Se você busca técnicas para chegar ao melhor gerenciamento de clínica médica, está no post certo! Neste artigo, vamos apresentar o que realmente importa na jornada de gestão de clínicas e o que deveria ser revisto para otimizar os resultados do seu negócio.

Sabendo disso, vale a pena iniciar o conteúdo destacando que o que pode estar impedindo o seu negócio de ir adiante e de atingir o seu potencial máximo são os detalhes. Esses que nem sempre estão tão claros na sua rotina de empreendedorismo médico.

A ideia aqui é apresentar boas formas de reconhecer esses tais “pontos soltos” e trabalhar no aumento da performance da sua clínica. Você está dentro? Então, vamos lá!

A sua clínica vista como uma empresa

É bastante comum que, no meio médico, existam profissionais que não tenham tanta noção gerencial, o que é natural, afinal, o foco na primeira formação não era empreender, mas, sim, praticar a Medicina. Mas, agora, considerando a grande concorrência no setor, é necessário investir em diferenciais competitivos, como um plano estratégico para a sua empresa.

Visualizar a sua clínica como um negócio é o primeiro passo para tomadas de decisão precisas e, depois disso, é necessário que você tome como responsabilidade própria todas as situações pelas quais a sua clínica está passando ou já passou: os desafios, os acertos, as crises etc. Tudo.

A relação entre a autorresponsabilidade e o desempenho

O que ocorre no seu negócio é decorrente da sua atitude, do comportamento e da postura empreendedora. A partir do momento em que o médico assume esse papel de autorresponsabilidade, a reflexão importante de “se as coisas estão onde estão, eu preciso me mover para transformá-las” se torna possível.

É essa decisão-chave que também move os médicos de maior sucesso. Este é o diferencial do grupo de destaque: a responsabilidade de viabilizar transformações em prol de atitudes mais sustentáveis e que geram mais valor aos pacientes.

Os diferenciais do médico de sucesso

Você certamente já está familiarizado com o conceito de soft skills (termo utilizado para se referir ao que você tem de diferencial além da técnica e que se relaciona com a rotina profissional). Quem está inserido em um cenário de sucesso conta com soft skills que agregam ainda mais valor à própria clínica médica.

Para ter ainda mais sucesso, você precisa se inspirar nesse fundamento. Por isso, busque estratégias e meios para reforçar o que realmente importa na sua relação com o paciente. Assista a vídeos, escute podcasts, participe de palestras e busque aumentar as suas soft skills, principalmente as de comunicação e de relacionamento.

O piloto automático na rotina médica

Isso nos leva à conclusão de que contar com uma boa técnica médica e com equipamentos de ponta na clínica nem sempre é o suficiente. A gente sabe que, há anos, uma boa formação era sinônimo de consultório cheio, mas estamos inseridos em outra realidade: a concorrência está crescendo e é necessário se destacar no mercado.

Por isso mesmo, para atingir o sucesso absoluto, é necessário sair da postura de piloto automático, buscando novas e melhores formas de gerenciar a sua profissão: assumir o papel de médico empreendedor.

Os sete passos para uma clínica com mais resultados

Gerenciar uma clínica médica é um grande desafio, ainda mais quando a especialidade do gestor se resume às áreas da saúde. Ao gerir uma empresa, é necessário agregar conhecimentos relacionados à administração, ao empreendedorismo, à gestão de negócios e a outros semelhantes.

Pensando nisso, separamos os pontos-chave relacionados aos assuntos de gestão focados na rotina médica. A partir de agora, você confere os 7 passos práticos para atingir a performance máxima da sua clínica. Veja!

1. Ter uma mentalidade empreendedora

O primeiro passo é perceber que a sua especialidade e os seus diferenciais competitivos podem elevar você a outro patamar, além de indicar novos caminhos e apresentar desafios diferentes. Essa postura proporciona uma saída concreta do piloto automático, viabilizando novas oportunidades de exercer a profissão com eficiência e qualidade e conquistando o sucesso tão buscado por todos.

2. Definir uma rota

Para qual destino você está se encaminhando ao assumir a rotina de trabalho atual? A ideia aqui é observar as atitudes profissionais como um dos apps de direção, que encaminham o motorista para o local desejado.

Veja o seu trabalho como um meio para conquistar o seu objetivo, por exemplo, aumentar o faturamento, conseguir mais clientes ou até mesmo reformar a sua clínica. Ter foco no que se deseja é primordial para agregar valor ao serviço. Lembre-se daquele antigo ditado “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.

3. Ter uma equipe

Ainda falando em ditados, há outro que se encaixa exatamente ao que vamos tratar agora: “quem vai sozinho pode chegar mais rápido, mas quem vai acompanhado chega mais longe”. Para atingir o sucesso na sua empresa, você precisa de apoio.

Independentemente de a sua equipe ser composta por você e pela sua secretária, é necessário que haja uma postura de gerenciamento de colaboradores. Treine o seu time, reconheça o valor de cada parte e compartilhe com os seus colaboradores o objetivo da sua clínica. É assim que você vai conseguir chegar mais longe na sua empresa.

4. Buscar a padronização

Estamos falando de qualidade de serviço: tudo deve ser preciso, otimizado e padronizado. Por isso, é essencial que você reconheça o que funciona na sua clínica e utilize exatamente essa versão para atender aos seus pacientes — desde as chamadas telefônicas para marcar consultas até o contato pós-venda.

5. Visar ao lucro

Ao partir do ponto em que ser médico é um trabalho, é óbvio que saber cobrar por ele é necessário. Assim, você, médico leitor, não deve assumir uma postura de não querer receber pelos seus serviços ou de ter medo de dar um preço por eles.

Reconheça que o lucro é uma das engrenagens principais para fazer a “máquina” da clínica funcionar, desde o sustento da equipe até a estrutura física do consultório. Por isso, ao passar orçamentos e fazer negócios, trabalhe com a importância consciente desse fator.

6. Considerar os dados

Não é possível crescer sem considerar os dados da sua clínica. O achismo não é concreto e, por isso, você precisa estudar as suas receitas, a quantidade de consultas, o índice de conversão de pacientes, o número de cirurgias etc. e interpretá-los, comparando tais informações com os dados atuais.

7. Passar a sua mensagem

Agora que você já preparou o terreno para uma construção coerente da sua clínica médica, reforçou os pontos que estavam fracos e otimizou o que já estava forte, é hora de abrir as portas, divulgar o seu negócio e passar a sua mensagem para os seus próximos pacientes.

Não se esqueça da importância desse reforço “nas paredes da casa” para receber as pessoas: uma alta demanda, se você e a sua equipe não estiverem preparados, também pode prejudicar o seu empreendimento.

Por último, é necessário considerar a sua clínica médica como um organismo vivo: tudo precisa funcionar muito bem para que se consiga caminhar adiante, desbravar novos caminhos e atingir objetivos cada vez maiores. A gestão de clínicas médicas é, basicamente, reconhecer que é responsabilidade sua fazer essa engrenagem funcionar.

Nós, da Doctor View, trabalhamos com soluções para apoiar você nessa jornada. Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe!