Um software médico é essencial para o sucesso de uma clínica. Por meio de recursos básicos, como prontuário eletrônico e agenda digitalizada, o dia a dia torna-se mais prático, beneficiando tanto os pacientes quanto os colaboradores.

Que o software é fundamental você já sabe, mas como potencializar ainda mais os benefícios dele? Quando se trata de especialidades médicas, sabemos que cada uma apresenta suas particularidades, de modo que requer ferramentas exclusivas de acordo com a área.

Pensando nisso, vamos falar sobre recursos que contribuem para a atuação do cirurgião plástico e para o resultado dos procedimentos. Confira!

A escolha do software médico

Como dito, um software apresenta recursos essenciais para suprir as necessidades clínicas no geral, mas também pode conter ferramentas mais voltadas para determinada especialidade. Vamos começar falando sobre processos básicos, mas que devem apresentar excelência no desempenho. Veja!

Migração facilitada

Antes de tudo, sabemos que, em muitos casos, o estabelecimento já apresenta um sistema, mas que não corresponde às expectativas do local. Portanto, no momento da migração, o novo desenvolvedor deve estar apto para facilitar o processo.

Para isso, é indispensável todo o cuidado com os dados prévios, a fim de não perdê-los ou gerar algum tipo de mau uso. Além disso, é importante ter atenção com as etapas e buscar fortalecer a parceria por meio de treinamentos para uso.

Suporte efetivo

Uma das maneiras de fortalecer a parceria é justamente permanecendo ao lado do cliente em todos os momentos, principalmente naqueles em que o usuário mais requer auxílio. Sendo assim, logo no início da implementação, é necessário caminhar lado a lado para instruir quanto às funcionalidades.

Com a implementação já estabelecida, os desenvolvedores devem manter uma equipe de suporte efetiva, capaz de solucionar possíveis eventualidades em tempo hábil. Para isso, é interessante disponibilizar diferentes canais de comunicação com o cliente, como chats, telefones, e-mails ou mesmo uma seção com “Perguntas frequentes”.

Segurança da informação

Assim como é importante manter os dados seguros no processo de migração, tal proteção deve ser mantida durante todas as demais operações. Na área da saúde, existem diversos dados pessoais e sensíveis, os quais devem ser mantidos bem protegidos.

Caso uma informação caia em mãos erradas, há graves consequências para a clínica, bem como exposição do paciente. Para evitar isso, é preciso ter limitações de acesso para cada colaborador, assim como contratos jurídicos que responsabilizem os indivíduos caso façam mau uso dos dados.

Por fim, o armazenamento deve ser bem trabalhado pelo software, com as devidas precauções contra eventualidades. É ideal que ele seja feito em nuvem, protegendo contra perdas, contribuindo para o acesso remoto e sendo associado aos backups periódicos.

Relatórios completos

Para o sucesso de um empreendimento, é necessário que os gestores estejam atentos aos resultados de cada investimento. Acompanhar as métricas da clínica é indispensável para saber qual o caminho do negócio, e a geração de relatórios completos auxilia muito nessa missão.

Por meio de indicadores específicos, cada etapa da jornada do paciente e dos processos internos pode ser avaliada, de modo que os investimentos possam ser direcionados para o setor que, de fato, necessita de intervenções.

Os recursos essenciais para cirurgiões plásticos

Vimos alguns aspectos fundamentais para avaliar durante o processo de aquisição de um software médico. Agora, listamos algumas funcionalidades essenciais para que um sistema atenda às necessidades de cirurgiões plásticos. Confira!

Prontuários personalizáveis

Os prontuários eletrônicos são recursos já bem estabelecidos em clínicas e consultórios. Caso o profissional ainda não digitalize os registros, sem dúvidas, ele expõe os dados do paciente a uma menor segurança, além de ter menor desempenho nas funções realizadas.

De fato, o prontuário é essencial, mas é preciso direcionar os campos para as demandas da cirurgia plástica. Sendo assim, um sistema que ofereça a possibilidade de personalizar os recursos tem destaque quando comparado com outros inflexíveis.

Documentação fotográfica

Além personalizar o registro de dados, quando se trata de cirurgia plástica, é fundamental documentar, em arquivos digitais, os procedimentos realizados no paciente.

A grande importância disso está em resguardar o profissional e o paciente de possíveis eventualidades, principalmente no âmbito jurídico. Sabemos que aumenta, cada dia mais, a judicialização na medicina e, por isso, é tão importante documentar cada passo dos procedimentos.

Complementando, não é apenas no âmbito jurídico que a documentação atua. Ela também permite um melhor planejamento das intervenções e o acompanhamento adequado de cada etapa do procedimento estético pelo médico e pelo paciente.

Gerenciamento de procedimentos

Outra função indispensável para um melhor trabalho dos cirurgiões plásticos é o gerenciamento dos procedimentos feitos. Isso envolve uma ferramenta completa para abordar tanto o uso de toxina botulínica quanto a utilização de preenchedores.

Por meio de uma representação gráfica, o cirurgião pode planejar e registrar a quantidade de produto utilizado. O recurso gráfico representa bem a anatomia e os pontos de aplicação, permitindo a marcação visual das condutas.

Além da parte gráfica, é possível registrar cada passo por meio de campos específicos, de acordo com a quantidade de cada produto aplicado, além do lote utilizado, da data de validade, dentre outros.

O registro desses procedimentos recorrentes são muito úteis para notificações ao paciente que o procedimento “venceu” e que precisa ser revisado ou realizado novamente, garantindo o resultado do procedimento e a fidelização do paciente.

A contribuição do sistema para a clínica

Diante de todas as funções mencionadas, é indiscutível que o software médico contribui positivamente para os processos da clínica. Ele abrange cada etapa da jornada do paciente, desde o agendamento até o momento da consulta.

Falando especificamente dos tratamentos oferecidos, as ferramentas do sistema oferecem funções que beneficiam o planejamento das intervenções, o registro das especificidades e o acompanhamento de resultados, sendo muito positivas para o profissional e para o paciente.

Na verdade, o software leva benefícios tanto para a gestão quanto para a cartela de usuários da clínica, seja na melhor experiência do paciente, seja na gestão de processos internos, seja nos recursos para melhores condutas.

Concluímos, enfim, que ter um software médico é essencial para um empreendimento na área da saúde que deseja crescer e manter a excelência no atendimento. Mais importante que apresentar o sistema é adequar as ferramentas de acordo com as necessidades da especialidade. Você, cirurgião plástico, não deve deixar de conhecer o software Doctor View, que apresenta recursos exclusivos para sua melhor atuação.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre nossas funcionalidades!