Com o mercado a cada dia mais acirrado é preciso investir em diferenciais para os pacientes escolherem a sua clínica e não a do concorrente. Veja algumas dicas para promover essa escolha neste artigo
Foi-se o tempo em que uma clínica médica dominava todo o mercado, dando pouco espaço para poucas clínicas menores. Atualmente a concorrência está cada vez maior e se você não moderniza seus sistemas e processos pode ter certeza que o concorrente o fará. Portanto quais atitudes tomar para o paciente optar pela sua clínica? Quais diferenciais são valorizados?
Claramente não há uma fórmula perfeita e infalível. Mas existem algumas ideias práticas que podem auxiliar na escolha e fidelização dos seus pacientes.
Primeiramente, esteja visível. Quem não é visto não é lembrado. Dessa forma exponha o seu trabalho nos meios digitais através de um site bem estruturado, com informações pertinentes e serviços oferecidos. Dessa maneira você consegue mostrar o seu trabalho com clareza para alguém desconhecido que está apenas pesquisando por clínicas. Redes sociais também são ótimas estratégias, mas só se a intenção é manter um canal de comunicação ativo.
É melhor não ter uma rede social do que tê-la sem manutenção. Post desatualizados e principalmente demora nas respostas aos pacientes é extremamente negativo ao consultório. Rapidamente a pessoa encontra um substituto para o serviço sem pensar duas vezes.
Aliás, outra dica para que o paciente opte pela sua clínica é justamente abrir um canal de comunicação eficiente e esclarecedor. Assim ele consegue tirar todas as suas dúvidas. Dessa forma treine a sua equipe para um atendimento simpático e ágil para que a pessoa sinta que o atendimento é personalizado.
Provavelmente está aí o grande trunfo da fidelização: a pessoa sentir-se única no serviço que está aderindo, ou seja, a extrema personalização. Tratar pelo nome, perguntar sobre questões conversas anteriormente, ter o cadastro bem atualizado, realizar bom tratamento quando a pessoa vem à clínica são exemplos possíveis.
Você pode realizar pesquisas de satisfação com os clientes para saber o que pode ser melhorado. Com isso eles se sentem importantes e parte integrante da clínica em questão.
Conceda facilidades ao seu paciente! Permita pagamentos com cartão, interações online (seja para marcar consultas ou ver resultado de exames), mande lembretes para novas consultas, entre outras ideias. A vida corrida faz com que qualquer facilidade seja valorizada.
Ofereça mais possibilidades de horário. Agendas truncadas geram desconforto, afinal não é ideal que a pessoa precise fazer uma grande mudança de rotina para frequentar a sua clínica.
Além disso, você pode valorizar o espaço de atendimento, tornando-o agradável e não apenas um ambiente frio que o paciente é obrigado a frequentar.
A mobilidade é presente no sistema, e você tem acesso a tudo pela nuvem se precisar de alguma informação. Por ele também é possível criar um canal de comunicação com os clientes para auxiliar na fidelização e na escolha deles por você.