Para ser um médico empreendedor, é preciso enxergar além das atividades médicas. Ou seja, é necessário ser dono e gerir sua própria clínica, conhecendo todos os processos do consultório para que o negócio gere resultados satisfatórios.

A partir disso, é possível garantir inúmeros benefícios para você e para a sua empresa. Entre eles estão: atrair mais pacientes, fazer network, otimizar o trabalho, ser referência na área de atuação, aumentar o faturamento, ter mais estabilidade financeira, entre outros.

Quer descobrir como é possível se tornar um médico empreendedor? Então, confira as seis dicas que preparamos para você no artigo a seguir! Boa leitura!

1. Conheça o mercado

Para se tornar um médico empreendedor, é necessário conhecer o mercado de atuação, ou seja, você deve ficar atento ao que os consumidores estão buscando em determinado momento. Para isso, realize pesquisas que avaliem as demandas e tendências do setor. Assim, fica mais fácil saber quais estratégias usar para chamar a atenção do seu público-alvo.

Essa análise do mercado também serve para verificar outros fatores. Entre eles: quais especialidades médicas são necessárias disponibilizar na sua clínica, onde deve ser a localização do empreendimento e qual o valor necessário para investir no local. Além disso, esse processo permite ter uma visão mais ampliada de como é possível modernizar o atendimento dos pacientes, deixando-o mais humanizado.

2. Mantenha-se atualizado sobre empreendedorismo e gestão

Conhecer como funciona o ramo dos negócios é fundamental para se tornar um médico empreendedor. Por isso, é indicado que você faça cursos para aprofundar os seus conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão.

Essa é uma forma de conseguir entender melhor como funciona a parte administrativa do consultório. Da mesma forma, você tem a possibilidade de se manter atualizado sobre todos os processos organizacionais, ao entender como deve fazer para lidar com as demandas urgentes, desafios e problemas burocráticos que surgem no dia a dia da clínica.

Além disso, é possível entender melhor sobre a gestão de Recursos Humanos. Esse é um ponto indispensável para deixar os seus funcionários mais motivados e engajados para fazer o melhor trabalho no seu empreendimento, por meio de um bom atendimento com os pacientes e uma ótima execução das atividades diárias.

3. Conheça as tecnologias do segmento

Quando o médico empreendedor conhece e utiliza as tecnologias do segmento disponíveis no mercado, fica muito mais fácil oferecer um serviço de qualidade que gere a satisfação da clientela. Além disso, essa também é uma forma de tornar sua atividade e a de sua equipe mais ágil e produtiva.

Uma dica para isso é fazer uso de um software médico, que ofereça serviços, como:

  • lembrete de agendamento das consultas e procedimentos por SMS, e-mail e WhatsApp;
  • prontuário que o ajude a organizar as informações mais importantes dos pacientes;
  • ferramenta que o auxilie a ter o controle das despesas e receitas da clínica.

Ao contratarem um sistema para sua clínica, os profissionais da área da saúde devem verificar se a plataforma permite integração com diversos dispositivos digitais, como tablet, computador e smartphone. Esse fator é importante para que você consiga acessar os dados de qualquer lugar e, assim, poder agilizar o seu trabalho e dos demais profissionais do negócio.

4. Use o marketing de conteúdo para se destacar no setor

Uma das formas de conseguir se destacar na área de atuação e fazer com que a sua clínica seja reconhecida como uma empresa séria é investindo no marketing de conteúdo. Por meio dessa estratégia, fica mais fácil chegar até seus clientes e se tornar referência na área de saúde.

Contudo, para que isso seja possível, é necessário fazer uso de um blog e das redes sociais. Nessas plataformas, deve-se divulgar assuntos que sejam do interesse do seu público-alvo e que estejam relacionados com o seu setor de atuação.

Um cirurgião plástico, por exemplo, pode fazer postagens que tirem as dúvidas sobre os procedimentos estéticos mais procurados pelas pessoas. Essa é uma forma de ficar mais próximo dos consumidores e resolver os seus ‘problemas’, além de ajudá-lo a ganhar mais confiança dos consumidores, fazendo com que a clientela busque os serviços oferecidos pela sua clínica.

5. Tenha o controle financeiro do consultório

Para que sua empresa tenha o sucesso almejado e gere os lucros pré-estabelecidos, é fundamental ter o controle financeiro do consultório. Essa é a base de qualquer negócio, pois impede que a sua clínica venha a fechar as portas, devido à falta de recursos.

Por isso, você deve saber como está o fluxo de caixa da sua clínica e quais são suas receitas e despesas. Além disso, busque fazer um bom planejamento de suas finanças, com metas que precisam ser traçadas. Mas, nesse processo, seja o mais realista possível, assim, poderá alcançar os seus objetivos dentro do prazo estipulado.

6. Estabeleça parcerias com outros profissionais da área

Se um dos seus objetivos é oferecer um serviço completo para os seus clientes, você precisa estabelecer parcerias com outros profissionais da área. Essa é uma forma de ter mais de uma especialidade em sua clínica médica, otimizar os processos e adquirir novos equipamentos para sua empresa, deixando seu espaço mais completo e eficiente.

A partir disso, as pessoas tendem a ficar mais satisfeitas com a comodidade de serem atendidas por vários médicos, sem precisar comparecer a outro consultório, visto que elas encontram todos os serviços que procuram em um só lugar. O que também contribui para que mais consumidores conheçam o seu empreendimento e passem a indicá-lo para amigos, familiares e conhecidos.

Além das dicas que citamos aqui, para ser um médico empreendedor de sucesso, você deve conhecer as soluções da Doctor View. Temos um software completo para médicos, consultórios e clínicas, visto que ele disponibiliza grandes recursos para otimizar as atividades diárias da sua empresa. Entre suas funcionalidades, estão: agenda rápida e intuitiva, prontuário com dados dos pacientes, gestão financeira da clínica etc. Além disso, com a ferramenta de medidas e simulações, é possível estudar as imagens dos pacientes para fazer um planejamento mais efetivo das cirurgias plásticas, minimizando os possíveis descontentamentos das pessoas.

Quer entender melhor como o Doctor View pode ajudá-lo a se tornar um médico empreendedor? Então, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e confira a melhor solução para o seu negócio!