O prontuário eletrônico é uma realidade para clínicas que fazem gestão focando manterem-se competitivas no mercado. A maioria dos médicos já utiliza alguma maneira de digitalizar o lançamento de informações do paciente, mas a verdade é que o prontuário eletrônico traz ainda mais funcionalidades e organizações do que outras formas de registro.

Pensando na importância desse recurso, este post vai apresentar as 4 principais vantagens de fazer uso do prontuário eletrônico, demonstrando qual é o valor agregado da ferramenta no dia a dia do médico e da clínica. Que tal se inteirar sobre esse assunto? Veja, a seguir, os benefícios!

1. Integração de dados

O prontuário eletrônico do paciente é a forma mais segura de manter os dados salvos. Em um ambiente virtual, nada se perde. Além de reduzir o espaço utilizado na clínica com papeladas, arquivos e outros materiais, o uso do prontuário mantém as informações centralizadas, possibilitando, inclusive, o acesso remoto.

Sendo assim, você pode obter todas as informações sobre o paciente por meio de qualquer dispositivo, em qualquer local, desde que esse seja habilitado às consultas. Erros de legibilidade e transcrição também são anulados, tornando tudo inteligível para todos da equipe, além dos próprios pacientes.

2. Melhoria no atendimento

Imagine que todos os setores envolvidos têm acesso às informações pertinentes ao paciente, atualizadas em tempo real. O resultado disso é que se cria um “histórico” de informações, sendo esse de fácil consulta. Consultas e diagnósticos, então, são simplificados, aprimorando o atendimento.

Além do médico, a equipe da recepção e outros profissionais podem ter acesso às especificações sobre o paciente (visto que o prontuário também pode ser personalizado, de acordo com a necessidade da clínica), favorecendo o desenvolvimento do relacionamento entre a clínica e o paciente. O atendimento vai a outro nível!

3. Desenvolvimento do relacionamento

Seguindo a linha de raciocínio que começamos acima, uma vez que o acesso aos dados é centralizado e simples, é possível utilizar as informações para personalizar também o atendimento, o que inclui a parte da comunicação de marketing. Você pode usar a segmentação para classificar potenciais pacientes para campanhas X ou Y.

Observações no prontuário ajudam a equipe que recebe o paciente a tratá-lo da melhor forma. Enquanto isso, para falar a distância, as informações também são úteis, já que servem para ações de relacionamento (como para a configuração do envio de um “feliz aniversário” ou de algum benefício para comemorar o tempo como cliente da clínica).

4. Aumento da satisfação do paciente

Ao usar um prontuário online, por exemplo, o médico pode anexar documentos, resultados de exames etc., utilizando diversos formatos, como fotos. Esse tipo de tecnologia impacta muito a experiência dos pacientes, que se tornam mais satisfeitos quando recebem um SMS instantâneo de atualização, por exemplo.

Dispensando o manuseio dos papéis, evitando erros e otimizando todos os recursos envolvidos, o prontuário eletrônico é útil não somente em sentido gerencial da organização das informações, mas, também, na utilização estratégica delas, gerando um nível de excelência facilmente perceptível pelos pacientes — isso é sinônimo de qualidade!

O prontuário eletrônico precisa agregar valor ao serviço prestado pela clínica, auxiliando o médico e trazendo diferenciais para o paciente. Quer começar a desfrutar realmente dessas vantagens? Entre em contato conosco e tenha acesso!