Se destacar no mercado: o desejo de todos os profissionais e de todas as áreas. Os consultórios médicos não são diferentes, por isso, é necessário investir em tecnologia, capacitação, comunicação e muito mais para que isso ocorra. Sabemos que a caminhada é longa e contínua, mas vale a pena.

Neste post, vamos apresentar sugestões para que você consiga se destacar da concorrência e tenha um consultório médico de sucesso. Aqui você vai encontrar detalhes sobre softwares, ferramentas de gestão e muito mais. Fique atento às 16 dicas que separamos para você saber como se destacar no mercado e conquistar pacientes!

1. Preze pelo atendimento

O primeiro contato que o paciente tem é com o recepcionista. Ele deve oferecer atendimento cordial, de qualidade e personalizado. Isso vale para todas as pessoas com quem o seu paciente entra em contato, portanto, invista em capacitação nessa área e acredite no marketing de relacionamento.

2. Não atrase

As pessoas odeiam esperar por muito tempo para consultarem. Aguardar uns 20 minutos é aceitável, mas mais do que isso se torna desrespeito. A questão é que se tornou cultural atraso em médicos, portanto, desmistifique isso!

3. Priorize fidelização

Fidelizar é a melhor forma de mantê-los e conseguir ainda mais pacientes. Você pode usar o meio digital para trabalhar a fidelização, como enviar mensagens de felicitação em seu aniversário e assim ter mais pacientes no consultório.

4. Cuide das redes sociais

Você pode ter redes sociais do seu consultório, desde que elas fiquem atualizadas e que as pessoas sejam respondidas. Não cogite ter a rede social sem que haja atualizações periódicas e alguém responsável pelas respostas gentis aos pacientes.

5. Tenha um ambiente agradável

O consultório deve estar sempre limpo, organizado e com uma atmosfera agradável. Você consegue resolver isso por meio de uma mobília e decoração bem montadas e belas. Ofereça facilidades como estacionamento, sala de espera, Wi-Fi, café, chá e bolachas.

6. Analise os seus resultados

A geração de relatórios frequentes é relevante para aumentar a eficiência e para que você saiba as ações que estão funcionando e as que não estão. Assim você identifica indicadores para se guiar e melhorar a gestão do consultório.

7. Contrate profissionais dedicados

Mantenha em sua equipe somente pessoas engajadas e empenhadas nos resultados positivos do consultório. Por isso, foque em profissionais proativos e que saibam lidar, de forma natural, com pessoas de todos os tipos. Isso é muito importante para o sucesso geral do negócio.

8. Invista em capacitação

A sua equipe pode ser mais bem capacitada por meio de palestras e workshops ou, até mesmo, cursos voltados à área da saúde. Com isso você melhora ainda mais o desempenho de todos e amplia as possibilidades de atendimento.

9. Adquira novas tecnologias

Ela é a sua grande aliada, por isso, invista em sistemas médicos rápidos, eficazes e que oferecem resultados. Quanto mais intuitivos forem, melhor para a gestão do consultório.

10. Aposte em comunicação digital

Aproveite as possibilidades que o meio digital oferece e invista em comunicação. Afinal, no meio online fica fácil atingir exatamente o seu público-alvo e sem precisar gastar muito, como ocorre na mídia off-line.

11. Ofereça atendimento humanizado

A satisfação dos clientes é um fator primordial para um consultório médico de sucesso. Procure oferecer atendimento humanizado, apresente questionários para avaliação dos serviços e tente resolver os entraves priorizando os interesses dos pacientes. Considere os comportamentos e hábitos pessoais e compreenda o que eles estão procurando para serem fidelizados.

12. Utilize softwares e ferramentas de gestão

Algumas ferramentas de gestão são muito eficazes para gerenciar o consultório e melhorar o relacionamento com os clientes. Faça a aquisição de um software médico que auxilie na aplicação de estratégias, na criação e condução do site e do blog, no direcionamento dos investimentos e na implantação das boas práticas.

O software de gestão vai ser de grande utilidade no acompanhamento da transparência nas operações, ajudando a propiciar a saúde financeira do consultório ao evitar erros e facilitar a realização de análises para tomadas de decisões mais acertadas.

13. Pratique as técnicas de marketing médico

O marketing médico digital é uma excelente solução para captar novos clientes. Com um site atrativo que forneça informações organizadas e interessantes você consegue chamar a atenção das visitas no ambiente virtual. No Facebook você consegue entender os anseios do público-alvo e faz o marketing de conteúdo, com a divulgação de informativos, orientações, sugestões e dicas publicadas no blog.

Compartilhe notícias de utilidade pública e materiais digitais sobre o consultório médico, enfatizando os serviços e os diferenciais ofertados. Tenha em mente que é preciso dar visibilidade ao empreendimento, utilizando estratégias de postagens no Instagram, LinkedIn e YouTube.

14. Realize uma boa gestão do negócio

O profissional médico é responsável por cuidar da saúde dos seus pacientes, contudo, não pode negligenciar as outras partes do consultório. Observe todos os setores, tendo noção de todos os processos e acompanhando de perto para fazer ajustes e obter um desempenho satisfatório. Confira o estoque de materiais e produtos, a organização dos prontuários, as finanças entre outros.

15. Fortaleça o controle financeiro

Administre as finanças e analise tudo o que pode ser feito para aumentar o faturamento. Os cuidados com o setor financeiro podem exigir ajuda de especialistas para garantir o crescimento do negócio.

Para crescer é necessário fazer a gerência dos valores que entram em forma de pagamentos e daqueles que saem como despesas, separando os lucros mensais após a conferência do fluxo de caixa.

16. Faça a gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos envolve um conjunto de práticas, métodos e habilidades e visa a potencialização dos talentos da instituição. Com ela, você vai conseguir identificar as características de cada colaborador e aproveitar aquilo que cada um tem de melhor.

Sem dúvidas, essa é uma área estratégica do consultório médico de sucesso, pois trata do gerenciamento das relações humanas, da contratação e treinamento dos funcionários, das folhas de pagamento etc. Como você pode observar, a gerência desse setor vai além das questões burocráticas.

Enfim, essas são as dicas para que o seu consultório médico se destaque no mercado! Aqui você conferiu algumas sugestões para ter um consultório médico de sucesso, mas pode colocar em prática muitas outras. Invista um pouco do seu tempo em modificações pertinentes e inteligentes e consiga ainda mais pacientes!

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