O marketing é uma área da comunicação que tem o objetivo de mostrar aos clientes em potencial o valor e benefícios de um serviço ou produto com o propósito de concluir uma venda. O marketing médico é uma ramificação que trata da comunicação dentro da área médica, envolvendo profissionais de saúde e pacientes.

O marketing médico é trabalhado de uma forma um pouco diferente do tradicional, demandando alguns cuidados do profissional ou da clínica. Isso porque, nesse caso, não existem clientes, mas, sim, pacientes.

Por se tratar de um segmento delicado em que é necessário atrair novos pacientes e fidelizar os antigos, sem desrespeitar as regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina ou transformar a área em ação comercial, é importante que os profissionais estudem o assunto antes de aplicar estratégias de marketing dentro dos seus consultórios e clínicas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo especial que vai ajudá-lo a entender mais sobre o marketing médico na prática. Acompanhe e entenda!

O que é marketing médico?

O marketing tradicional tem o propósito de explorar e entregar valor para satisfazer as demandas de um mercado. O marketing médico, por sua vez, não é um conjunto de práticas que visa a somente divulgar o trabalho do profissional da área de saúde.

Os seus objetivos também incluem criar uma comunicação com possíveis novos pacientes, assim como demonstrar o valor e o diferencial do trabalho do profissional em questão.

É importante destacar que o marketing médico enxerga o público-alvo como paciente e não como cliente, como é estabelecido para o marketing convencional.

Isso é relevante porque a pessoa que procura assistência médica está fragilizada e tem questões de saúde para resolver, que afeta o seu emocional e sua estabilidade. Dessa forma, é necessário que as estratégias de comunicação com esse público tenham um diferencial: o humanismo.

Qual é a importância do marketing na área de saúde?

Antigamente, os pacientes conheciam seus médicos somente por meio de indicações — o que, sem dúvidas, ainda é uma ótima forma de marketing — e pelos catálogos de planos de saúde e convênios.

No entanto, atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, além de serem mais exigentes com as informações recebidas. A internet possibilitou procurar sobre qualquer assunto e encontrar várias fontes, assim como achar profissionais de qualquer área.

Desse modo, o médico que não é encontrado na internet perde uma grande oportunidade de atração de pacientes para a clínica. Além disso, a pessoa que recebe uma indicação procura sobre o profissional nas páginas virtuais, a fim de atestar as informações sobre ele.

O profissional da saúde que deseja se manter competitivo no mercado precisa se adequar à atual realidade e investir em estratégias de marketing. Nesse caso, o Inbound Marketing, também chamado de “novo marketing” ou “marketing de conteúdo”, é a escolha ideal, como você verá a seguir.

Como é feito o marketing médico?

O marketing médico pode ser feito por meio de várias estratégias, a maioria delas leva em consideração a comunicação digital e o uso de estratégias online, já que estas são a grande tendência do mercado.

Confira a seguir algumas das estratégias que podem ser aplicadas no plano de marketing da sua clínica ou consultório médico.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de publicidade em que a empresa, em vez de ir atrás do cliente, faz com que a pessoa voluntariamente encontre o empreendimento por mecanismos de buscas, redes sociais, sites de referência e diversos outros canais.

No Inbound Marketing, há uma interação aberta e constante entre a marca e o cliente. Além disso, a mensagem é passada de forma contínua para a pessoa, no momento mais oportuno.

Nesse caso, há mais engajamento e desenvolvimento de uma relação duradoura e de confiança entre a empresa e o cliente.

Marketing de Conteúdo

A principal estratégia do Inbound Marketing é criar conteúdo relevante para atrair novos clientes, o que é chamado marketing de conteúdo.

No caso do marketing médico, é possível colocar esse pilar em prática ao escrever artigos que solucionem as dúvidas de pessoas que precisam de ajuda com o seu problema de saúde.

Dessa forma, por meio de conteúdos educativos você atrai visitantes para o seu site, que consomem esse conteúdo e, a médio prazo, podem vir a se tornar novos pacientes.

O marketing de conteúdo, além de ajudar o profissional de saúde a atrair novos pacientes, também contribui para o compartilhamento de informações úteis e seguras no ambiente digital.

