Você quer saber o que é um mercado competitivo? Vamos a uma ilustração do quão competitiva a área médica é: segundo os dados de 2018 da Demografia Médica, havia cerca de 29 mil vagas no país, pelo Conselho Federal de Medicina. Em contrapartida, o Brasil forma, desde essa época, aproximadamente 25 mil médicos por ano.

De acordo com a localização e especialidade, essa competição vai ficando mais ou menos acirrada, isso é verdade. Entretanto, independentemente da sua atuação, é fundamental ter consciência de que você precisa investir em estratégias de diferenciação para se manter bem no mercado e alcançar os melhores resultados: continue lendo e entenda!

Como se diferenciar?

É imprescindível falar o básico: sobre especialização. Você pode conseguir uma grande fatia no mercado identificando uma demanda ainda não suprida na região ou simplesmente tendo diferenciais competitivos no seu currículo, formação ou experiência. Vale ressaltar que 39% dos especialistas do Brasil estão distribuídos em 4 especialidades:

  • clínica médica, com cerca de 11%;
  • pediatria, chegando a quase 10%;
  • cirurgia geral, aproximadamente 9%;
  • ginecologia e obstetrícia, com 8%.

Primeiramente, você deve sim identificar qual é a área do seu interesse, porque dinheiro incentiva, mas não serve de motivação. Encontrando essa resposta, busque por brechas e nichos para atender: quanto mais específico, melhor nesse sentido. Uma boa ideia é utilizar a ferramenta Oceano Azul, especialmente em regiões com maior concorrência.

Gerenciar a sua carreira, por meio de um planejamento estratégico, também faz toda a diferença. Qual é o seu propósito? Quais são os seus objetivos e metas? Em quanto tempo você quer chegar lá? Quais são os passos para alcançar? Como você vai medir o desempenho? Ter essa mentalidade vai colocar você um passo à frente!

Gerencie seus pontos fortes e fracos

Outro ponto fundamental para se destacar na sua profissão dentro de um mercado competitivo é fazer a gestão dos seus pontos fortes — a questão da especialização entra aqui —, utilizando eles estrategicamente. O que você sabe fazer de melhor? Crie oportunidades para explorar esse potencial.

Da mesma forma, os seus pontos fracos devem ser vistos ao mesmo tempo como ameaças e como oportunidade de desenvolvimento. Há setores que simplesmente não são as nossas áreas de aptidão e isso é comum. Organize-se para não se incumbir de tarefas que demandam esses pontos, pois seu desempenho será naturalmente baixo.

Perfil comportamental

Uma boa dica para você incrementar seu autoconhecimento é fazer um teste de perfil comportamental. Embora nós possamos assumir diversas faces ao longo da vida, a sua personalidade reúne quais são as suas principais habilidades naturais e quais são os pontos que, por mais que você desenvolva, são de dificuldade.

Sendo assim, é importantíssimo procurar por essas bases na hora de pensar a sua carreira e a diferenciação que pode ter enquanto profissional no mercado. Estude sobre o seu tipo de personalidade (dentro dos 4 grandes grupos de David Keirsey, por exemplo, e dos 16 tipos determinados por Jung) e mapeie o seu potencial e aptidões.

Aplique o Pensamento Base Zero

Fazer escolhas é uma parte importante da gestão de carreira e também para quem está à frente de um empreendimento. Se na vida em geral já é fundamental, quando falamos de medicina é ainda mais crítico. Sendo assim, recomendamos que você utilize o Pensamento Base Zero para ser racional e deixar as emoções de lado na hora de tomar decisões.

Para isso, você deve sempre seguir o pressuposto: sabendo o que eu sei hoje, eu faria tal coisa? Se você quer saber se continua ou não com um colaborador em sua equipe, por exemplo, basta se perguntar: sabendo o que você sabe hoje, você o teria contratado? A partir daí, você consegue tomar a sua decisão racionalmente.

Desenvolva a sua comunicação

Você provavelmente conhece um médico que é excelente em sua prática, mas tem dificuldades de oratória, até mesmo no atendimento direto aos pacientes. Isso prejudica e muito o posicionamento do profissional no mercado. Você pode ter um produto excepcional, que não vai ter valor se ninguém entender a proposta dele. A ideia é semelhante.

O médico precisa saber como se apresentar, como mostrar as suas habilidades e o seu consultório, justamente para destacar aquilo que tem de bom e minimizar impactos negativos nas primeiras impressões que os pacientes terão. Além disso, com uma comunicação bem desenvolvida, o profissional tem maior facilidade de mostrar que é apaixonado pelo seu trabalho e atrair clientes por esse diferencial.

Invista em uma equipe de sucesso

Até aqui, estamos mesclando um pouco sobre a importância da figura do médico em si e de seu papel na gestão. Neste tópico, vamos tratar algo muito importante que também muda a perspectiva do valor do seu trabalho: a sua equipe. Isso mesmo: nem só da atuação médica vive o consultório, é preciso integrar a sua equipe!

Contrate os melhores profissionais, ou seja, aqueles que são mais alinhados ao seu propósito, têm um fit cultural que vai de encontro à cultura da atuação do consultório. Depois, direcione as capacidades da melhor forma, valorizando a performance e investindo em treinamento e desenvolvimento das competências constantemente.

Capital humano

Aqui fica também uma boa sugestão de estudo para gerir as pessoas no seu consultório e formar uma equipe realmente comprometida e produtiva por consequência: os fatores motivacionais de Herzberg. É papel do gestor cuidar das pessoas, pensando nelas como partes primordiais da organização e percebendo o impacto direto delas nos resultados.

Como se destacar no mercado por meio de inovação e tecnologia?

Ainda falando sobre gestão: como você inova nos processos, na forma de ver os procedimentos, nas ferramentas que utiliza e no atendimento que presta? É fundamental colocar a tecnologia para trabalhar a favor do seu desenvolvimento profissional e da atuação do seu consultório. A ciência avança, a tecnologia também: você precisa acompanhar!

Além de garantir que toda a equipe utilize métodos atualizados e equipamentos médico de ponta, você deve também contar com uma ferramenta gerencial para gerir o seu negócio, eliminando processos em excessos, automatizando tarefas que não agregam valor à proposta e traduzindo essa eficiência em recursos para se destacar no mercado competitivo da medicina.

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