A integração de dados consiste na combinação de informações de diferentes fontes com o objetivo de fornecer materiais confiáveis para um projeto, negócio ou serviço. A reunião desses elementos geralmente é feita por meio de um software específico para essa finalidade.

No âmbito das clínicas e consultórios médicos, esse processo ocorre por meio da junção de informações cadastrais, de prontuário eletrônico, resultados de exame, entre outros dados.

Os gestores de clínicas devem garantir a eficiência nos processos internos, correlacionando-as com a entrega de um atendimento de qualidade para os pacientes. Por isso, a integração se torna um recurso importante para o dia a dia dos estabelecimentos, já que organiza as tarefas e contribui para a qualidade dos serviços prestados.

Você quer saber mais sobre integração de dados em clínicas médicas e os benefícios que ele pode entregar para o seu negócio? Então, continue a leitura e descubra!

Os riscos de uma gestão de consultório não integrada

A integração de dados é muito importante para o desenvolvimento e a melhora na qualidade das informações e, até mesmo, dos serviços prestados ao paciente. Assim, ao deixar de investir nesse tipo de organização, o profissional de saúde abre espaço para uma série de problemas e cria um ambiente desfavorável que poderá, por exemplo, aumentar o risco de erros humanos, de troca de prontuários, perda de tempo na transcrição de dados e demora no atendimento.

Os benefícios de investir na integração

Investir em uma ferramenta que centraliza todas as informações sobre o paciente gera impacto positivos para a clínica e toda a sua equipe de colaboradores, além de garantir a satisfação de todos os envolvidos.

Atendimento mais ágil

O primeiro benefício sentido por todos é a agilidade no atendimento. Ainda existem muitos consultórios que usam arquivos físicos para lançar informações de prontuários médicos, entretanto, muitos profissionais já perceberam que esta prática tem se tornado inviável em razão do grande fluxo de pacientes e da tendência à informatização e automação de processos.

A gestão de informações com o uso de documentos físicos, que deveria ajudar na organização desses elementos, na verdade, atrapalha o fluxo de trabalho e dificulta o rápido acesso aos dados.

E é justamente por isso que o prontuário eletrônico já vem sendo utilizado como uma ferramenta que ajuda na otimização do tempo, facilitando a integração de dados e permitindo que todas as informações sobre paciente sejam atualizadas em poucos minutos, sem a necessidade de movimentar pastas e documentos pelo consultório.

Assim, a agilidade nesse processo torna o atendimento mais rápido e eficaz, aumentando a satisfação dos clientes e, principalmente, a produtividade dos funcionários da clínica.

Segurança dos dados dos pacientes

Manter o sigilo das informações dos pacientes é um dos fundamentos essenciais da medicina e faz parte do código de ética profissional. Nesse contexto, a integração de dados e o uso de tecnologia são duas ferramentas que, quando associadas, trazem resultados significativos na proteção das informações.

Além de ajudar a manter em sigilo, o que muitas vezes é mais difícil de ser feito quando os documentos são armazenados fisicamente e passam pelas mãos de vários colaboradores, as informações integradas e armazenadas no software protegem o profissional contra tentativas de roubos e podem ser protegidos pela criptografia.

Informações sobre o histórico do paciente

Sem dúvida, um dos grandes desafios das clínicas e consultórios médicos é manter uma centralização de informações sobre os seus pacientes. Será que é possível manter um histórico de dados bem organizados, como a relação de tratamentos realizados, exames, entre outros itens?

Com a integração de dados e o uso de ferramentas tecnológicas é possível manter todas essas informações em um único lugar. Além disso, o uso de softwares como o Doctor View permite que o médico anexe arquivos de exames, cópias de requisições, fotografias e mantenha organizado todo o histórico do paciente.

A adição dessas informações ajuda na criação de uma linha do tempo, facilitando o trabalho do profissional, que poderá acessar todos os dados que precisar de forma mais rápida e eficiente. Dessa forma, toda a evolução do paciente estará disponível no sistema de forma rápida e segura.

Alguns profissionais acreditam que os custos para compra desse tipo de sistema são muito altos, entretanto, uma breve pesquisa de mercado mostrará que o investimento, além de não ser tão alto, é totalmente plausível quando relacionado com os diversos benefícios que ele traz para a gestão e rotina do seu negócio.

Como o Doctor View pode ajudar na integração de dados

O Doctor View é uma plataforma que oferece uma gama de recursos para clínicas e consultórios médicos. É considerada a solução mais completa, moderna e integrada disponível no mercado. Com ela, os médicos não precisam de nenhuma outra ferramenta complementar na gestão dos seus consultórios, já que oferece módulos de agenda múltipla e integrada, prontuário eletrônico totalmente personalizável, recursos para arquivamento de documentos e fotografias, gestão financeira, ferramentas de relacionamento, acesso online, entre outros.

Trata-se de uma alternativa que permitirá a integração completa de dados, facilitando a rotina de todos os profissionais que atuam no consultório, favorecendo a experiência do paciente e trazendo segurança e agilidade para os profissionais.

A tecnologia veio para somar e facilitar todo o processo de organização da rotina nos consultórios médicos. Com o uso do sistema certo você pode ter acesso à informações antigas, integrando-as ao registro do paciente e favorecendo os seus atendimentos.

A dica para os profissionais da área de saúde é que eles procurem sistemas que permitam realizar todas as atividades associadas ao setor médico, administrativo e financeiro. Assim, será preciso investir em um único software, que oferecerá todas as ferramentas necessárias para a gestão do consultório.

Além disso, procure um sistema que permita, entre outras funcionalidades, realizar o arquivamento de documentos e fotografias. Assim, você poderá digitalizar prontuários e exames antigos e não correrá o risco de perder qualquer informação sobre o seu paciente.

Você quer realizar a integração de dados no seu consultório? Então entre em contato com o Doctor View e conheça a nossa solução para gestão completa de clínicas e consultórios médicos.