Qual é o grau de prioridade que você aplica na experiência do seu paciente? A gente espera que a sua resposta tenha sido “o mais alto” porque é a partir daqui que vamos iniciar a nossa conversa sobre pós-atendimento na clínica médica. Você sabe como esses dois conceitos se relacionam? Ou, melhor ainda: sabe como preparar uma estratégia de pós-atendimento?
Já nesse parágrafo de introdução, você pôde perceber que essa etapa carrega muita importância para o sucesso da clínica, afinal, a estratégia está totalmente ligada à satisfação e ao encantamento do seu público. E então, você quer saber mais sobre esse assunto?
Continue a leitura e descubra tudo que ainda não domina sobre o pós-atendimento na clínica!
A definição de pós-atendimento
O seu relacionamento com o paciente não termina no fim de um procedimento ou de uma consulta e o que prova isso é o pós-atendimento: é por meio dele que você acessa o seu cliente com o passar dos dias. Porém, para ser bem-sucedido nesse contato após a consulta, é interessante conhecer algumas estratégias, além de atrelá-las à organização e ao planejamento.
Para construir uma relação saudável e desejada com o paciente, todos os seus contatos devem ser úteis, garantindo experiências agradáveis e diferenciadas. Ao batalhar para o encantamento do seu público, você acessa a tão buscada fidelização.
Os impactos do pós-atendimento na clínica médica
As vantagens dessa estratégia são inúmeras, porém não só para o seu paciente (que passa a se sentir especial, lembrado e único), mas também para a sua clínica médica, que garante impactos cruciais para o desenvolvimento no mercado. Veja, a seguir, a lista que preparamos sobre os principais benefícios de um pós-atendimento correto:
- aumento da credibilidade da clínica;
- definição de mais um diferencial competitivo;
- garantia de indicações (a famosa propaganda “boca a boca”);
- aumento das vendas, ligado à fidelização do paciente e diversos outros.
As melhores estratégias para o pós-atendimento médico
Agora que o conceito e os benefícios do pós-atendimento estão claros para você, a sua curiosidade sobre as melhores práticas deve estar enorme! Não se preocupe: nos tópicos a seguir, você conferirá como aplicar o conceito de pós-venda na sua clínica médica.
O atendimento inicial precisa ter sido satisfatório
O primeiro ponto que precisa da sua atenção é a garantia de um paciente satisfeito desde o início, justamente porque, caso o contato com a clínica tenha sido negativo, todas as medidas aplicadas no pós-atendimento servirão para provocar lembranças de um episódio ruim. Por isso, você e toda a sua equipe devem prestar muita atenção aos seguintes pontos:
- o atendimento, desde o primeiro momento, deve ser impecável;
- o tempo de espera precisa ser o menor possível;
- a sua equipe de atendimento deve ser bem treinada;
- o espaço físico da clínica deve ser bem cuidado e planejado para atender ao paciente da melhor forma.
As datas importantes para o seu paciente devem ser importantes para você também
Garantindo, então, uma experiência agradável no atendimento ao paciente, o próximo passo é mostrar-se um profissional atencioso e cordial. Um bom jeito de fazê-lo, mesmo a distância, é lembrando e felicitando os seus pacientes em datas importantes, como aniversários ou datas festivas (Ano Novo, Natal etc.).
Para melhorar a mensagem e torná-la ainda mais útil ao paciente, vale a pena preparar promoções e descontos especiais para as datas importantes. Dessa maneira, você garante a continuidade da presença do paciente na sua clínica e aumenta o fluxo de vendas.
As informações sobre o tratamento são valiosas para a relação
Essa é uma boa estratégia para manter-se presente na vida do paciente de maneira não invasiva. Sabemos que o pós-operatório, por exemplo, gera bastantes dúvidas, então, aproveite essa deixa para informar o seu paciente. Para isso, você pode preparar uma lista de dados relevantes para o momento que ele atravessa e enviá-los de maneira gradual.
Saiba ainda que o formato da mídia utilizado para tanto pode ser diverso: textos de e-mail são os mais utilizados pela praticidade, mas você também pode optar, por exemplo, por preparar vídeos no YouTube e enviar o link por SMS ou por e-mail ao paciente.
Os eventos podem ser úteis para tornar a sua clínica inesquecível
Falando em vídeos, você já cogitou preparar eventos online ou workshops para os seus pacientes? Para isso, explore datas importantes (como o Outubro Rosa, o Setembro Amarelo e tantas outras) para informar o seu público e auxiliá-lo na sua rotina de cuidados.
Essa é uma boa prática para atrair novos pacientes para a clínica. Isso porque, além de convidar os seus clientes do pós-atendimento, você também pode divulgar esses eventos nas suas redes sociais e chamar um público novo.
O tratamento do paciente deve ser essencialmente acompanhado
Não é raro que as clínicas atendam aos pacientes em um primeiro momento, na fase de diagnóstico da doença, por exemplo, e, depois de encaminhá-lo a outro espaço de tratamento, terminem o contato. Porém, é importante desenvolver o relacionamento, enviando mensagens para saber se está tudo bem ou dispondo-se a oferecer uma orientação extra.
Pronto! Se a sua leitura chegou até aqui, você descobriu o que é o pós-atendimento, como aplicá-lo na clínica e quais são os impactos dessa estratégia. Porém, pode ser que você esteja pensando que aplicar esse processo em todos os atendimentos feitos na unidade de saúde será muito trabalhoso. A verdade, porém, é que as nossas dicas sobre o assunto não acabaram!
Seria até injusto não apresentarmos a solução da Doctor View em função do pós-atendimento ao seu paciente. Com o nosso software, essa etapa pode ser automatizada. Dessa maneira, basta programar as mensagens de felicitações, os lembretes de consulta marcada ou as recomendações para a recuperação de acordo com as datas necessárias.
Muito útil, concorda? Mas não para por aqui! O software da Doctor View oferece diversas funcionalidades úteis para o aprimoramento do contato com os seus pacientes. Você quer saber mais sobre cada uma delas? A nossa equipe está à sua disposição para explicar a função do sistema ligada ao pós-atendimento ou as outras funcionalidades do programa, bastando entrar em contato conosco!