Apenas atender bem já não é mais o suficiente para o paciente voltar à clínica. Aliar técnicas de marketing digital com um bom atendimento é a fórmula para fidelizar seus pacientes. Veja como!
Foi-se o tempo em que apenas um bom, preciso e competente atendimento médico era o suficiente para manter um paciente fidelizado e satisfeito com os serviços do consultório. A concorrência aumentou consideravelmente de anos para cá, e cada vez mais as clínicas médicas têm se munido de diversas estratégias para captar e fidelizar cada vez mais seus pacientes.
Hoje em dia, para que o paciente retorne à clínica ou ao consultório, toda a sua experiência de atendimento, desde o agendamento até o pós-consulta, devem ser personalizados, humanizados e sempre voltados ao bem estar do paciente, que é o que faz que as clínicas possam crescer e ter sucesso.
Neste sentido, está se tornando cada vez mais usual e importante para um estabelecimento de saúde utilizar estratégias do marketing digital para manter o seu público, os pacientes, fidelizados. A vantagem dessa fidelização vai além da manutenção de um número razoável de atendimentos, pois os pacientes fiéis tendem a indicar e recomendar os serviços de consultórios para conhecidos, amigos e pacientes. Tudo isso faz com que o trabalho de sua clínica se torne ainda mais competitivo, eficiente e com crescente qualidade.
Como fidelizar seus pacientes?
Uma das formas mais convencionais de realizar essa fidelização é fazer com que o paciente se sinta confortável dentro da clínica, desde a sala de espera até a sala de consulta. Para isso, mime seu paciente com balas, chás, revistas (novas), uma programação interessante na TV e um ambiente agradável, aconchegante e com decoração de bom gosto, viva e harmoniosa.
Prepare sua equipe para realizar um atendimento personalizado, com gentileza e muita cordialidade, afinal, o paciente que se sente especial em todos os momentos de sua experiência com a clínica certamente retornará!
O marketing digital pode ser um ótimo aliado na fidelização
Uma forma de o paciente se sentir especial e se tornar mais fiel à sua clínica é através do envio de emails com conteúdo relevante e personalizado para sua caixa de entrada. Esta é uma maneira de o paciente perceber que está lidando com profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento e com o bem-estar de seu público. Mas neste momento, cabe usar a cabeça: gere conteúdo que seja adequado a cada paciente – leve em conta faixa etária, características físicas e outros fatores para uma disseminação de conteúdo mais sintonizada com os possíveis interesses daquele cliente.
Nesse mesmo movimento, uma forma de demonstrar que o paciente é importante para o consultório é enviar uma mensagem SMS a ele em datas comemorativas como em seu aniversário, por exemplo. Estreite a relação entre a clínica e o paciente, afinal, ele é a engrenagem mais importante deste sistema, sem a qual não existiriam atendimentos ou rendimentos.
Tenha uma boa presença online. Agregue um blog à sua página na internet, com geração de conteúdos interessantes e que mostrem ao paciente o conhecimento e a competência do trabalho realizado no estabelecimento.
Mantenha ainda perfis nas redes sociais sempre atualizados, e de preferência, com linguagem leve e bem-humorada. Para consolidar ainda mais a fidelização de seus pacientes, não deixa de responder a todos que interagem nas redes sociais. Suas perguntas, elogios e até mesmo críticas são muito importantes para reforçar uma boa imagem pública do consultório e dos profissionais que lá trabalham.