O mundo digital e das mídias sociais faz parte ativamente do cotidiano de grande parte da população nos dias atuais, e o que está contido nele é quase tão importante quanto o que acontece na “vida real”. As pessoas buscam todo tipo de informação e indicações na internet, desde dicas de restaurantes para frequentar até avaliações de todos os tipos de profissional, como médico.
Na realidade da medicina, a reputação online do médico tem ganhado importância entre os profissionais e os pacientes. Os profissionais precisam ter cuidados especiais e estar atentos para os comentários que são feitos a seu respeito e a de sua prática.
Quer saber mais? Para ajudar, elaboramos este texto com dicas dos cuidados que devem ser tomados para a reputação online do médico. Confira!
O que é a reputação online?
A reputação online significa a imagem que uma determinada pessoa ou profissional possui no meio digital, de acordo com as informações e opiniões a seu respeito presentes em redes sociais ou em sites destinados para esse fim específico.
A sua importância vem crescendo entre os profissionais de todas as áreas, incluindo os médicos. A internet é um meio praticamente infinito de informações, e é justamente o local em que os pacientes buscam informações sobre sua condição de saúde e sobre os profissionais com os quais vão se consultar.
Atualmente, existem diversos sites criados especificamente para a avaliação dos médicos por pacientes que já se consultaram com eles. Muitos pacientes buscam esses sites antes de marcar uma consulta a fim de escolher o melhor profissional para cuidar da sua saúde.
Dessa forma, a reputação online faz parte do processo de escolha dos pacientes e por isso o profissional precisa estar preocupado com a sua.
Qual é a importância da reputação online para o médico?
Todos sabemos o poder que a internet tem de tornar as informações acessíveis em tempo recorde. Isso significa que, em questão de horas ou minutos, milhares ou milhões de pessoas podem ter acesso a informações referentes a um determinado profissional. Se a informação for ruim ou polêmica, o impacto e a velocidade de propagação são ainda maiores.
Por isso, o médico precisa estar atento ao que é compartilhado sobre ele no mundo online. E isso não está relacionado apenas aos sites de avaliação de médicos. A reputação online está ligada a qualquer conteúdo online que tenha conexão com o profissional, como:
- fotos, postagens, compartilhamentos em qualquer rede social;
- sites e blogs do profissional ou da clínica em que ele trabalha;
- notícias em jornais online.
Antes da internet, a reputação pessoal era de grande importância para os médicos, principalmente por que a maior parte do seu marketing era feito boca a boca. O profissional deveria gerar uma boa impressão e satisfazer o paciente para que ele o recomendasse para seus amigos e familiares.
Já hoje em dia, a reputação online ganhou praticamente a mesma importância, ou seja, a imagem que o médico possui no meio online é a referência que ele passa para o mundo. Por isso, é necessário construir uma boa reputação no meio digital. Afinal, em grande parte das vezes, a presença online é a primeira impressão que o paciente tem do médico.
É importante lembrar também que a internet permite que um público cada vez maior seja alcançado. Um bom prestígio online pode ser o suficiente para multiplicar o número de pacientes de um médico, apenas pela “fama” adquirida por meio das redes sociais. Essa boa reputação online é equivalente a uma presença digital bem-sucedida de uma empresa.
Por outro lado, uma má reputação online pode trazer consequências como:
- redução no número de pacientes atraídos por meios digitais;
- desistência de pacientes que já eram atendidos;
- comprometimento da reputação do estabelecimento de saúde como um todo.
Como construir uma boa reputação online?
Agora que você compreendeu o que é uma reputação online e a sua importância para o médico, listamos algumas dicas de como construir uma boa reputação online.
Faça a diferenciação entre perfil pessoal e profissional
Se o médico deseja ter presença nas redes sociais como um profissional da área, é importante diferenciar esse perfil do seu pessoal. Isso garante que os pacientes e potenciais pacientes não confundam ou julguem o que o profissional faz em sua vida pessoal.
Por exemplo, postar fotos em festas e com bebidas em um perfil profissional pode comprometer a imagem transmitida. O ideal é que o perfil pessoal seja fechado.
Ouça a opinião dos pacientes
O paciente é o foco do cuidado em saúde e, portanto, é a melhor pessoa para refletir a qualidade desse zelo. Por isso, os profissionais de saúde devem sempre buscar sua opinião, o que pode ser feito de diversas maneiras.
A busca por feedback pode ser alcançada no próprio consultório ou em um momento pós-consulta. E as redes sociais e meios digitais também são uma ótima oportunidade de abrir um canal de comunicação para receber elogios e críticas, sempre com o intuito de melhorar a assistência oferecida.
Responda às reclamações
Um dos pontos em que qualquer cliente mais presta atenção quando busca informações em site de avaliações é a resposta da empresa ou profissional. Por isso, sempre que possível, responda às reclamações e também aos elogios que forem feitos.
Essa atitude demonstra preocupação com o paciente e vontade de melhorar, o que, com certeza, contribui para a reputação online. Lembre-se de ser educado e buscar soluções para o problema apresentado na reclamação.
Em caso de clínicas ou consultórios maiores, esse trabalho pode ser realizado por uma pessoa especialmente designada para tal.
Compartilhe comentários bons
Comentários ruins e críticas têm um grande impacto sobre a reputação online, porém é importante lembrar que os elogios e comentários bons podem afetar ainda mais a decisão dos pacientes. Por isso, vale a pena compartilhar e expor os elogios feitos por outros pacientes.
Isso vale para fotos compartilhadas por pacientes, comentários feitos no site ou nas páginas de redes sociais. A reputação positiva é uma das melhores maneiras de atrair novos pacientes.
A reputação online do médico já pode ser considerada um elemento de grande importância no processo de escolha dos pacientes, principalmente pois eles se tornam mais exigentes a cada dia. Por isso, o médico deve estar atento e buscar práticas que influenciam positivamente como ele é visto no meio digital.
E aí, gostou do texto de hoje? Que tal seguir nossas páginas nas redes sociais e acompanhar nossas atualizações? Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!