O marketing de relacionamento é fundamental para qualquer empresa que queira manter a comunicação em dia com os seus clientes, fidelizando e encantando a cada contato. No caso das clínicas médicas, isso não muda. Quem faz a gestão precisa pensar em como interagir com os pacientes, de forma que o consultório seja sempre a primeira opção.

Pensando na importância desse assunto, falaremos um pouco mais sobre ele, dando dicas acerca de como criar estratégias de relacionamento, além de explicar por que é tão fundamental investir nisso. Quer conferir as vantagens e as dicas? Continue a leitura e descubra!

Por que usar estratégias de marketing de relacionamento?

Você acompanha as métricas do seu negócio? Quantos pacientes já passaram por aí, mas nunca voltaram? A taxa de retorno está diretamente ligada à fidelização, que, por sua vez, está relacionada ao relacionamento. Pense bem: um relacionamento precisa de comunicação das duas partes. O consultório precisa fazer a parte dele.

Além de objetivar a preferência e a escolha dos pacientes, o marketing de relacionamento também ajuda no posicionamento de mercado. Ao manter uma boa imagem viva na mente do seu potencial cliente, a probabilidade de recomendação aumenta. Assim, você acaba incentivando a divulgação da sua marca ao aplicar essas boas ações.

Como aplicar na clínica médica?

Há diversas estratégias consagradas no mercado quando o assunto é marketing de relacionamento. Entretanto, é importante pensar no que mais se aplica ao seu modelo de negócio. No caso de consultórios médicos, há especificidades muito importantes, como o atendimento humanizado. Considere-as ao traçar a sua estratégia.

Tenha uma boa base de dados

O primeiro passo para conseguir fazer marketing de relacionamento é ter uma boa base de dados. Para isso, é necessário utilizar um sistema que centralize o lançamento das informações e seja capaz de automatizar a comunicação. É preciso contar com uma configuração simples e eficiente para fazer “disparos” em massa.

Disponibilize tecnologia

Falando em tecnologia, um bom jeito de se relacionar com o paciente é enviando informações pertinentes ao atendimento que ele recebeu. Tanto o médico, em seu consultório, quanto o restante da equipe podem contar com esse recurso. Um bom exemplo é quando o paciente já recebe um SMS avisando de sua consulta.

Disponibilize, para o paciente, esse tipo de tecnologia, na qual ele mesmo pode consultar informações. Um aplicativo é uma boa pedida nesse sentido. Dessa forma, o marketing de relacionamento é fortalecido, já que a clínica médica mantém o contato com o paciente sempre que ele verificar ou for avisado de alguma coisa.

Personalize o atendimento

A comunicação não deve se limitar ao atendimento em consultório. Que tal enviar uma mensagem de “feliz aniversário” ou, lembra-lo que seu Botox® está vencendo? Datas comemorativas devem ser utilizadas sempre — o paciente se sente especial. Faça uma boa segmentação na sua base de dados para conseguir personalizar o atendimento.

Lembre-se de que, no marketing de relacionamento, é fundamental que a pessoa não sinta que está “conversando com um robô”. Por isso, a configuração do sistema é muitíssimo importante: ele deve automatizar, fazendo uso do nome do destinatário, além de encaminhar a mensagem de acordo com a segmentação prevista no planejamento.

Ações desse tipo fazem parte do atendimento humanizado. Agora, se você gostou deste conteúdo, aproveite para saber mais acerca dessa tendência: leia sobre a importância desse conceito nos dias atuais!