Para muitas pessoas, pegar o celular é a primeira ação realizada ao acordar — é quase inevitável. Já faz algum tempo que o smartphone se tornou praticamente uma extensão do nosso corpo. É hoje o meio mais utilizado para o acesso à internet, à frente dos desktops desde 2019. Nesse sentido, empresas de diversos segmentos já entenderam a importância de investir em uma estratégia voltada para esse tipo de comunicação para melhorar seus resultados: o chamado mobile marketing.
Essa também é uma demanda da área da saúde. Assim, clínicas médicas que desejam melhorar o relacionamento com os clientes, fidelizá-los e conquistar autoridade no mercado precisam atentar para essa abordagem.
Com a leitura deste artigo, você ficará por dentro do conceito de mobile marketing e saberá os tipos de ações envolvidas nessa estratégia para aplicá-la em sua empresa. Confira!
O que é mobile marketing?
Mobile marketing é uma estratégia de marketing digital que visa atingir determinado público-alvo por meio de ações desenvolvidas com foco no uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É uma abordagem que aproveita as funcionalidades e a conveniência desses aparelhos para interagir e se comunicar de maneira mais eficiente a fim de alcançar melhores resultados.
Com o uso de SMS, e-mails, aplicativos, interação em redes sociais e investimento em sites responsivos, a intenção é divulgar a marca, assim como produtos e serviços, e construir uma relação de confiança com o cliente.
Por que essa é uma estratégia importante de se investir?
Não é novidade que as pessoas desejam a praticidade de resolver tudo pelo celular, de qualquer lugar que estiverem. A tecnologia mudou nosso comportamento de compra e a forma como consumimos conteúdo.
É conveniente ter a possibilidade de fazer compras, se informar, estudar, pagar contas e agendar consultas ou serviços por meio de um dispositivo que está constantemente na palma da mão e é um artigo indispensável em nossa rotina. Além do mais, para muita gente, essa é a única fonte de acesso à internet.
Dessa maneira, aplicar as estratégias de mobile marketing é fundamental para qualquer negócio que quer ter um lugar de destaque em seu mercado e atuar de maneira competitiva, investindo em meios de comunicação cada vez mais próximos de seus clientes. Para clínicas médicas, o investimento em mobile marketing possibilita:
- atrair novos pacientes;
- construir autoridade do mercado;
- estreitar relações com pacientes já existentes;
- educar e informar por meio de conteúdos relevantes;
- ser referência;
- melhorar o atendimento.
Quais as vantagens do mobile marketing?
Com a crescente preferência dos usuários pelos dispositivos móveis, a tendência é que cada vez mais se invista em tecnologia para melhorar a experiência do usuário — temos como exemplo a iminente implementação do 5G, quinta geração de rede de internet móvel. Nesse contexto, o uso do mobile marketing é uma demanda natural. Se ainda não se convenceu, confira as principais vantagens dessa estratégia.
Possibilita a segmentação de anúncios com a geolocalização mais precisa
A funcionalidade do GPS em aparelhos móveis dá oportunidade para que as empresas segmentem seus anúncios conforme a localização, o que é ótimo para estabelecimentos físicos. Dessa maneira, é mais fácil ter visibilidade e atrair potenciais clientes que estejam próximos, possibilitando um alcance mais acertado.
Agiliza a comunicação com o público
Os smartphones estão ao nosso alcance por 24 horas, o que faz com que a gente esteja conectado praticamente o tempo todo, checando notificações e atualizações de mensagens, e-mails, imagens e vídeos. Dessa maneira, a comunicação com o cliente tende a ser mais eficaz.
Permite o uso de aplicativos
O uso de aplicativos de redes sociais por meio de dispositivos móveis — como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok — faz parte do nosso dia a dia de maneira constante. Por isso, aproveitar esse recurso para estreitar a relação com a audiência e divulgar seu negócio é outro benefício que o mobile marketing oferece. Além dos apps sociais, é possível também interagir em outros aplicativos, como Waze e WhatsApp.
Melhora o atendimento e o relacionamento com o cliente
Uma comunicação mais ágil impacta o atendimento ao cliente de maneira positiva. Afinal, ações como tirar dúvidas, fornecer feedbacks e fazer agendamentos são facilitadas quando há a possibilidade de interação via smartphone.
Como funciona o mobile marketing?
Há várias maneiras de se aplicar o mobile marketing como estratégia. Listamos abaixo as ações mais recorrentes adotadas pelas empresas que abraçam essa abordagem. Veja a seguir.
Mensagem de texto (SMS)
Essa é uma das principais táticas e se provou ser bastante eficiente, pois tem uma taxa de abertura alta. Com ela, é possível manter um relacionamento ativo com o cliente por meio do envio de promoções, informação de datas de pagamento, status de processos de atendimento, confirmação de consultas etc. Só é importante ter o aval do consumidor para receber esse tipo de comunicação, caso contrário, o efeito pode ser reverso.
Campanhas em aplicativos e redes sociais
Como essas plataformas oferecem o recurso de segmentar anúncios conforme a especificidade do público que se deseja atingir, as campanhas em aplicativos podem gerar bons resultados e converter muitos clientes.
Criação de páginas responsivas
Na estratégia de mobile marketing é fundamental ter um site responsivo, que pode ser acessado de qualquer aparelho, seja smartphone, tablet ou computador, com qualidade de navegação. Lembre-se de que o usuário deve ter a melhor experiência possível quando acessa seu website de um dispositivo móvel. Se ele não consegue encontrar informações, tem problemas com a resolução ou carregamento de página, são altas as chances de abandono ou desistência.
Bluetooth e QR Code marketing
A ação de Bluetooth marketing, também chamada de marketing de proximidade, utiliza a funcionalidade Bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas. É uma estratégia gratuita e geralmente usada por negócios locais, já que o alcance do sinal é limitado.
Já o QR Code marketing recorre à tecnologia do QR Code, em que o usuário utiliza a câmera do smartphone para fazer a leitura do código e ser redirecionado para uma página específica. É interessante pela facilidade de levar clientes para determinado site de forma rápida e segura.
Como você pode ver, adotar ações de mobile marketing pode revolucionar a maneira que as empresas se comunicam com seus clientes. A cada dia, o investimento nessa abordagem se torna mais indispensável. Escolher as principais táticas de marketing conforme as particularidades do seu negócio e do seu público não é tarefa fácil, por isso é importante ter ajuda de uma empresa especializada para a elaboração da melhor estratégia.
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