Outro objetivo do marketing de conteúdo é gerar autoridade sobre o trabalho, ou seja, mostrar ao paciente que o médico é competente e domina o assunto em questão. Uma pessoa que foi diagnosticada com refluxo, por exemplo, pode procurar por esse assunto na internet, a fim de saber mais sobre a sua doença e encontrá-la em um blog médico.

Se o conteúdo for bem escrito e convencer o leitor de que o médico é competente, é possível que ela marque uma consulta com o autor do post. Para colocar essa estratégia em prática, o profissional da área de saúde pode postar seu conteúdo em um blog ou em suas redes sociais.

O site é a página em que o médico coloca as informações sobre a sua formação, a localização da clínica ou do consultório e quais são os procedimentos feitos no local, por exemplo. Dentro do site, existe o blog, página em que os conteúdos relevantes serão postados.

Redes Sociais

As redes sociais são uma boa alternativa para conquistar pacientes. Afinal, além de serem outra fonte de pesquisa, servem para estreitar o relacionamento entre o médico e seu paciente.

Nelas, é possível desenvolver uma interação próxima e também utilizar as redes para divulgar conteúdos do blog ou site da sua clínica. Nesse caso, pode-se utilizar o Facebook e criar uma Fanpage para postar fotos e artigos.

Outro recurso disponível é o Instagram, rede social em que é possível disponibilizar vídeos curtos e fotos com informações breves. O Instragram oferece um recurso chamado “Stories”, trata-se de outra ferramenta que vem sendo muito utilizada pelos profissionais para tirarem dúvidas dos seguidores, trazerem informações sobre procedimentos e se aproximarem do seu público.

Além disso, existem o Twitter, o LinkedIn, o YouTube e o WhatsApp, que também podem ser utilizados como meios de comunicação e divulgação. A presença nas redes sociais pode ser uma boa forma para gerar autoridade e confiança para sua clínica.

Vale destacar que a definição das melhores redes sociais para alcançar o seu público devem ser feita na etapa de análise de mercado e de comportamento dos seus pacientes. Não adianta estar presente nas redes sociais em que os seus pacientes em potencial não estão. Por isso, defina de forma adequada quais serão as redes utilizadas em suas estratégias.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que pode gerar bons resultados para a clínica médica. Nos e-mails, você fornece conteúdo relevante e de interesse do paciente. É possível, por exemplo, disponibilizar informações sobre prevenção de doenças e promoção de saúde que estejam associadas às especialidades com que você trabalha.

Ao abordar uma estratégia de e-mail marketing, a ideia é criar um relacionamento ainda mais próximo com a pessoa. Por isso, você deve mostrar presença, cordialidade e atenciosidade, esclarecendo as dúvidas que podem surgir. Além de ser uma ótima forma de divulgar a clínica, é também uma possibilidade de facilitar o acesso à informação.

Qual a importância de conhecer o seu público?

Para fazer um bom marketing médico, conhecer o público é uma questão fundamental. O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo demandam a criação de materiais direcionados ao público, para que haja atração de pessoas e criação de engajamento.

Por isso que mencionamos a necessidade de conhecer o seu público e saber, por exemplo, em quais redes sociais ele está presente. As estratégias devem considerar os interesses e as particularidades de quem você quer atingir com a sua estratégia de marketing médico.

Essa medida contribui para a melhora do índice de conversão de pessoas com potencial interesse na clínica e em pacientes. Além disso, conhecendo bem o seu público, é mais fácil definir o estilo e o tom do conteúdo que você vai produzir.

Ainda, você poderá escolher as temáticas abordadas e delinear melhor como serão estruturadas as estratégias de marketing médico.

Como criar uma persona?

Nesse contexto, uma alternativa interessante é a criação de uma persona. A persona é uma representação daquele que seria o seu cliente ideal, sendo fictícia, mas produzida a partir de pesquisa.

A persona não se confunde com o público-alvo já que ela representa uma pessoa, enquanto o público representa um grupo de pessoas. Neste contexto, é importante ter em mente que a persona é personalizada e também humanizada. A persona reúne algumas informações, como:

  • características psicológicas e físicas do potencial paciente;
  • temas de interesse, por exemplo, esportes, alimentação saudável etc;
  • atividades que ele realiza pessoal e profissionalmente;
  • nível de instrução;
  • quais informações o potencial paciente consome em quais veículos — se ele lê jornal, acessa redes sociais;
  • objetivos, desafios enfrentados e dificuldades;
  • quem influencia as decisões da persona.

