A evolução da tecnologia proporcionou grandes avanços no que diz respeito aos métodos de gestão clínica. A automatização dos processos via sistemas integrados de gerenciamento, por exemplo, viabilizou a organização, a agilidade e a eficiência do atendimento ao cliente. O envio de SMS na saúde, nesse contexto, é solução que tem ganhado espaço por conta da praticidade que oferece na comunicação com o paciente, qualidade indispensável aos consultórios que desejam ganhar destaque no mercado.

Pensando na importância de investir no diálogo com o público, tanto para mantê-lo por perto em estratégias de fidelização efetivas quanto para educá-lo sobre determinado serviço, elencamos alguns esclarecimentos sobre o envio de SMS na área médica. Não deixe de conferir!

Quais são os objetivos do envio de SMS na saúde?

O envio de SMS na área da saúde tem por objetivo utilizar de uma ferramenta comum e amplamente difundida na sociedade para tornar efetiva a comunicação da clínica com o paciente. Esse estreito diálogo contribui para que as estratégias de marketing da organização sejam consolidadas e para educar quem procura atendimento no consultório sobre determinado serviço.

Por meio desse mecanismo, é possível manter o público atendido próximo à organização e encaminhar lembretes acerca de compromissos que foram firmados com a clínica. Esse recurso tecnológico pode ser utilizado, inclusive, para alertar sobre cobranças e para emitir avisos importantes, recessos e horário de funcionamento da instituição.

Quais são os benefícios do envio de SMS para a gestão clínica?

Otimização do tempo

O envio de mensagens via celular pode ser feito simultaneamente para vários pacientes. Esse mecanismo supera as tradicionais ligações telefônicas para a confirmação de consulta, uma vez que essas demandam tempo e recurso financeiro.

Por meio dessa facilidade tecnológica, portanto, o secretário poderá aproveitar melhor o seu tempo de trabalho, focando suas atividades em questões mais relevantes, como a recepção adequada do paciente.

Redução de desperdícios

O envio de SMS é capaz de reduzir significativamente o desperdício de recursos humanos e materiais na clínica médica. Isso porque a falta de pacientes em consulta, muito comum nos consultórios, faz com que o tempo de disposição dos profissionais não seja bem aproveitado, gerando grandes prejuízos financeiros à instituição.

Sendo uma das principais causas das ausências o esquecimento, o envio automatizado de mensagens pode ser fator modificativo dessa situação recorrente. Por meio da integração da agenda com softwares de gerenciamento, será possível notificar o paciente e alertá-lo sobre o compromisso firmado, ainda no dia anterior à consulta.

Redução de custos

Além de evitar desperdício de tempo e recurso, o SMS também ameniza os gastos. Isso porque o mecanismo de envio de mensagens é muito mais econômico e prático quando comparado aos métodos tradicionais e que exigem a interação humana.

Além de aliviar tarefas dos profissionais contratados, que possivelmente apresentariam falhas, é possível reduzir custos com ligações ou informativos importantes que seriam impressos em papel.

Auxílio na agenda

O agendamento online ultrapassa a mera possibilidade de marcar consulta com o especialista. Os softwares disponíveis para esse controle também oferecem serviços de envio de lembretes via SMS. Isso significa que, além de organizar os horários, o sistema é capaz de sincronizar mensagens pré-dispostas para encaminhar ao paciente no dia anterior à consulta.

Essa ferramenta, além de econômica, pode amenizar faltas e otimizar o agendamento na clínica, uma vez que permite o melhor aproveitamento do horário de disposição do médico. Além de todos os benefícios, pode-se dizer que as mensagens também são uma estratégia ecologicamente correta, visto que substituem os impressos e economizam recursos naturais.

Aproximação do relacionamento com os pacientes

As mensagens via SMS também aproximam o paciente da instituição e podem constituir parte fundamental para as estratégias de fidelização. Afinal, o telefone celular é meio de comunicação popular na sociedade e tem caráter pessoal.

A recepção de lembretes em tempo real, nesse sentido, cria laços de compromisso e, ao mesmo tempo, demonstra que a clínica está preocupada em prosseguir no tratamento da pessoa atendida até a recuperação.

Que tipo de clínica pode usufruir desse recurso?

O uso do envio de SMS é indicado para qualquer clínica que deseja automatizar processos de acordo com suas necessidades para reorganizar a gestão e melhor atender ao público. O recurso tecnológico é, em especial, desejável àquelas instituições que contam com um número médio a grande de pacientes e precisam oferecer atendimento rápido e eficiente.

Vale ressaltar que qualquer consultório que deseja se estabelecer no mercado deve apostar na otimização dos processos para que todos os que buscam tratamento nele confirmem suas expectativas acerca do serviço prestado. Dessa forma, as estratégias de fidelização serão mais eficazes e a clínica poderá acompanhar as crescentes demandas dos pacientes.

Como melhor utilizar o envio de SMS nas clínicas?

Para usufruir de todos os benefícios do envio de SMS na saúde é indispensável automatizar as mensagens e as vincular a um software de monitoramento que gerencie as informações de maneira autônoma. Somente dessa forma será possível otimizar recursos.

Para tanto, é importante contar com uma instituição que saiba fazer essa transição dos métodos de trabalho e que ofereça soluções integradas e modernas do mercado. Desse modo, tanto a clínica quanto o paciente ganhará em praticidade e em qualidade do atendimento.

A evolução das tecnologias viabilizou a eficiência do consultório médico em inúmeros aspectos. A possibilidade de automatizar tarefas de menor complexidade permitiu o aumento da produtividade de toda a equipe e a melhoria do suporte ao paciente. O envio de mensagens automatizadas é apenas um dos mecanismos de gestão que ganhou espaço no mercado por propiciar tais benefícios.

Com ele, o gestor pode otimizar o tempo do trabalhador, melhor aproveitar a agenda do médico e reduzir ausências em consultas. A implementação do envio de SMS na saúde é, portanto, ferramenta eficaz para que a clínica atenda às demandas e ganhe destaque no mercado.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já conhece os benefícios do envio de SMS para a gestão de clínicas, complete a leitura conferindo os 8 principais indicadores de gestão de clínicas!