Manter um bom relacionamento com o paciente é imprescindível para um consultório ou clínica médica, uma vez que as pessoas não voltarão até o estabelecimento se não forem bem atendidas.
Além disso, ao ter um bom relacionamento com os pacientes, eles indicarão o seu consultório para amigos, familiares, colegas de trabalho etc. De tal modo, a sua clínica terá mais lucratividade!
Mas o que fazer para as relações com os pacientes serem sempre harmoniosas? A chave para o sucesso está no uso da tecnologia, por meio de ferramentas como o software médico. É sobre isso que falaremos neste post. Siga conosco e tire as suas dúvidas acerca do tema!
Por que é importante manter um bom relacionamento com o paciente?
Como explicamos, o bom relacionamento com o paciente garante uma maior lucratividade para o consultório. Contudo, esse não é o único fator que faz com que essa prática seja tão importante. Veja, a seguir, alguns motivos que você tem para investir nisso!
Diferenciação da concorrência
As clínicas médicas, antes de mais nada, são negócios como todos os outros. Por isso, há concorrência no mercado e, se não gostar do atendimento no seu consultório, um paciente poderá buscar por outro profissional.
Ao ter um relacionamento com o paciente bem trabalhado, eles perceberão que têm valor para você. Dessa forma, se sentirão únicas, não apenas mais um entre tantos indivíduos que são atendidos diariamente na clínica.
Fidelização de pacientes
A diferenciação da concorrência promove a fidelização dos pacientes. Uma pessoa que é bem atendida hoje, certamente voltará ao seu consultório quando for o momento de realizar uma revisão ou surgir um problema de saúde.
Se você adotar boas práticas como enviar mensagens em datas comemorativas, os pacientes serão ainda mais fiéis ao seu consultório. Como mencionamos acima, eles se sentirão únicos.
Diminuição dos conflitos
Os conflitos devem ser sempre evitados nos consultórios médicos. Assim sendo, todos que trabalham no estabelecimento devem buscar meios para que isso deixe de acontecer.
Um bom treinamento para as secretárias, enfermeiros e demais profissionais, por exemplo, se faz necessário para que seja praticado o atendimento humanizado e os conflitos sejam evitados. É preciso respeitar as diferenças e as individualidades de cada um, uma vez que as pessoas não são todas iguais.
Como um software médico pode ajudar nesse sentido?
A tecnologia chegou para ficar nos consultórios e clínicas. O uso de um software médico, por exemplo, contribui muito para que o estabelecimento mantenha um bom relacionamento com o paciente.
São diversas as funcionalidades que fazem com que o software para consultórios seja a melhor ferramenta para promover uma relação saudável com os pacientes. Confira, na sequência, as principais delas!
Padronização dos processos
Ao utilizar um software médico, os processos serão todos padronizados. De tal forma, haverá um protocolo de atendimento, que deverá ser seguido desde o momento em que um paciente chega na clínica, até o término de sua jornada.
Além disso, com os processos padronizados, as pessoas já saberão o que precisarão fazer em cada etapa de um tratamento. Se o médico solicitar uma revisão meses após um procedimento cirúrgico, por exemplo, pode ser enviada uma mensagem lembrando o paciente da necessidade de agendar uma consulta.
Organização do consultório
O consultório também fica muito mais organizado com o uso de um software médico. Isso porque as tarefas diárias serão automatizadas, de modo a evitar que erros aconteçam.
O agendamento de consultas, por exemplo, só pode ser feito por meio do software. Isso evita falhas, como a marcação de dois atendimentos no mesmo horário. Vale ressaltar que é possível programar intervalos entre uma consulta e outra para organizar o ambiente e evitar atrasos.
Ainda sobre a organização, não podemos deixar de citar a questão dos prontuários eletrônicos. Isso porque aqueles grandes fichários ou pastas com muitos papéis contendo as informações dos pacientes poderão ser substituídos por um sistema digital.
De tal forma, o espaço também será mais organizado, proporcionando um atendimento mais adequado e com mais qualidade para todos os pacientes que chegarem até o estabelecimento. Além disso, todas as informações poderão ser encontradas facilmente pelo médico, agilizando e dando mais qualidade para as consultas, uma vez que ele poderá verificar facilmente o prontuário de cada paciente antes de iniciar um atendimento.
Melhora da comunicação com os pacientes
A comunicação com os pacientes melhora muito quando se utiliza um software médico. Isso porque podem ser enviadas mensagens para confirmar consultas, alertar sobre revisões etc.
Além disso, quem trabalha na secretaria terá menos trabalho com o agendamento de consultas e organização do consultório. Dessa forma, será possível se dedicar mais à prestação de um atendimento de mais qualidade, seja por telefone, seja presencialmente.
Desenvolvimento de ações de marketing
O desenvolvimento de ações de marketing é uma prática importante para atrair mais clientes para o consultório. O software médico também pode ajudar nesse sentido, gerando indicadores para serem utilizados em campanhas.
Se você perceber que boa parte dos pacientes agenda consultas por conta de problemas respiratórios no inverno, por exemplo, pode criar conteúdos com dicas de prevenção e tratamentos em suas redes sociais. Isso faz com que sejam criados vínculos com os seus seguidores e que o relacionamento seja de mais qualidade.
Envio de cartões de aniversário
Quem não gosta de receber um cartão de aniversário? Com o software médico, você poderá desenvolver essa estratégia de marketing de relacionamento. É possível colocar a data de nascimento dos pacientes na ficha em que eles preenchem ao realizarem o primeiro atendimento.
Depois disso, automaticamente são enviados cartões de aniversário aos pacientes. Essa prática fará com que as pessoas se sintam queridas pelo médico e seus colaboradores, estreitando os laços de relacionamento.
Viu como um software médico é a ferramenta ideal para melhorar o relacionamento com o paciente? Então não perca a oportunidade de contar com esse programa no seu consultório!
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