Talvez você não se dê conta de como os dados são importantes para o seu consultório médico. Eles representam o quanto ele cresceu, quem é o seu público, quais são os pontos que precisam ser melhorados. Não pense que você terá um trabalhão em tratar estas informações em intermináveis tabelas do Excel. Você pode fazer isso de maneira muito mais eficiente através de um software médico integrado. Desta forma, todos os itens que passam pelo sistema vão para um banco de dados os quais, posteriormente, podem se tornar relatórios cheio de informações interessantes.

Você consegue identificar a receita dos seus pacientes, por exemplo, quantas vezes foram até o consultório em determinado período de tempo. Pode monitorar indicadores como o churn, que demonstra a perda de pacientes (ou clientes). Priorize o tratamento especial para estes pacientes, entre em contato com eles, faça contatos virtuais e fidelize ainda mais!

Além disso, por exemplo, por meio destes dados é possível conhecer o seu público-alvo mais a fundo como idade, sexo, local onde mora, interesses e muito mais. Isto propicia ações de comunicação e marketing mais assertivas e focadas no digital. No online você direciona as campanhas de comunicação especificamente para quem você deseja, com taxas de conversão muito mais altas que no off-line. Outra vantagem é a possibilidade de mensuração de qual o alcance das campanhas, perfil dos que acessaram e assim por diante.

Essa mensuração pode se estender para acesso em um site ou blog do seu consultório. Por lá, você deve atualizar com informações pertinentes à sua área de atuação, oferecendo conteúdos inovadores, inéditos e de qualidade. Além disso, precisam ser breves e chamar a atenção do seu público. Dica: listas fazem muito sucesso!

Além disso, os dados do seu consultório também precisam ser integrados à área financeira, deste modo, você tem relatórios atualizados do quanto entrou e quanto saiu, ou seja, o seu fluxo de caixa. É possível analisar quais são as maiores entradas, se são particulares ou por convênio, quais procedimentos são mais buscados, quais menos e muito mais. É de extrema importância que a área financeira esteja atualizada e, de modo algum, misturada às suas contas pessoais.

Com dados armazenados em um período maior de tempo você pode traçar metas a longo prazo! Sabe aqueles projetos engavetados há tempo, de ampliação e melhoria do consultório? Essa é a hora de colocar em prática e aproveitar as informações armazenadas para que tenham sucesso.

Notou que a base de dados faz toda a diferença na hora de mensurar e analisar os resultados do seu consultório? Use-os ao seu favor e faça bons projetos e planejamentos para o futuro do local. Você deve aliar isso a um bom pessoal, engajado em prol das mesmas causas que você. Se destacar no mercado é difícil, mas não é impossível. Dedique um pouco do seu dia para visualizar estes dados e, com a ajuda de um software de gestão eficiente, fica muito mais fácil realizar esta tarefa. Além disso, você sai na frente de muitos consultórios médicos que não possuem este benefício.

Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!