A assistência em saúde oferecida no decorrer dos séculos se adaptou de acordo com os respectivos recursos da época. Hoje, diante da tecnologia que permeia as situações mundanas, surgiram pontos que merecem destaque para entender a jornada do paciente.

Antigamente, a medicina se baseava muito no processo saúde-doença, no qual o indivíduo procurava por auxílio profissional ao identificar desconfortos no organismo. Nos dias atuais, mesmo diante de um quadro clínico sugestivo de patologias, as pessoas hesitam ao procurar pelo serviço de saúde.

Mas afinal, por que isso acontece? Entender ações do tipo requer um maior aprofundamento na jornada do paciente. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a jornada do paciente?

Antes de entender a importância da jornada do paciente e os fatores que a influenciam, é preciso entender o conceito por trás disso.

A jornada do paciente compreende todas as etapas que contemplam desde a identificação de um sintoma até a avaliação dos cuidados recebidos, passando pelo momento de decidir buscar ajuda e marcar, de fato, a consulta. Portando, o indivíduo deve compreender a necessidade do serviço e tomar a decisão de ir ao encontro dele.

Indo além desse conceito, é preciso ressaltar que a jornada também se inicia no momento das práticas preventivas, ou seja, mesmo que não haja sinais e sintomas estabelecidos, a busca por assistência pode retratar um maior cuidado com precauções.

Qual a sua importância?

Agora que foi esclarecido o conceito do termo, é preciso abordar os principais pontos associados às etapas. A conectividade proporcionada pelo advento da internet possibilita às pessoas o acesso a um grande volume de informações.

Este fato pode ser comprovado com a seguinte estatística: 86% das pessoas que têm conexão com internet utilizam o recurso para mediar buscas relacionadas à saúde. A facilidade à informação é indubitável, porém a veracidade das fontes é motivo de questionamento.

Mesmo com a possibilidade de o conhecimento acessado não retratar a realidade sobre determinada doença, ele fomenta a elaboração de hipóteses diagnósticas pelos próprios pacientes, que podem chegar em conclusões equivocadas e que predisponham à preocupação.

Da mesma forma como é possível encontrar dados sobre patologias, a internet também pode figurar como um importante meio de divulgação de clínicas e consultórios, os quais devem investir no marketing médico para captarem a atenção desse grupo populacional que necessita de tratamento adequado.

Para que isso seja concretizado, é necessário compreender a visão que o paciente tem dos sistemas de saúde, ou seja, quais vantagens e desvantagens ele associa à assistência em saúde. Por conseguinte, identificando os pontos-chave, torna-se viável o investimento em medidas que melhorem cada um deles.

Quais fatores influenciam na prática?

Terminamos o tópico anterior indicando o caminho para captar o paciente, mas como colocar isso em prática? Confira a seguir os fatores que auxiliam na resposta para essa pergunta!

Ação do marketing

O marketing médico tem papel fundamental na missão de captar a atenção do indivíduo e convertê-lo para buscar assistência em saúde.

Inclusive, a palavra-chave para iniciar a abordagem é justamente “atenção”. Para tanto, os gestores devem investir em estratégias publicitárias que atraiam os olhares para as mídias digitais do empreendimento.

Uma vez capturada a atenção do paciente, é preciso mantê-la. O caminho para assegurar isso é gerar nele o desejo de debater sobre determinada questão, sendo, portanto, essencial que sejam fomentadas discussões sobre determinado aspecto da saúde.

A partir do momento em que o indivíduo tem sua atenção capturada e começa a se engajar em grupos de discussão, chega a hora de tomar uma atitude: o agendamento da consulta.

Reforçamos que isso não deve ser feito apenas mediante o surgimento de uma patologia. As campanhas realizadas para rastreio de cânceres, como Outubro Rosa e Novembro Azul, podem ser importantes agentes no incentivo à busca por assistência.

Agendamento de serviços

Parece muito simples chegar na etapa de o paciente tomar uma ação e realizá-la de fato. Porém, é necessário analisar quais motivos justificam a baixa procura da população por atendimento especializado, preferindo até mesmo os meios de busca online.

O processo de agendar consultas era repleto de pequenas situações que o deixavam complexo. Ligar para um local e ser atendido pela equipe da recepção já poderia despender longo prazo. Além disso, passar minutos do telefone tentando encontrar o melhor horário figurava como uma tarefa desgastante.

Pensando nisso, os gestores de clínicas e consultórios optam cada vez mais pela implementação de um software que apresente o recurso do agendamento online. Assim, as complicações mencionadas anteriormente deixam de existir, sendo possibilitado ao paciente acessar ao sistema até mesmo fora do horário comercial, realizando a marcação em um momento que melhor se adéque à sua rotina.

Qualidade da consulta

Por fim, como garantir que o paciente conclua sua jornada com satisfação assegurada? No tópico anterior, vimos sobre o agendamento facilitado e, a partir daí a experiência do indivíduo começa ser influenciada.

Uma vez realizada a marcação, é interessante que a clínica tenha um sistema que envie lembretes aos usuários perto da data. Essa pequena ação também influencia a jornada do paciente. Já no dia da consulta, é ideal que o indivíduo se depare com um local estruturado e organizado, sem permanecer longo prazo aguardando o início do atendimento.

Com a consulta em andamento, a relação médico-paciente causará impacto crucial na vivência da pessoa que está sendo atendida. Caso tal relação seja abalada, certamente o paciente vai optar por outro estabelecimento na próxima ocasião. Por outro lado, sendo oferecido um tratamento que preze pela humanização, respeito e empatia, com certeza a qualidade da consulta será influenciada positivamente.

Como você pôde ver, a tecnologia tem papel fundamental na jornada do paciente. Assim como ela pode representar um recurso repleto de informações incertas e que levem o indivíduo ao caminho do erro, quando bem utilizada, representa um importante meio para engajar a sociedade. Assim, facilita e otimiza as etapas que atraem o paciente para receber os cuidados adequados da assistência médica.

Viu só como é fundamental para a clínica entender o perfil dos seus usuários e investir em formas de engajamento? Compartilhe este texto agora mesmo e ajude as pessoas a compreenderem cada etapa da jornada do paciente!