Os avanços tecnológicos permitiram que qualquer pessoa possa carregar modernos notebooks, smartphones e tablets, dentre outros dispositivos. Sendo assim, a internet e as buscas feitas por ela fazem parte de forma intensa do cotidiano.

Por esse motivo, as empresas têm explorado o marketing digital para atrair novos clientes, desenvolver uma identidade e ainda criar relacionamentos. Dentre as principais estratégias para atingir esses objetivos, se encontra a presença nas redes sociais, visto que esse tem sido um importante meio de comunicação entre as pessoas.

Para alguns ainda pode soar inusitado divulgar o trabalho médico nas redes sociais. No entanto, ter um site bem produzido e atuar nas mídias é uma ação essencial para ganhar visibilidade e relevância no mercado. Sendo assim, investir em marketing médico digital é uma ótima opção para clínicas e consultórios.

Pensando nisso, escrevemos este post para que você, médico, saiba como a presença nas redes sociais pode ser utilizadas para realizar o marketing médico e quais são os cuidados éticos em relação à prática. Continue a leitura!

Quais são os benefícios da presença nas redes sociais no marketing médico?

Sem dúvidas, a primeira fonte de consulta da maioria das pessoas é a internet. Nesse caso, a pesquisa serve tanto para procurar profissionais qualificados quanto para se informar a respeito de alguma doença ou estado de saúde.

Dessa forma, o médico que é encontrado na internet, por meio dos filtros de busca, atrai novos pacientes. Além disso, as redes sociais permitem que o profissional se relacione com pacientes antigos ou em potencial. Isso é importante porque a relação médico-paciente pode começar a se desenvolver no contato online e se solidificar presencialmente, caso a primeira impressão seja positiva.

O mesmo vale para a busca de conteúdos. Se um paciente tem dúvida sobre o seu estado de saúde ou deseja obter informações relevantes e acha um artigo enriquecedor na internet, o profissional que o escreveu cria autoridade no mercado.

Por fim, há o benefício de fornecer informações relevantes sobre a carreira do médico e localização do consultório, bem como procedimentos e exames feitos no local, por exemplo. Isso é relevante não só para novos pacientes, mas também para os antigos que desejam se atualizar.

Como ter uma presença nas redes sociais que gere resultados?

Faça um planejamento de marketing

O planejamento de marketing é essencial para identificar quais são os objetivos da ação e como atingi-los. O primeiro passo é definir o público-alvo, o que pode ser feito por meio da lista de pacientes. Ao analisá-la, é possível ter acesso a informações importantes, como o sexo, a idade, classe social e outros.

Após identificar o grupo que será alvo das ações de marketing, é preciso entender quais são os seus hábitos nas redes sociais. Para tanto, uma boa estratégia é procurar nos próprios canais digitais e, assim, definir quais mídias serão usadas para divulgar o trabalho do médico.

Ofereça conteúdo relevante e estratégico

Ao identificar por qual mídia deve se iniciar o marketing digital, é importante definir qual será a agenda de conteúdos. O Facebook, por exemplo, é uma das maiores redes sociais do mundo e é amplamente utilizado no Brasil. A dica é criar uma página comercial, própria para o médico ou o estabelecimento de saúde.

Nesta página, deve-se compartilhar conteúdo relevante referente à especialidade médica, por exemplo, e ainda estar em contato com os pacientes por meio dos comentários feitos na postagem. É interessante salientar que nessa rede social a qualidade é mais importante que a quantidade, visto que há um algoritmo que seleciona o que é relevante para o usuário.

Já o Instagram, a rede social que mais cresceu nos últimos tempos, é ideal para compartilhar fotos e vídeos com textos curtos. No entanto, é imprescindível que a qualidade da parte visual seja boa o bastante para atrair o paciente. Os conteúdos feitos para blog, site e Facebook podem ser desmembrados ou reduzidos para caber no formato do Instagram, assim como pode-se postar fotos sobre os bastidores do consultório e da clínica, o que aumenta a proximidade do paciente.

O YouTube é a rede que a maioria dos usuários utiliza para ver e compartilhar vídeos. Assim sendo, ela é uma ótima ferramenta para divulgar conteúdo impactante de forma mais leve, visto que ver vídeos é mais dinâmico do que ler. É possível postar vídeos tirando dúvidas, explicando procedimentos e patologias ou falar sobre a carreira médica. A dica nesse caso é investir em boa qualidade de som e imagem, assim como na edição.

Mantenha as informações da sua página atualizadas

Lembre-se que a presença nas redes sociais funciona como uma vitrine para o trabalho do médico. Dessa forma, a imagem que o paciente tem do profissional sofrerá com a falta de atualização das mídias, assim como a sua visibilidade no mercado.

O principal aliado para evitar que a desatualização aconteça e, consequentemente ocorra o desinteresse dos pacientes, é programar os conteúdos do mês. A dica é estipular um tempo entre eles, que pode variar de horas até alguns dias.

Quais são os cuidados éticos referentes ao marketing médico?

É importante lembrar que o marketing médico, mesmo digital, precisa seguir algumas regras impostas pelo CRM (Conselho Regional de Medicina).

Primeiramente, é fundamental que nenhuma rede social seja utilizada para praticar a Medicina. Assim, é vetado ao médico atender o paciente, ou seja, indicar tratamento, realizar diagnóstico ou fazer orientações ao paciente por meio da internet. Afinal, a interação pessoal entre médico e paciente é insubstituível, assim como o exame físico.

Divulgar fotos de pacientes, independente da finalidade, também é proibido. Esse é um erro comum, visto que muitos profissionais da área de saúde compartilham fotos de antes e depois para mostrar a eficácia de procedimentos. Outra prática não recomendada é utilizar a aparelhagem, mesmo que essa seja mais moderna, para atrair pacientes.

Além desses cuidados éticos, existem alguns outros que devem ser seguidos. É recomendado acessar o site do CRM e conferi-los, a fim de evitar problemas com a estratégia de divulgação.

E então, entendeu como é importante um médico ter presença nas redes sociais? Existem várias formas de executar o marketing digital de forma ética e responsável na área de saúde. Você, médico, já utilizou alguma das estratégias citadas? Conte para a gente nos comentários!