Não há dúvidas que a faculdade de medicina prepara os profissionais médicos para a prática diária. Mas será que capacitam para a gestão de clínicas e consultórios? Bem provável que não. Por isso, vamos conversar hoje sobre a gestão de leads.

Portanto, não é fácil iniciar um negócio e mantê-lo ao longo dos anos. O básico necessário para que ele dê certo são os consumidores e, na área da saúde, estamos lidando com pacientes. Afinal, o que você faz para atraí-los para seu consultório? Calma, não se preocupe. Esse é um ponto que muitos profissionais ainda cometem alguns deslizes.

Ao final do artigo, você saberá lidar melhor com os leads. Continue a leitura.

Entenda o que é a gestão de leads

Antes de tudo, vamos esclarecer o que são leads. Eles são muito mais que seguidores de redes sociais e ou pessoas que acompanham seu conteúdo: são potenciais pacientes.

Dessa forma, estamos lidando com pessoas que já demonstraram interesse em consumir o serviço que você oferece. Em outras palavras, não são apenas consumidores de conteúdo, mas sim oportunidades de atendimento.

Então, ao identificar a possibilidade, é preciso acompanhar de perto um lead. Assim, além de atraí-lo para seu site ou rede social, é preciso mostrar o porquê de ele precisar dos seus serviços.

Saiba a importância da gestão

Reconhecer a importância dos leads é um passo essencial. Ou seja, é preciso enxergar potenciais pacientes que poderão manter seu negócio funcionando. Mas a gestão de leads vai muito além disso.

Ela permite não só reconhecê-los, mas também acompanhá-los ao longo da jornada do paciente. Essa jornada inicia mesmo antes de agendar a consulta, quando o paciente percebe sua relevância naquele nicho.

Então, cada ação dele com seu negócio deve ser pontuada. Segue nas redes sociais? Comenta as publicações? Baixa os conteúdos no blog? Tudo isso deve ser gerenciado.

Ao colocar um peso em cada ação, você vai saber quais leads são mais prováveis de conversão para agendar uma consulta.

Descubra como fazer gestão de leads

Agora, veja algumas dicas de como fazer a gestão de leads.

Posicione-se na área digital

Quem nunca pega o celular por 5 minutinhos no dia e checa as redes sociais? Com esse hábito cada vez mais estabelecido, é de suma importância que seu negócio tenha presença digital. 

Assim, você estará mais perto dos possíveis pacientes, com um veículo que permite a comunicação direta entre ambas as partes.

No passado, isso era muito difícil. Os profissionais ficavam à mercê de panfletos e boca a boca. Então, aproveite que seus futuros pacientes estão a apenas um clique de você e marque presença digital.

Estude seu público

Além de criar perfis nas redes sociais, você precisa saber com qual tipo de público está lidando. O estudo do perfil dos leads é essencial para que a comunicação seja bem estabelecida, afinal, não adianta falar uma língua diferente daquela dos pacientes.

Se seus atendimentos se concentram em pessoas mais jovens, talvez não valha a pena abordar exclusivamente doenças crônicas. Por outro lado, caso lide com pacientes mais velhos, é essencial falar sobre prevenção de complicações e rastreio de condições.

São exemplos simples, mas que podem dar um norte para um melhor planejamento de conteúdos.

Ofereça conteúdos relevantes

É justamente aqui que o estudo do público vai causar maior impacto. Como vimos, é preciso levar para os leads aquilo que vai gerar algum tipo de valor para ele.

Então, um passo de cada vez. Primeiro, é importante atrair as pessoas para seu perfil. Nesse caso, estamos falando de conteúdo mais genéricos sobre determinado assunto. Depois disso, mostre para o lead que aquele assunto abordado pode ser um problema para ele.

Ao final, deixe bem claro que você pode resolver aquela dor com seus serviços. Se for preciso, conte com o auxílio de agências especializadas para ajudar no planejamento de conteúdos.

Estabeleça interações

E será que adianta apenas bombardear os leads com conteúdos? Certamente que não. É preciso agir com maior proximidade — e as redes sociais também permitem isso. Calma, não estamos falando de criar uma amizade.

Basta se colocar disponível para interação. Como? Bem, por meio de enquetes, responder dúvidas frequentes, ficar atento com os comentários em publicações.

A interação não deve se limitar às redes. Se você tem um blog que permite assinatura de newsletter, por exemplo, formule e-mails mais personalizados. Assim, o lead não sentirá que é “apenas mais um” em meio aos envolvidos.

Acompanhe o trajeto

Outro aspecto de grande relevância é acompanhar o percurso do lead. O que levou ele até seu perfil? O que motiva ele a continuar? Caso ele perca o seguimento, o que provocou essa evasão?

Bem, tudo isso é importante para identificar os possíveis gargalos na jornada dele. Saber em que ponto exato você perde um lead permite que você faça intervenções naquela etapa.

Será que houve dificuldade para marcar consulta? Então, facilite o processo. Busque automatizar a agenda e veja a mágica acontecer. E se o problema foi no pós-consulta? Utilize estratégias de fidelização.

Veja como o Doctor View pode auxiliar

São muitas dicas e você pode estar se perguntando como é possível fazer toda essa gestão sem auxílio de ninguém, não é mesmo? Mas você não precisa seguir pelo caminho mais difícil. Que tal contar com um software de gestão para aprimorar os cuidados com os leads?

É justamente isso que o Doctor View faz. Ele ajuda no gerenciamento de oportunidades. Então, chega de tentar captar leads e fidelizar pacientes sem ter um processo automatizado.

Com um software de gestão envolvido, tudo fica mais fácil. Ele permite que você dispare SMS e e-mails para quem está cadastrado. É essa comunicação direta que viabiliza um relacionamento médico-paciente de sucesso para o negócio.

Concluímos, enfim, que a gestão de leads é um processo indispensável para atrair pacientes e fidelizá-los. Se você já está no mercado de trabalho, deve saber a importância de manter uma agenda cheia. A falta de pacientes pode prejudicar o andamento da sua clínica ou consultório e, além disso, inviabiliza a principal missão da prática médica: cuidar da população e promover saúde para as pessoas.

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