Para auxiliar na gestão das instituições de saúde, é ideal que haja a implementação de um software. Tal sistema otimiza diversas funcionalidades do local, mantendo a segurança dos dados e melhorando a organização. Uma das ferramentas contidas no software é o prontuário eletrônico, fundamental para arquivo da história clínica do paciente. Com o uso dessa tecnologia, todas as partes envolvidas são beneficiadas, seja a clínica, seja o paciente.

Pensando nisso, abordaremos neste artigo um pouco mais sobre esse uso, ressaltando a importância do prontuário eletrônico, não apenas para organização de dados do local, mas principalmente para fidelizar pacientes.

Confira!

Qual é a importância de fidelizar pacientes?

Primeiro, é preciso entender a importância de buscar a fidelização dos pacientes. Quando se trata de um consultório, por muitas vezes, o intuito da administração é aprimorar seus serviços, a fim de atrair mais pessoas. Embora seja essencial ampliar o número de usuários do serviço, é ainda mais importante fidelizar aqueles que já o usam.

Assim, é importante assegurar a satisfação dos atuais pacientes, aumentando a possibilidade de que eles indiquem sua clínica. Uma das maneiras de fidelizar um paciente é demonstrando a ele que seu negócio acompanha a tecnologia e que tem um prontuário eletrônico com todos os dados dele.

Como funciona o prontuário eletrônico?

O PEP (prontuário eletrônico do paciente) é um sistema no qual podem ser lançados todos os registros médicos referentes a um paciente. Nele constam informações que vão desde o nascimento até o óbito da pessoa.

O histórico de doenças e tratamentos feitos ao longo da vida podem e devem constar nesse prontuário. Antigamente, todas as informações eram descritas em prontuários físicos e os documentos estavam sujeitos a sofrerem danos físicos, tais como:

  • apagar;
  • rasgar;
  • molhar;
  • queimar.

Dados importantes dos pacientes poderiam ser facilmente perdidos com catástrofes naturais. Além disso, muitas vezes, os médicos, as enfermeiras e as secretárias acabavam esquecendo de repassar informações importantes relativas ao tratamento. Esse lapso de memória poderia causar muitos problemas ou dificultar o trabalho de outro profissional da área da saúde.

Contudo, o prontuário eletrônico colocou um fim nesses problemas. Todos os dados contidos nos prontuários devem ficar à disposição dos pacientes ou de seus representantes legais, para que esses possam ter total acesso às informações do tratamento da pessoa.

Como o PEP ajuda a melhorar o serviço oferecido pela clínica?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta moderna que serve para aproximar os setores hospitalares e clínicos dos avanços tecnológicos. Ele facilita a vida dos pacientes, dos médicos e das equipes profissionais que estão engajadas em questões de saúde de determinada pessoa.

Já que todos os dados são salvos de maneira digital, o acesso às informações é simples, pois bastam alguns cliques e tudo sobre o paciente estará à disposição dos profissionais. Veja abaixo alguns dos motivos pelos quais o prontuário eletrônico garante a fidelização dos pacientes.

Por quais motivos o prontuário eletrônico ajuda na fidelização dos pacientes?

Os motivos pelos quais os pacientes são mais facilmente fidelizados quando eles percebem que a clínica usa a tecnologia são variados. Listaremos agora alguns deles, continue sua leitura!

A segurança no armazenamento

Antes de tudo, vamos esclarecer o que é o prontuário eletrônico. Toda consulta feita deve ser registrada. O documento que certifica isso é chamado de prontuário, que reúne os dados de identificação do paciente e seu histórico clínico. Ao fazer o registro eletronicamente, o profissional garante a proteção das informações contra perdas e más interpretações.

Ou seja, é praticamente anulada a possibilidade de extravio ou ambiguidades, situações muito associadas ao prontuário registrado em papel. Além disso, é cada vez mais frequente o armazenamento em nuvem. Por meio dele, os backups são instantâneos, para manter seguras até mesmo as informações adicionadas mais recentemente.

A manutenção do histórico

Outra questão fundamental do prontuário eletrônico é a capacidade de manter salvo todo o histórico clínico daquele paciente. Isso evita que a cada consulta sejam repetidos os mesmos questionamentos, poupando tempo com repetições e aumentando o vínculo médico-paciente.

Além disso, é de suma importância adicionar todas as informações daquele paciente, desde seus dados de identificação até mesmo anexar resultados de exames complementares. Isso ajuda a assegurar a integração das informações daquela pessoa, como veremos a seguir.

A integração e a interação

Precisamos ressaltar também a importância da integração e da interação oferecida pelo prontuário eletrônico. A integração consiste no acesso ao histórico, mesmo que remotamente, desde que concedidas as devidas permissões. Assim, mesmo que a consulta ou procedimento tenha sido feito em outro local, o registro das ações será unificado no prontuário.

Quais são as melhores dicas que podem auxiliar na fidelização de pacientes?

Um consultório médico, assim como qualquer negócio, precisa ter pacientes. Um dos maiores desafios enfrentados é que os médicos, juntamente com sua equipe, precisam encontrar maneiras de atrair e fidelizar as pessoas.

Contudo, essa não é uma tarefa simples de ser feita, pois se, após uma primeira consulta, o paciente não encontrar razões para retornar ao consultório, ele pode procurar outro profissional para atendê-lo. Por esse motivo, vale a pena conferir nossas dicas.

Acompanhe!

Humanize o atendimento

Torne o seu atendimento o mais humano possível. Solicite à secretária e aos outros profissionais que sejam cordiais desde o primeiro atendimento e que demonstrem preocupação com o paciente. Fazer com que ele se sinta bem acolhido e tratado com zelo faz com que seja fidelizado.

Cuide do ambiente

Outra dica importante é cuidar da aparência da clínica médica. Torne a sala de espera um local agradável. Tome cuidado para que tudo fique limpo e encontre as cores perfeitas para pintar as paredes. Se desejar, opte por colocar um som ambiente, que transmita paz às pessoas. Dessa maneira, o seu paciente vai se sentir confortável ao estar em seu consultório médico.

Visual e conforto

Para deixar o local ainda mais atrativo, você pode deixar à disposição das pessoas itens como biscoitos, café e balas. Não se esqueça das revistas e da televisão. A TV pode ser deixada sem som, apenas para que o conteúdo exibido possa ser apreciado. Contudo, tome cuidado com o canal selecionado, para que tenha programações interessantes. Não se esqueça de se preocupar com a entrada de ar e com o ar-condicionado, visto que esse aparelho pode trazer ainda mais conforto.

Mantenha uma boa comunicação

Por fim, a interação figura como o estabelecimento de vínculo entre a clínica e o paciente. Visto que são armazenadas as informações de contato, é interessante para a clínica manter a comunicação com o paciente, seja enviando lembretes para consultas ou felicitações em datas comemorativas.

Portanto, vimos algumas funcionalidades do prontuário eletrônico que auxiliam a fidelizar clientes. Com a tecnologia envolvida no processo, vários aspectos são aprimorados. Uma vez oferecido um serviço de qualidade, aumentam as chances de o paciente ficar satisfeito com o serviço da clínica e, assim, continuar como seu paciente.

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