Quando o assunto é tecnologia na área da saúde, podemos imaginar o impacto em diversas esferas. Falando especificamente de um sistema de gerenciamento, ele apresenta diversas funcionalidades capazes de facilitar o dia a dia, como a prescrição eletrônica.

Contudo, não são todos os softwares que oferecem essa solução. Muitos ainda se restringem a um prontuário eletrônico — que também é importante —, mas se esquecem que existem etapas importantes após o atendimento em si.

Por isso, um dos grandes destaques de um bom software é saber o que ele oferece de vantagem, que vá além do básico. Você vai perceber que, embora pareça simples, a prescrição eletrônica faz toda a diferença na assistência em saúde.

Veja a importância da tecnologia no atendimento

Então, vimos que a tecnologia pode facilitar alguns processos básicos do atendimento médico. Desde o agendamento de consultas até a fidelização de pacientes, existem ferramentas importantes e que não devem ser deixadas de lado.

Automatizar a assistência ao paciente vai simplificar muito o dia a dia da clínica e, claro, oferecer maior praticidade para os envolvidos. A partir do momento que a papelada fica de lado e o acesso à informação fica a um clique, médicos e pacientes são contemplados com vantagens.

A primeira delas é a organização, afinal, um sistema de gestão consegue armazenar e disponibilizar dados de maneira bem prática. Já outro aspecto é a organização. A partir do momento que tudo fica armazenado em um local seguro, é possível contar com organização e, claro, segurança.

Não podemos nos esquecer que a pandemia vivida nos últimos anos escancarou as portas para a telemedicina. Sendo assim, muitos processos precisaram acompanhar a ida da assistência em saúde para a Internet.

Logo, o prontuário eletrônico se tornou indispensável, mas não só ele. Prescrições e solicitações também ganharam espaço no mundo digitalizado. Só não se esqueça que alguns detalhes são importantes para garantir a qualidade da solução, como veremos a seguir.

Saiba como funciona a prescrição eletrônica

Por mais que a prescrição eletrônica se mostre cada vez mais necessária, nem todos sabem como implementar isso. Portanto, abaixo, vamos explicar como a Memed oferece esse serviço com excelência, de maneira bem prática e intuitiva.

Confira!

Gere a prescrição

Antes de tudo, você precisa saber que a Memed oferece um banco de dados bem completo, com os mais diversos medicamentos já conhecidos na Medicina. Claro, sabemos que a prescrição não é composta apenas por esse dado. Assim, você pode cadastrar posologias e orientações para cada item prescrito.

E não se preocupe, o sistema consegue salvar isso e evitar que você tenha que digitar toda vez a mesma coisa. Os dados de cadastro do paciente já são enviados diretamente pela integração, portanto não esqueça de conferi-los antes.

Envie a prescrição

O envio é feito de algumas maneiras. Uma delas é por SMS, de modo que o paciente pode receber ainda no consultório. Assim, enquanto faz a consulta, você também pode fazer a prescrição e já enviá-la. Outra maneira é pelo WhatsApp. Então, o paciente pode exibir o QR-Code na farmácia onde deseja adquirir os produtos. Assim, o farmacêutico terá acesso à prescrição, sem necessidade de imprimir ou algo do tipo. A grande vantagem disso? Evitar papel, perdas e facilitar o acesso ao recurso.

Personalize de acordo com as suas necessidades

Sabemos que cada especialidade e cada médico apresenta particularidades associadas. Alguns medicamentos, por exemplo, são muito usados em certas áreas em detrimento de outras. Já outros fármacos apresentam uso difuso na prática médica.

Por isso, cada profissional pode personalizar as prescrições de acordo com o que for mais pertinente. Você pode, por exemplo, deixar pronta as prescrições mais comuns no seu dia a dia. Além disso, é possível customizar o layout em si, como cabeçalho, margem, fonte e demais detalhes. Não se preocupe, tudo ficará salvo e poupará o retrabalho.

Conheça as vantagens do recurso

Para finalizar, vamos listar uma série de vantagens que a prescrição pode oferecer para o dia a dia de atendimentos e para o paciente. Confira!

Empoderamento de escolhas

A primeira delas é, literalmente, inserir o paciente no tratamento dele. Isso porque o Memed oferece um serviço de consulta aos preços em farmácias online. Assim, o paciente não fica de mãos atadas ao comprar em um único local e pode participar melhor da escolha dos produtos.

Adesão do paciente

Claro, escolher o melhor custo-benefício já é uma maneira de aumentar a adesão ao tratamento. Contudo, quando a informação fica a um clique, a adesão aumenta ainda mais. Isso evita dificuldades como a perda de prescrição ou a não compreensão de letras ilegíveis, que podem dificultar a compra dos fármacos.

Evita a perda da prescrição

Sem dúvidas, aqui está uma das maiores vantagens da prescrição eletrônica. Muitas vezes, ao deixar a informação impressa, corre-se o risco de perda ou deterioração do papel. Na maioria das vezes, isso não é intencional e todos os pacientes estão sujeitos a eventualidades. Por isso, a informação eletrônica facilita o acesso e contorna o problema de possíveis perdas.

Compliance com a telemedicina

Com tantas consultas sendo feitas online, cada etapa de um atendimento deve ser contemplada pela digitalização. Por isso, a prescrição de medicamentos não deve ficar de fora do mundo automatizado.

Segurança da informação

As medicações em uso dizem muito sobre os cuidados com a saúde de um paciente. Por isso, é fundamental manter a privacidade da informação, de modo que só o paciente tenha acesso às suas receitas.

Melhor legibilidade

Por último e não menos importante, a prescrição eletrônica assegura maior organização para os receituários. Afinal, quem nunca passou dificuldades para decifrar letras ilegíveis, que podem comprometer o tratamento de uma condição?

Se você se pergunta se a prescrição eletrônica é aceita, não se preocupe. A portaria 467 do Ministério da Saúde valida o uso do receituário digital por médicos credenciados pela ICP Brasil. A indústria farmacêutica também precisa se organizar para tornar o processo seguro e legalizado como um todo. Contudo, muitas farmácias já estão aptas a receber o tipo de receita em questão.

Então, o que você está esperando? Venha conhecer mais sobre a prescrição eletrônica da Memed no DoctorView!