O marketing é um recurso fundamental para o sucesso de empreendimentos. Por meio de estratégias bem elaboradas, a marca adquire visibilidade no mercado e atrai consumidores interessados no serviço oferecido.Na área da saúde, o marketing médico é fundamental.

Assim como em outros setores, os pacientes se informam acerca das instituições e dos profissionais, ou seja, adquirem conhecimento dos prestadores de serviços.

Porém é necessária atenção com o âmbito do marketing médico e ética, a fim de não descumprir com nenhuma norma estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina. Mas não se preocupe! Continue a leitura e saiba tudo sobre a temática!

A associação entre marketing médico e ética

Com o aumento do número de profissionais médicos, clínicas, consultórios e demais serviços de saúde, a concorrência no setor se faz cada vez mais presente.

Além disso, os pacientes estão mais informados, buscando conhecimentos acerca de cada aspecto relacionado com a sua necessidade de assistência em saúde. A consequência disso é o aumento do senso crítico, mostrando um perfil mais criterioso no momento da escolha do serviço.

Portanto, é fundamental que haja a aplicação dos conceitos de marketing no contexto médico. Consequentemente, serão colocados em prática diversos processos com o intuito de estabelecer um canal de comunicação com o paciente, gerando conteúdo de valor para o indivíduo.

Embora seja essencial a utilização do recurso para atrair e fidelizar pacientes, é preciso cuidado ao colocar em prática as estratégias, visto que existem normas rígidas para publicidade estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Manter a ética durante a implementação de estratégias é um dos pilares para o marketing médico, valorizando a prática publicitária sem infringir as regras estabelecidas para tal.

Uma grande aposta dos gestores de clínicas e consultórios é a contratação de empresas especializadas em marketing médico, uma vez que estão familiarizadas com as limitações e as permissões envolvidas no contexto.

Além de conhecerem cada prática autorizada pelo CFM, tais empresas também apresentam experiência em marketing por si só, auxiliando no planejamento estratégico das campanhas publicitárias que serão feitas pelo contratante.

Sabemos que, por vezes, não é possível a contratação de uma empresa especializada, recaindo sobre o médico a responsabilidade de elaborar as estratégias de marketing.

Os erros mais cometidos ao fazer marketing médico

Como dito anteriormente, há algumas normas para publicidade no contexto médico. Veja, a seguir, quais os erros mais comuns nesse cenário!

As autoafirmações não comprovadas

Começamos, então, pela imagem do médico. A autodescrição do profissional é de suma importância para que o paciente conheça aquela pessoa responsável pelo seu tratamento. Porém há detalhes que merecem atenção nesse tópico.

É expressamente proibida a divulgação de médico especialista em determinada área sem que isso seja reconhecido pelo Conselho. Além disso, mesmo que o médico seja realmente certificado em tal especialidade, não é permitida afirmações de superioridade, ou seja, de ser o melhor naquele serviço prestado.

A divulgação de preços

Falando agora sobre as os procedimentos, embora seja permitida a divulgação de informações acerca de determinado serviço, é proibido seja informada, também, a precificação deles. Evite, portanto, o descumprimento dessa norma!

A exaltação de equipamentos

Além da divulgação de preços, há outro aspecto envolvendo valores e divulgação: os equipamentos. Sabemos que não é fácil montar um consultório e que, ao adquirir um equipamento de qualidade, o médico conta com um importante aliado para assistência à saúde.

Porém a medicina não tem espaço para disputas tecnológicas, ou seja, não é permitida a divulgação dos aparelhos associando-os a frases como “O mais recente!”, “O melhor!” ou “O mais caro do mercado!”.

As consultas a distância

Ainda sobre os serviços, mais especificamente as consultas, é proibido que elas sejam conduzidas à distância. No século XXI, a tecnologia se mostra eficiente na quebra de barreiras físicas, seja por meio de vídeos, seja via mensagens instantâneas.

Entretanto é imprescindível que as consultas sejam conduzidas pessoalmente, sendo proibido definir tratamentos e fazer prescrições à distância.

As promessas constantes

Seguindo o raciocínio sobre definição de tratamento, um erro muito cometido é o profissional realizar promessas constantes. Garantir o sucesso de um procedimento ou de determinada conduta é um risco muito grande que o médico corre.

Em vez de sucesso, é ideal que o médico assegure comprometimento na assistência prestada.

A divulgação de fotos

Por fim, quando falamos de paciente, sua imagem precisa ser preservada, estando ele resguardado de qualquer tipo de exposição. Em outras palavras, é proibida a divulgação de informações pessoais e/ou de fotos do indivíduo.

As 5 dicas para não errar no marketing médico

Agora que você conhece os principais erros cometidos, chegou a hora de saber quais são as práticas indicadas para sucesso publicitário!

1. Caracterize o profissional e a instituição

Antes de tudo, o usuário do serviço deve estar ciente do profissional que o realiza, bem como de onde ele é localizado. Portanto, é fundamental para o médico manter seu perfil e seu histórico acessível, com divulgação de especialização já certificada pelo Conselho.

Além disso, a instituição também deve ser bem descrita, com informações sobre o local acessíveis àqueles que o frequenta.

2. Crie uma identidade visual

Para que o estabelecimento e a equipe do local possam ser divulgados, é de suma importância a elaboração de uma identidade visual, ou seja, dar uma cara para sua marca e seu negócio.

Nesse momento, é viável a solicitação de colaboradores designers, os quais ficarão responsáveis pela criação de logotipos e demais imagens para divulgar o local em meios de comunicação.

3. Estude o público-alvo

É preciso, ainda, conhecer o público-alvo, ou seja, saber as características dos pacientes. Tais informações se referem desde o sexo, idade, escolaridade, até mesmo quais conteúdos poderiam ser relevantes para o perfil de usuário.

4. Tenha presença digital

Feita a identificação do público-alvo, torna-se mais eficiente manter uma presença digital. Assim, a equipe responsável poderá definir quais redes e canais são mais recomendados para disseminação de informações para aqueles interessados.

Além disso, a criação de conteúdo, pautas e campanhas publicitárias é direcionada especificamente para o público-alvo, ou seja, para os reais interessados na área.

5. Esteja presente fora das redes

Ressaltamos, enfim, que o planejamento estratégico de marketing deve englobar meios de divulgação que não sejam, exclusivamente, as redes sociais. Assim, é ideal incentivar a presença em rádios, programas de telecomunicação e até mesmo a prática de boca a boca, ainda praticado nos dias atuais.

Com este conteúdo, esperamos ter elucidado os principais aspectos associados ao marketing médico e ética presente no contexto. É fundamental que o médico empreendedor esteja ciente da importância da divulgação e das normas existentes para tal. Assim, é possível proporcionar o desenvolvimento da clínica ou consultório, assegurando a legalidade nas ações publicitárias.

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