas ao serviço específico que a persona acredita ser o melhor para ela — essas buscas levam a persona a entrar em contato com o primeiro especialista;
  • pouca satisfação relacionada à abordagem do primeiro médico escolhido e desistência momentânea do procedimento médico;
  • durante a utilização de redes sociais, a persona se depara com algum material sobre o procedimento e o seu interesse retorna;
  • a persona encontra um perfil médico de destaque, que aborde o procedimento, entra em contato e resolve fazer o procedimento.

Sabendo de tudo isso, você já consegue perceber que o comportamento do consumidor é resultado de diversas interações, virtuais ou não, certo? Entender essa realidade é o primeiro passo para otimizar a própria presença digital e aumentar o seu fluxo de clientes.

Utilize as redes sociais

Agora é a hora da verdade: o seu perfil nas redes sociais está realmente se comunicando com os seus pacientes em potencial? Saiba que priorizar o relacionamento com o público é essencial para agregar valor aos processos de marketing.

Investimento em conteúdos de vídeo

Se o seu principal objetivo é informar ao seu paciente sobre algum procedimento que você oferece na clínica, é importante focar publicações que tenham essa abordagem. Os vídeos são ótimos para agregar valor e autoridade para o público e podem ser bastante úteis para construir um perfil social interessante e relevante para a sua persona.

Assim sendo, para os médicos que ainda não se sentem muito confortáveis com a possibilidade de falar ao vivo, talvez por medo de errar ou de faltar fluidez na conversa, vale a pena investir em materiais gravados e editados. Nesse contexto, os vídeos em forma de aula ou entrevistas sobre o seu segmento caem muito bem!

Caso você já esteja habituado com a produção de conteúdo, sinta-se confortável com a exposição dos vídeos e deseje passar para a próxima fase, os conteúdos ao vivo são ótimas opções para gerar visibilidade e interação com o público. Por isso, prepare webinars e lives mostrando o que você acredita ser relevante aos seus seguidores.

No entanto, afinal, em qual rede social você deve postar esses vídeos?

O YouTube e o Instagram recebem muito bem tal formato. Porém, o mesmo material pode ir para diversas redes sociais. Para isso, basta “cortar o vídeo” e fazer nuggets chamativos e diretos.

Lembre-se de que o Facebook, o Instagram e o Tik Tok são focados em marketing de atenção. Por isso, é essencial que você poste conteúdos bastante atrativos, que convençam o espectador a querer saber mais. Depois de atraí-lo, você pode levá-lo até o seu IGTV, por exemplo, (nova funcionalidade do Instagram) para assistir ao material completo.

Aprendendo a usar o podcast

O podcast é uma forma de consumir conteúdo que está muito em alta. Isso porque a rotina das pessoas tem se apresentado cada vez mais corrida e o tempo, por isso, se torna curto. A relação entre os dois fatos é que, para aproveitar o podcast, o seu público pode manter a continuidade dos seus afazeres e, ainda assim, aprender.

Para otimizar o seu tempo de preparação de materiais para o marketing médico, você pode trabalhar com o áudio dos vídeos gravados para o Instagram e o Facebook. Porém, nessa mídia, você pode se sentir à vontade para alongar o material e agregar mais conhecimento técnico.

Por último, vale a pena destacar que a gente sabe como a sua rotina médica pode ser corrida. Por isso mesmo, vale a pena considerar contar com uma equipe para preparar, editar e postar todos os materiais necessários para que a sua estratégia de marketing médico garanta diversos bons frutos.

Agora, você está pronto para cuidar da sua imagem digital e, ainda falando sobre tecnologia, a gente quer mostrar qual é a relevância do software médico para a sua rotina de trabalho. Entre em contato com a nossa equipe para descobrir as possibilidades do Doctor View!