Quando pensamos em avanço tecnológico na área de saúde, normalmente o que vem à cabeça são as novidades nos processos diagnósticos ou de tratamento dos pacientes.
Porém, existem outras tecnologias que têm grande impacto na saúde, apesar de não estarem diretamente ligadas à assistência direta, como a necessidade de informatizar o consultório.
Essa informatização pode ser feita em todos os estabelecimentos de saúde — como hospitais, clínicas e consultórios — e esse processo permite um grande avanço no atendimento e traz diversos benefícios para profissionais e pacientes.
Neste post, falaremos mais sobre o processo de informatização do consultório e todos os seus benefícios. Confira!
Como é a informatização na área de saúde?
Na realidade atual, a informatização de processos dominou a maioria dos negócios — e isso inclui a área de saúde. De forma geral, a informatização diz respeito à organização de serviços e processos de acordo com as exigências da informática, isto é, a transformação do manual para o meio digital por meio de computadores.
A grande difusão das tecnologias tem as tornado cada vez mais acessíveis, o que faz a sua implementação ser ainda mais fácil.
As próprias pessoas têm aceitado mais as tecnologias e entendido como elas podem trazer benefícios para os mais diversos ambientes de trabalho, além daqueles para a vida social.
A tendência atual é que todos os estabelecimentos tornem-se cada vez mais informatizados. Aqueles que não buscam essas atualizações se tornam obsoletos e, consequentemente, perdem espaço no mercado.
Como exemplo, pense em duas clínicas médicas. Uma possibilita o agendamento online por meio do site, enquanto a outra só realiza agendamentos por telefone. Fica claro que grande parte dos pacientes já prefere a praticidade do agendamento online e esse pode ser o fator decisivo para fazer com que uma pessoa escolha a clínica que possibilita isso.
Como informatizar o consultório?
Para que você entenda melhor, listamos alguns dos principais passos para a informatização do consultório. Confira!
Software de gestão
O primeiro passo para realizar essa informatização é adquirir um software de gestão específico para estabelecimentos de saúde. Ele nada mais é que um sistema digital especialmente desenvolvido para a gestão de clínicas e consultórios e conta com ferramentas específicas para a gestão financeira, de estoque, de pacientes, de pessoal e de outros pontos relevantes.
Esse tipo de programa permite a organização e o armazenamento de todos os dados dos pacientes do consultório — sem a necessidade de armazenamento físico — de forma segura e facilmente acessível. Todas as informações importantes ficam armazenadas em um só local.
Outros benefícios do software são:
- acesso imediato aos prontuários;
- possibilidade de acesso remoto às informações;
- maior controle financeiro do consultório.
Armazenamento digital
Uma das principais vantagens que o uso de o software de gestão traz para o estabelecimento de saúde é o armazenamento digital — isto é, toda a documentação do paciente é armazenada no próprio software com backup na nuvem. O sistema permite que todas as informações sejam colocadas no prontuário eletrônico do paciente, o que inclui:
- fotos do paciente;
- fotos de antes e depois de algum procedimento;
- evoluções de consultas;
- resultados de exames;
- laudos.
Os documentos fotográficos podem ser visualizados direto no computador ou dispositivo móvel, sem a necessidade de impressão. Isso traz praticidade e agilidade para o trabalho do profissional de saúde, que não perde tempo buscando fotos e documentos soltos em pastas no computador.
Outra vantagem é que o armazenamento digital traz maior segurança, pois os documentos não podem ser perdidos e só são acessados por pessoas autorizadas. Além disso, eles podem ser facilmente compartilhados com outros médicos especialistas, quando uma segunda opinião é necessária.
Automatização de processos
Grande parte dos processos que são realizados manualmente dentro de um estabelecimento de saúde podem ser automatizados, ou seja, realizados por meio de equipamentos tecnológicos e máquinas.
A automatização de processos dentro da clínica ou consultório traz grande economia de tempo para os profissionais e faz com que eles tenham mais tempo para se dedicar às tarefas de maior importância.
A carga de trabalho de toda a equipe diminui, tanto das secretárias como dos médicos, o que torna o trabalho mais produtivo e prazeroso para os envolvidos.
Alguns exemplos de automatização de processos em um consultório são:
- o envio automático de mensagens para os pacientes para lembrete de consulta por meio da agenda online no software de gestão;
- o agendamento e cancelamento de consultas online sem a necessidade de realização de ligações telefônicas;
- a padronização e customização de prontuários eletrônicos, de forma que as informações são apenas inseridas;
- o controle de estoque e pedidos de material periódicos por meio do software de gestão.
Mobilidade
A mobilidade está presente diariamente em nossas atividades do cotidiano, como checar os e-mails e comprar uma passagem de avião pelo celular e esse processo também pode ser utilizado na informatização do consultório.
Alguns softwares de gestão permitem o acesso à plataforma de qualquer dispositivo móvel, o que significa que o profissional tem acesso às informações dos pacientes e do consultório mesmo estando distante.
A mobilidade traz praticidade, agilidade e permite que o médico tome decisões fora do local de trabalho. Ele pode checar a agenda do dia seguinte, informações sobre o paciente que irá atender ou planejar a compra do estoque de medicamentos mesmo estando em casa.
Quais as vantagens da informatização?
Além dos benefícios já citados ao longo do texto, a informatização do consultório ainda traz vantagens como:
- maior segurança no armazenamento de informações, pois elas só podem ser acessadas por quem tem a senha do software e não existe o perigo dos documentos serem perdidos ou danificados;
- maior agilidade de todos os processos do consultório devido à facilidade de acesso às informações e automatização dos processos;
- maior organização da agenda do consultório, o que evita atrasos no atendimento e ausência dos pacientes para as consultas;
- maior controle financeiro, já que permite um registro fiel dos procedimentos realizados e do fluxo de caixa;
- melhoria da comunicação e relacionamento por meio das ferramentas do software de comunicação com o paciente para sua fidelização.
Os profissionais da área de saúde devem compreender que informatizar o consultório é necessário para se manter no mercado de saúde, atrair mais pacientes e tornar o seu estabelecimento atualizado e mais produtivo.
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