Com base nessas orientações, você consegue montar um roteiro, abordando as temáticas destacadas. Você pode, por exemplo, fazer entrevistas com seus pacientes, pois essas informações ajudam a delinear o perfil da sua persona. Os dados serão reunidos e, a partir deles, você estruturará um perfil ideal que servirá como base para a adoção das estratégias de marketing.

Qual a importância de alinhar estratégias de marketing online e offline?

O alinhamento do marketing online e offline é importante para promover o engajamento e um envolvimento diferenciado do cliente, para multiplicar os pontos em que a pessoa pode se lembrar da marca e fazer contato com a clínica e também para ampliar a capacidade de atração do estabelecimento.

Afinal, nem todas as pessoas têm domínio da tecnologia e boa interação com o marketing online. As estratégias offline e online são complementares e, juntas, podem contribuir muito para a divulgação do seu empreendimento da área da saúde.

Esse alinhamento deve se refletir principalmente no atendimento e no relacionamento com o paciente. Isso porque ele contribui para a credibilidade da clínica e para a estruturação de uma relação de confiança.

Existem restrições para o marketing médico?

Como falado, a área de marketing médico deve ser tratada com muita atenção, visto que existem restrições do Conselho Federal de Medicina.

Primeiramente, é proibido anunciar, de forma indireta ou direta, uma especialidade que o médico não tem. Afinal, além de ser antiética, essa prática pode colocar em risco a vida do paciente. Por isso, antes de divulgar os seus serviços para o mercado, esteja ciente de que só poderá mencionar as habilidades que podem ser devidamente comprovadas.

Outra proibição está relacionada ao anúncio de aparelhagem. Sendo assim, mesmo que uma clínica ou consultório tenham aparelhos mais modernos, é proibido fazer propaganda usando-os como vantagem.

Exibir fotos de pacientes, seja para divulgar o resultado de procedimentos, seja em comparativos de “antes e depois” de tratamentos, seja para publicar fotos tradicionais, também não é uma forma de divulgação aprovada pelo CFM. Isso porque não é justo que um paciente e sua doença ou problema de saúde sejam usados para promover um profissional da área.

Entretanto, fotos que não identifiquem o paciente ou que estejam autorizadas pelo mesmo podem ser objeto de suas estratégias de marketing. Para não errar na hora de usar este tipo de fotografia a dica é: tenha parcimônia.

Por fim, é imprescindível que as redes sociais não sejam usadas para praticar a Medicina. Esses canais servem para a aproximação do paciente, mas nunca para diagnosticá-lo, orientá-lo ou tratá-lo. É importante ter em mente que nada substitui a interação presencial na prática clínica.

Além dessas, existem mais restrições para o marketing médico, que devem ser consultadas antes de se iniciar a estratégia de divulgação. Se você vai começar sozinho, acesse o site do CFM e pesquise a respeito das orientações envolvendo marketing médico.

Se você for contratar uma agência de marketing, verifique se os profissionais envolvidos no trabalho conhecem as restrições do conselho, bem como se eles têm experiência no atendimento de profissionais da área de saúde.

Como você pode ver, existem diversas maneiras de atingir os pacientes e atraí-los com o marketing digital — basta saber usá-lo com responsabilidade e ética.

Conhecer as restrições éticas, elaborando um bom planejamento e definindo objetivo e as estratégias que serão utilizadas, é um dos principais passos para atrair um público fiel no seu negócio. Lembre-se que em qualquer estratégia de marketing é imprescindível acompanhar as métricas e resultados, desenhando novas estratégias sempre que for necessário.

O marketing médico é fundamental para conseguir destaque no mercado e contar com um bom número de pacientes na clínica. Há uma série de alternativas viáveis para fazer a divulgação do seu empreendimento de saúde. Com as medidas certas, você pode alcançar o sucesso e melhorar os resultados gerais do seu negócio.

E então? Gostou de aprender sobre marketing médico? Se você deseja saber mais sobre o assunto, acesse nosso post sobre quais cuidados devem ser tomados com a reputação do médico online e informe-se!