A implantação de novas tecnologias acarreta inúmeros avanços e benefícios na área da saúde. Os prontuários eletrônicos têm sido cada vez mais utilizados em clínicas, hospitais e consultórios, apresentando diversas vantagens em relação ao modelo tradicional.

Diante disso, surgem inúmeras dúvidas em relação a sua utilização. Quais são seus benefícios? Como escolher um software adequado para minha clínica? Vale a pena fazer esse investimento?

Essa ferramenta vem se mostrando muito eficiente e segura em armazenar e acessar o histórico médico do paciente, além de apresentar benefícios como agilidade, atendimento mais humanizado e condutas mais precisas.

Continue a leitura do artigo e descubra detalhes sobre como funciona um prontuário eletrônico e dicas de como escolher um software!

Como funciona um prontuário eletrônico (PEP)

Os prontuários eletrônicos permitem armazenar todas as informações do paciente em um único sistema, que poderá ser acessado por médicos de diferentes especialidades e até por outros profissionais da saúde.

Por meio desse sistema o médico terá acesso a todo o histórico do paciente, como consultas anteriores, tratamentos atuais e passados, resultados de exames, alergias, medicamentos em uso, consultas com outros especialistas, entre outros.

Diversos tratamentos mais complexos exigem avaliação de diferentes especialistas. E é fundamental que todos os médicos que estão acompanhando o caso tenham fácil acesso a exames, tratamentos e procedimentos realizados.

Dessa forma, o PEP proporciona maior integração entre os profissionais e capacitação para realizar diagnósticos mais precisos e tratamentos eficientes.

Quais são as vantagens de um prontuário eletrônico para sua clínica

A seguir descreveremos as principais vantagens do PEP para sua clínica!

Segurança dos dados

Uma das principais vantagens do PEP é a segurança na inserção, no armazenamento e na transmissão dos dados clínicos do paciente.

As informações do paciente ficam armazenadas na nuvem e somente pessoas autorizadas podem acessá-las. Além disso, podem ser realizados backups dos dados com facilidade, e eles podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel.

Outro ponto positivo são as prescrições, pois letras ilegíveis, rasuras e palavras incorretas são erros comuns no meio médico e podem ser totalmente evitados com o PEP.

Integração de informações

O PEP permite integrar informações e dados clínicos do paciente. Logo, o software permite acessar agenda de consultas, resultados de exames, avisos sobre alergias medicamentosas, dados da última consulta, prescrições e pagamentos.

Essa ferramenta permite conhecer melhor o paciente, inclusive consultas e tratamentos de outros profissionais que acompanham o paciente. Isso possibilita um atendimento mais personalizado e humanizado, além de intervenções terapêuticas mais eficientes.

Acessibilidade

O sistema é online, o que permite fácil acesso por todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente. Informações como resultados de exames e dados das consultas podem ser acessados de qualquer dispositivo fora da clínica, a qualquer momento.

Otimização das atividades

O prontuário eletrônico permite diminuir o tempo gasto com preenchimento de formulários, organização de papéis e procura de informações. Dessa forma, o médico pode focar no que realmente importa: dar atenção às necessidades do paciente.

O PEP permite acessar todas as informações de forma rápida e prática, com grande economia de tempo. Como resultado temos uma melhor relação médico-paciente e maior satisfação com o atendimento.

Para as clínicas que adotam esse sistema, a imagem e credibilidade da clínica também serão valorizadas. Pois, como foi dito, esses softwares oferecem banco de dados de alta qualidade e informações detalhadas dos pacientes, reduzindo possibilidade de erros.

Satisfação do paciente

Todos os benefícios supracitados colaboram para um atendimento mais humanizado e eficaz. O paciente se sente mais satisfeito com seu atendimento e isso é fundamental para manter o vínculo com o médico e para que o paciente siga as recomendações e os tratamentos propostos.

Redução de custos e espaço físico

O prontuário eletrônico possibilita reduzir recursos como papéis, impressões, tintas, canetas e pastas. Além disso, permite melhor organização do espaço, pois reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento de papéis.

Dicas de como escolher um software para sua clínica

Antes de escolher o software para sua clínica, diversos quesitos devem ser levados em consideração. Os serviços oferecidos pelo sistema, assim como preço, qualidade e segurança são os principais fatores a serem avaliados. A seguir descreveremos algumas características que devem ser analisadas para uma escolha mais assertiva.

Defina as características que você procura

Avalie as necessidades do seu consultório que devem ser melhoradas com a implantação do sistema. Este deve conter as características adequadas que atendam aos requisitos do seu consultório, sejam eles aumento da produtividade, melhorias no atendimento ou agilidade dos serviços prestados.

Além disso, o sistema deve ser simplificado para que todos os funcionários possam se adaptar, com menus autoexplicativos e informações importantes bem evidentes na tela.

Recursos oferecidos pelo software

Os softwares disponíveis no mercado oferecem diversas opções além do armazenamento de arquivos. Busque aquele que ofereça recursos que serão mais interessantes para seu consultório. De forma geral, o sistema deve oferecer recursos que agilizem e melhorem o atendimento, ofereçam agenda online, recursos financeiros e estratégias de marketing para atrair mais pacientes.

Verifique avaliações de outros clientes

Antes de adquirir seu software, verifique avaliações e recomendações de outros consumidores.

A partir das opiniões de outros clientes pelos sites de venda você poderá decidir se o sistema em questão é de qualidade e ideal para sua clínica.

Alguns sistemas também permitem fazer testes antes da compra, o que é importante para que o cliente possa conhecer o sistema, explorar seus recursos e analisar como será a adaptação ao seu consultório.

Segurança de armazenamento

O software deve possuir um armazenamento na nuvem, o que garante que seus dados serão armazenados e acessados com segurança. O armazenamento em nuvem também permite backup dos dados apenas pelos usuários autorizados e níveis de acessos diferentes.

Agenda integrada

Para qualquer clínica, é fundamental um sistema de agendamento organizado e facilitado. O agendamento online permite maior agilidade nas marcações, além de permitir que o próprio paciente possa acessar seus horários e desmarcar ou marcar um novo horário. Alguns sistemas também emitem notificações das alterações realizadas na agenda.

Isso permite maior organização dos horários, evita faltas de pacientes e diminui o tempo de espera.

Ferramenta para controle financeiro do consultório

Alguns softwares oferecem a ferramenta para análise de recursos financeiros da clínica. Permitem acessar valores recebidos pelos convênios, consultas particulares e os gastos com os funcionários, recursos e materiais.

Além disso, fornecem recibos, relatórios dos atendimentos e equipamentos comprados, pagamentos de contas e permitem a análise de todos esses dados de forma prática e rápida.

Afinal, vale a pena investir?

Assim como todo investimento, a instalação do PEP tem um custo. O custo de implantação do sistema é baixo e acessível, tendo em vista todas as vantagens que proporciona. Esse sistema permite economia de tempo, melhorias do atendimento, além de fortalecer a credibilidade da clínica.

Apesar de muitos profissionais ainda demonstrarem certa resistência à instalação de prontuários eletrônicos, sua utilização tem se tornado realidade em grande parte das instituições de saúde e isso mostra que esse sistema é mais vantajoso.

Além de maior agilidade, ele permite um atendimento mais humanizado, proporcionando maior conforto e confiança aos pacientes.

Descobriu como funciona um prontuário eletrônico e ainda não instalou em sua clínica? Entre em contato conosco e saiba como prosseguir!