Fidelizar não é tarefa fácil, mas você pode usar os artifícios do mundo digital para ampliar o contato com os pacientes FORA do consultório. Conheça aqui algumas dicas para fidelizá-los além da porta de seu local de trabalho:

Em um mercado cada vez mais amplo e repleto de concorrência, não é nada fácil fidelizar clientes. Trata-se de um trabalho diário buscando se destacar para trazer novos pacientes para o consultório e manter os antigos.

Para isso, claramente, é preciso oferecer serviços e atendimento de qualidade. Dessa forma, a equipe que está com você deve atender de maneira personalizada, educada, gentil e com foco na resolução dos problemas das pessoas que frequentam o ambiente. Mas o que você pode fazer para fidelizar além da porta do consultório?

O meio digital oferece inúmeras possibilidades de fidelização e quem o utiliza sempre tem bons resultados. Dessa maneira, use essa ferramenta a seu favor e torne o seu consultório um dos melhores em sua especialidade. Confira algumas dicas para fidelizar pacientes fora do consultório:

1 – Tenha um cadastro atualizado dos pacientes: nome, e-mail, endereço, profissão, idade… Isso faz com que você possua dados claros de quem é o seu público-alvo e quais são os seus interesses. Isso vai ajudar em ações de fidelização lá na frente.

2 – Envie felicitações na data do aniversário! Parece muito simples, mas para a pessoa que recebe essa mensagem faz toda a diferença. Existem softwares de gestão médica que cumprem este exato papel, enviando mensagens automáticas desejando feliz aniversário ao paciente. Com isso, as pessoas se sentem únicas e o tratamento personalizado é bastante assertivo.

3 – Envie newsletters com conteúdos pertinentes! Você pode mandar e-mails com conteúdos interessantes ligados à saúde e a sua especialidade médica para as pessoas que são atendidas. Mas cuidado: nada de conteúdo batido, sem ineditismo ou que apele para o sensacionalismo.

4 – Falando em conteúdo, o seu consultório pode ter um blog com atualizações periódicas. Novamente, foque em conteúdo inédito, pertinente e, ao mesmo tempo, direto e curto, afinal as pessoas tendem a não ler muito pela internet. Foque em prender sua atenção com materiais mais breves.

5 – Faça o uso das redes sociais de forma inteligente. Se optar por elas, saiba que está “comprando” o pacote completo, pois é preciso realizar atualizações e interações contínuas nessas redes. Entre ter uma rede social sem atualizações e sem interações e não tê-la, é preferível não tê-la. Nada deixa o paciente mais irritado do que uma mensagem não respondida. Dessa forma, tenha pessoas focadas em responder as perguntas, fazer as postagens e responder as dúvidas dos pacientes.

6 – Todo e qualquer atendimento ao paciente precisa ser feito com educação. Não importa se pelo telefone, e-mail ou por redes sociais, o seu consultório precisa seguir uma linha de comunicação competente, de resolução de problemas e gentil. Lembre-se que as redes sociais permitem avaliações do seu consultório, ou seja, todos podem visualizar, comentar e dar uma nota. É um marketing totalmente negativo ter avaliações ruins por conta de mau atendimento.

Você pode fazer muito mais para fidelizar fora do consultório! Teste as possibilidades e melhore a interação com o seu paciente em todos os âmbitos possíveis. Pode ser trabalhoso, mas faz toda a diferença. Invista em marketing e comunicação de qualidade para obter ótimos resultados.

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