A cada dia mais equipamentos são criados e melhorados em prol da beleza. As clínicas estéticas oferecem inúmeros tipos de tratamentos para as mais diversas necessidades de homens e mulheres. Há procedimentos estéticos que são mais ou menos invasivos, mas a verdade é que praticamente todo mundo deseja ou já desejou realizar ao menos algum procedimento.

Nesse contexto, o uso da tecnologia tem trazido diversas vantagens para o meio, tanto para os profissionais que atuam na área como para os clientes que recebem os tratamentos. Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre como a tecnologia tem ajudado nos tratamentos estéticos!

Tecnologia e estética

Quando falamos de tecnologia, não estamos nos referindo apenas aos equipamentos e às substâncias utilizadas, mas também aos sistemas. Existem sistemas que ajudam, e muito, a melhorar os procedimentos estéticos e torná-los mais precisos e eficazes.

Em geral, os tratamentos são menos dolorosos, mais acessíveis, mais seguros, com tempo reduzido de recuperação e maior eficácia. Novos processos chegam de outros países ou são desenvolvidos aqui para melhorar os resultados nos pacientes.

A tecnologia pode auxiliar em diversas frentes, como veremos a seguir.

Gestão da clínica de estética

Um bom exemplo do uso da tecnologia para a gestão diz respeito ao uso de um sistema de gestão integrado e digital. Com ele, fica muito mais fácil fazer com que o estabelecimento entre nos eixos e cresça exponencialmente. Além disso, é possível mensurar os resultados, gerar relatórios, mapear público-alvo, manter as contas em dia e o agendamento organizado.

Imagine parabenizar os aniversariantes do dia, confirmar os agendamentos de consultas e lembrar aos pacientes de toxina botulínica que está na hora de rever o procedimento? Tudo isso é possível em poucos cliques enviando mensagens por SMS e e-mail diretamente de um software.

Pode-se aliar a isso um banco de imagem dos seus pacientes com editores integrados. Além disso, com um bom sistema fica fácil acessar anamneses, evolução em laudos, gerar diagnósticos, arquivos, emitir receituários, atestados e muito mais.

Por fim, vale ressaltar que a tecnologia ajuda também na divulgação da clínica e atração de novos pacientes. Por exemplo, se o sistema realiza um “antes e depois” ou uma simulação para estudo do procedimento, isso pode ser extremamente benéfico para a clínica e para o paciente. Também pode auxiliar em questões de métricas e simetria, quantia de produtos usados e assim por diante.

Principais procedimentos estéticos

Agora que você já entendeu como a tecnologia pode ser utilizada para a gestão da clínica estética, vamos falar mais especificamente como a tecnologia é empregada nos principais procedimentos estéticos realizados nas clínicas.

Massagem modeladora

A massagem modeladora é uma modalidade especial de massagem feita com movimentos mais intensos, com a intenção de atingir camadas mais profundas do corpo. A ideia é que os movimentos realizados deixam a região mais firme e definida, pois melhoram a circulação e o metabolismo locais.

Algumas soluções tecnológicas podem ser aliadas à massagem modeladora para a melhoria dos resultados obtidos, como:

  • cremes lipolíticos;
  • aparelhos de quebra de gordura localizada.

Peeling

Os peelings incluem um conjunto de técnicas que visam à descamação da pele com posterior renovação celular. A principal divisão entre os tipos de peeling são o químico e o físico.

O peeling químico é feito com a aplicação de ácidos isolados ou combinados. Os avanços tecnológicos e as descobertas têm permitido a criação de produtos mais adequados para cada tipo de pele e com menos reações adversas.

O peeling físico é aquele no qual a retirada das células mortas é feita por um processo mecânico. Eles dependem do uso de equipamentos tecnológicos para a aplicação do material que produz a descamação. Alguns exemplos são o peeling de cristal, de platina, de diamante.

Depilação a laser

Na depilação a laser, a retirada dos pelos é feita por meio da aplicação de um comprimento de onda de laser ou uma luz pulsada sobre o local de crescimento do pelo.

Para isso, são utilizados aparelhos especiais com diferentes tecnologias, que visam atingir apenas a estrutura do bulbo capilar, sem danificar a pele subjacente. Os equipamentos mais modernos podem ser usados em qualquer tipo de pelo (grossos ou finos) e não têm mais riscos de queimaduras, independentemente do tipo de pele.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é a proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sua aplicação em pequenas quantidades nos músculos faciais bloqueia o impulso para o músculo específico, causando relaxamento local. Dessa maneira, esse procedimento estético é indicado para pessoas que desejam amenizar as linhas de expressão e rugas profundas.

Os avanços tecnológicos na área têm permitido a extração de uma toxina mais pura, o que reduz possíveis efeitos colaterais da técnica.

Vantagens do uso da tecnologia na estética

Vamos começar falando sobre as vantagens do uso da tecnologia para a gestão das clínicas estéticas.

De maneira geral, a clínica se torna muito mais eficiente, o que, por consequência, gera melhorias na visão que os pacientes têm do estabelecimento. Eles desejam acompanhar todo o processo e ver os resultados. Ter isso em documentos organizados facilita ainda mais expor tais resultados e deixar o paciente mais satisfeito.

Além disso, a tecnologia pode ser usada no meio digital para a divulgação do seu trabalho. Apenas atente para as normas vigentes referentes à publicidade na área da saúde, pois existem algumas regras que precisam ser devidamente cumpridas. Dessa forma, com campanhas online, fica mais fácil monitorar os resultados, além de gastar menos com ações de comunicação.

Outras vantagens do uso da tecnologia a favor de procedimentos estéticos são:

  • equipamentos de última geração promovem um cuidado de maior qualidade;
  • soluções tecnológicas de gestão aumentam a rapidez da realização de todos os processos da clínica;
  • aparelhos tecnológicos oferecem maior precisão na realização da técnica.

Notou como há diversas maneiras de usar a tecnologia a favor de procedimentos estéticos? Tanto na parte de gestão quanto no atendimento, é possível usar artifícios tecnológicos e informatizados. Por isso, use e abuse dessas possibilidades e saia na frente da concorrência.

E aí, gostou do texto? Então, que tal seguir nossas páginas nas redes sociais e acompanhar nossas novidades? Estamos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn!