O marketing médico é indispensável para o sucesso de clínicas e consultórios médicos, razão pela qual é uma prática bastante comum desse segmento. Ele pode ser feito por meio das plataformas digitais e redes sociais para melhorar a imagem dos profissionais da área médica ou odontológica. Trata-se da construção de estratégias sem o uso de apelos.

Neste artigo, vamos explicar o que é o marketing pessoal dicas para o médico e mostrar por que ele é diferente dos outros tipos de publicidade. Além disso, forneceremos informações sobre como utilizar essa estratégia e seus benefícios. Aqui, você vai descobrir como atrair mais pacientes, gerar autoridade, divulgar seus diferenciais, entre outros.

Gostaria de obter dicas de como fazer marketing pessoal e transmitir confiança para os seus clientes?

Saiba o que é marketing pessoal

Marketing pessoal médico é um conjunto de estratégias que são aplicadas com a finalidade de fortalecer as imagens dos profissionais das clínicas ou consultórios, para a atração de novos pacientes e fidelização dos antigos. Os métodos utilizados servem para consolidar as marcas criadas por um médico empreendedor, contar a história de vida dos gestores e colaboradores e mostrar o seu trabalho.

As técnicas desenvolvidas para esse tipo de publicidade têm o objetivo de divulgar os diferenciais dos médicos para que eles tenham sucesso em sua carreira, além de se tornarem referência no mercado. Dessa forma, a estratégia é essencial para obter autoridade e mostrar o domínio do profissional em determinada especialidade.

O marketing pessoal médico permite que o seu negócio alcance mais pacientes e mostra os serviços oferecidos em seu estabelecimento. Ele pode ser feito sem passar mensagens de autopromoção. As suas práticas são úteis para a divulgação dos serviços, despertam o interesse das pessoas e melhoram os resultados financeiros dos consultórios ou clínicas médicas.

Entenda a importância do marketing pessoal

É muito importante utilizar o marketing pessoal médico para atrair pacientes e aumentar a rentabilidade dos negócios da área da saúde. Essa ferramenta é um pilar que possibilita a construção de bons relacionamentos com as pessoas que chegam até os estabelecimentos médicos. Além do mais, ajuda a planejar o pós-atendimento e os contatos com aqueles que ainda não agendaram consulta.

O marketing pessoal médico vai ajudar a criar uma marca mais forte para a clínica ou consultório médico e transmitirá diversas mensagens interessantes para os pacientes. Caso você deixe de aplicá-lo, as pessoas passarão a receber mensagens de outros profissionais que utilizam essas técnicas e poderão atraí-las causando prejuízos ao seu faturamento mensal.

Descubra como fazer marketing pessoal

Existem princípios éticos que regulamentam as condutas dos profissionais da área da Medicina. Porém, com o marketing pessoal médico é possível usar as estratégias sem ferir as regras desse código. Confira a seguir as nossas dicas para que você possa começar a planejar as suas ações, pois elas vão impedir a realização de erros!

1. Ser simpático

Seja simpático em suas publicações, e-mails e vídeos de divulgação dos serviços. Fale sobre o atendimento humanizado que é oferecido no seu estabelecimento e mostre que está atualizado sobre as tendências do ramo. Procure mostrar que é um profissional modernizado e fale sobre os diferenciais. Permita que os pacientes façam comentários e avaliações positivas no site e nas redes sociais.

2. Transmitir confiança

Transmita confiança para o público disponibilizando um número de WhatsApp específico da sua clínica médica e outras informações que aumentem a sua credibilidade. Divulgue os dados que são relevantes para os pacientes e não permita que reclamações permaneçam sem resposta e solução nos sites e redes sociais. Seja transparente ao falar sobre os serviços e demonstre se importar com as pessoas.

3. Manter o bom relacionamento

Mantenha bons relacionamentos com os pacientes para que eles permaneçam fiéis ao seu consultório ou clínica. Invista em estratégias de marketing pessoal médico voltadas para o relacionamento com o público. As rotinas não são fáceis e você provavelmente tem muitos outros compromissos, contudo, existem alternativas interessantes para a criação de canais de comunicações ativos.

4. Criar conteúdos

Crie conteúdos para compartilhar conhecimentos com os seus pacientes e para melhorar a saúde do público. Na atualidade, a maioria das pessoas procura informações sobre saúde na internet e você poderá aproveitar o potencial dos ambientes virtuais. Escreva artigos e utilize-os como ferramentas para atrair as pessoas até o seu estabelecimento.

5. Uso da internet

Se você começar a trabalhar com o marketing pessoal médico, os pacientes podem encontrar no Facebook ou Instagram e acessar informações valiosas, tirar dúvidas comuns e lembrar que é necessário agendar um retorno por meio do site, por exemplo. Portanto, as estratégias são relevantes para superar a concorrência e favorecer o crescimento do seu negócio.

Entenda os benefícios de realizar marketing pessoal para médicos

Há muitos profissionais formados na área da Medicina em nosso país. Nos últimos anos, a concorrência aumentou consideravelmente com o surgimento de clínicas médicas populares mais acessíveis. Por esse motivo, é necessário encontrar maneiras de conquistar novos pacientes e se diferenciar dos outros profissionais. Veja abaixo os principais benefícios do marketing pessoal médico!

Atrair mais pacientes

Os profissionais da saúde conseguem atrair mais pacientes quando divulgam a localização do estabelecimento, a qualidade do atendimento, os preços das consultas e procedimentos, o currículo e a experiência profissional. O marketing pessoal médico mostra todos esses dados e auxilia as pessoas na sua tomada de decisão, impedindo-as de procurarem um concorrente.

Gerar autoridade

O marketing pessoal médico serve para gerar autoridade por meio da transmissão de conhecimentos e experiências para os pacientes. Por outro lado, a estratégia eleva a credibilidade do estabelecimento e revela os talentos dos profissionais que trabalham nele. Diferencie-se dos outros médicos, conquiste e fidelize mais facilmente os seus clientes fazendo uso dessas técnicas.

Divulga seus diferenciais

As estratégias do marketing pessoal médico divulgam os diferenciais do seu negócio e fortalecem a sua marca. Com elas, você poderá mostrar como é o seu estilo, os relacionamentos com os pacientes, as características físicas, a sua forma de se expressar, o nível de conhecimento que tem etc. A prática ajuda a compor a sua identidade no universo digital.

Entendeu o que é marketing pessoal dicas para médico e as nossas ideias de como fazê-lo? Construa uma marca forte e que seja valorizada pelos pacientes aplicando as sugestões registradas neste post. Você pode começar a utilizá-las agora mesmo, reafirmar a sua autoridade e se tornar ainda mais popular por meio da Rede Mundial de Computadores.

Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog e descubra como se diferenciar no mercado competitivo de medicina!