Atualmente, é difícil imaginar um cotidiano sem as vantagens proporcionadas pela tecnologia. Na área da saúde isso é muito perceptível, uma vez que os recursos tecnológicos estão presentes não apenas em equipamentos práticos com tecnologia de ponta, mas também em um sistema de gestão para a saúde, por exemplo.
Independentemente do tamanho da clínica ou hospital, é fundamental realizar um bom planejamento de recursos. Dessa forma, é de suma importância uma gestão integrada capaz de promover o desenvolvimento da organização.
A seguir, abordaremos o conceito por trás do ERP, bem como os benefícios proporcionados por esse tipo de gestão e como escolher o melhor sistema para seu empreendimento. Continue a leitura!
O ERP e seu auxílio na gestão
A sigla ERP vem do inglês e significa “Enterprise Resource Planning”, ou seja, Planejamento de Recursos da Empresa. Essa medida permite uma maior integração entre diferentes aspectos relacionados à gestão organizacional.
Por conseguinte, ao realizar o controle global dos processos envolvidos na instituição, é possível otimizar o tempo gasto em cada um deles, além de aumentar sua produtividade. Assim, é feito o acompanhamento e a análise dos resultados obtidos após a implementação da medida.
É importante ressaltar que o ERP funciona como um sistema mais robusto quando comparado aos simples softwares de gestão, visto que esses se baseiam apenas em ferramentas operacionais.
O ERP atua de maneira mais ampla, não se restringindo às funcionalidades, englobando também o armazenamento dos dados em um banco seguro e o framework, que permite personalização e aprimoramento do sistema de acordo com as particularidades do local.
Esses fatores proporcionam o desenvolvimento orgânico da clínica e envolvem todos os setores que a compõem. Isso acontece devido à geração de relatórios que auxiliam na identificação de erros e na tomada de medidas de correção em cima deles.
Como o próprio nome já diz, o planejamento de recursos também permite a definição de metas a serem cumpridas a curto, médio ou longo prazo. Para isso, é necessária a integração dos serviços e análise de resultados financeiros.
Por fim, é preciso ressaltar que um bom planejamento não isenta a empresa de sofrer com eventualidades do mercado econômico. Entretanto, quando bem realizado um plano de gestão, as consequências das adversidades ao longo do caminho são menos impactantes devido ao poder de reação que o planejamento oferece.
Os benefícios de um sistema de gestão para saúde
Agora que você já sabe como um sistema de gestão eficiente e bem planejado auxilia na evolução da empresa, veremos a seguir algumas vantagens proporcionadas por um bom software. Confira!
Informações dos pacientes
O primeiro aspecto a ser abordado são os dados dos pacientes. A utilização de fichas de papel para arquivamento do histórico de consultas já não consiste em algo bem visto e praticado nos dias atuais.
Em troca disso, os consultórios e hospitais têm utilizado o chamado prontuário eletrônico, o qual armazena todos os dados de identificação do paciente, bem como sua história clínica de consultas, internações e exames.
Além disso, vale ressaltar a integração existente entre os sistemas, permitindo maior acessibilidade às informações do prontuário, sem restrições de local ou até mesmo de horário.
Segurança das informações
Além de manter o histórico do paciente seguro e acessível, o software tem condições de armazenamento que oferecem maior garantia na proteção dos demais dados da empresa. Como exemplo disso, mencionamos a realizações de backups periódicos e o salvamento em nuvem.
Complementando, devido ao grande volume de dados e às diferentes origens deles, é interessante classificá-los de acordo com o setor envolvido. Isso significa distingui-los em informações de pacientes, questões financeiras, controle de estoque, entre outros.
Indicadores de performance
Com a geração de relatórios obtidos após resultados em determinado período de tempo, é viável que a gestão os analise a fim de identificar as lacunas que precisar ser corrigidas e os processos que já apresentam bons resultados.
Com essa rotina, torna-se mais fácil traçar estratégias de correção e de aprimoramento, estabelecendo metas para serem cumpridas e destinando de maneira inteligente os investimentos para os setores que apresentarão melhores resultados.
A partir do momento em que isso é feito, é interessante realizar a comparação entre relatórios atuais e antigos a fim de identificar o alcance dos objetivos e quais pontos ainda merecem atenção no desenvolvimento.
Otimização de processos internos
Com a utilização de um software para gestão, é possível otimizar algumas práticas e operações feitas previamente de modo manual e com maior predisposição ao erro humano.
Em uma clínica, por exemplo, a marcação de consultas é realizada, muitas vezes, por um profissional dedicado a tal função. Quando feito dessa forma, o processo é lento e trabalhoso, envolvendo planilhas com pouca praticidade.
Já com a utilização de um sistema, essa situação se torna mais fácil, podendo, até mesmo, usufruir do recurso de agendamento online, visto que o acesso à internet é amplamente difundido.
Além da marcação de consultas, outro aprimoramento que pode ser obtido com o uso de um software é o maior controle financeiro e de estoque. Assim, é possível acompanhar os fluxos desses dois aspectos, evitando a falta de materiais ou de insumos na clínica.
Redução de custos
A redução de custos é uma consequência das práticas mencionadas acima. Embora o sistema otimize diferentes aspectos e ofereça ferramentas para gestão, cabe aos profissionais responsáveis fazerem bom uso dessas funcionalidades.
Portanto, é fundamental que tenham a capacidade de identificar os pontos que precisam de maiores investimentos e direcionar maior verba para tal. Dessa forma, o dinheiro será melhor gerido e oferecerá maior retorno para a empresa.
Ademais, quando há a automatização de tarefas, consequentemente há menor risco de erros humanos. Assim, os colaboradores podem destinar sua atenção para tarefas que necessitam da mão de obra humana, realizando-as com maior excelência e qualidade.
Por fim, com o controle do fluxo de caixa e do estoque de produtos, associados ainda à maior fiscalização, é possível reduzir gastos decorrentes de falhas, como imprecisões na contabilidade ou vencimento de insumos.
Aumento da satisfação e fidelização de pacientes
A consequência de todas as medidas é o oferecimento de um serviço com melhor qualidade para os pacientes. O resultado disso é satisfazê-los, garantindo cada dia mais a fidelização deles.
Mais importante que o interesse em adquirir novos pacientes, é manter aqueles que já são clientes da empresa. É interessante também ouvir o que eles têm para dizer acerca do serviço prestado, abrindo então um espaço para que deem seus feedbacks.
O DoctorView é um software que assegura a integração entre todos os setores envolvidos na clínica, permitindo assim o melhor desempenho de maneira global. Com sua implementação, a gestão do local ganha um grande aliado para colocar em prática o planejamento de recursos da empresa.
Com este artigo, procuramos esclarecer a respeito da importância do uso de um sistema de gestão para saúde, levantando alguns aspectos beneficiados por essa utilização e as facilidades oferecidas para melhorar o desenvolvimento do local. Trata-se de um recurso bastante valioso que pode fazer a diferença no seu dia a dia.
Quer saber um pouco mais sobre um software de gestão? Entre em contato conosco e conheça o DoctorView!