O Instagram para médicos é uma das possibilidades de utilizar o poder das redes sociais para se conectar com seus pacientes, encontrar novos clientes e apresentar informações de confiança para a população. É sabido que a publicidade ou o marketing de conteúdo na medicina deve obedecer às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) e isso não significa um impasse na hora de se divulgar.

Se você já conhece essa rede social e quer extrair o melhor dela, confira abaixo as estratégias que você precisa adotar para se dar bem por lá.

Defina uma linha editorial

Toda estratégia de conteúdo, seja para marca empresarial ou pessoal, necessita da definição de temas que serão abordados, além de quais formatos e linguagem serão adotados. Utilizar o Instagram para médicos também deve ser assim, pois esse é o modo de manter um público cativo e interessado em segui-los. Escolher uma linha editorial significa que é preciso definir o seu cliente ideal (persona) e quais os assuntos que mais interessam para ele.

Antes de sair publicando um pouco de tudo, reserve um momento para planejar os posts e parta do pressuposto que eles devem ensinar e solucionar alguma dúvida. Sabendo que tipo de pergunta o seu cliente faz, quais seus receios, estilo de vida e outras questões pertinentes à sua especialidade médica, a criação dos conteúdos será facilitada.

Tenha uma conta comercial e profissional

Essa estratégia serve para médicos que têm suas próprias clínicas ou para os que atuam de maneira autônoma: crie um perfil comercial no Instagram para a sua divulgação profissional. Mesmo que em algum momento você mencione algum fato ou foto da sua vida pessoal, é interessante não misturar dois objetivos em uma mesma conta para não envolver assuntos íntimos com os de trabalho.

Uma conta comercial, além de ser obrigatoriamente pública, apresenta funcionalidades que o perfil pessoal não tem. São eles:

  • acessar métricas para acompanhar o desempenho das postagens;
  • conhecer o perfil dos seus seguidores;
  • adicionar botões de contato (telefone, e-mail);
  • adicionar link nos stories a partir de 10 mil seguidores;
  • promover posts com tráfego pago.

Aproveite o Instagram Stories e o IGTV

Uma das opções para aumentar o engajamento no Instagram é utilizar os recursos nativos da própria ferramenta com frequência: o Instagram Stories e o IGTV. O conteúdo em vídeo traz mais dinamismo para a mensagem que você for passar, cria proximidade e identificação do público com você, além de ajudar a fixar o seu nome na mente dos seus seguidores que notarão sua atualização constante. Veja algumas sugestões de uso:

  • fale um pouco da sua rotina;
  • mostre os bastidores do consultório ou estudos de caso;
  • faça e responda perguntas e enquetes;
  • crie lives para marcar um encontro ao vivo para conversar com os seus seguidores.

Ter presença nas redes sociais é um dos principais motivos ao utilizar o Instagram para médicos. A internet faz parte da rotina da maioria das pessoas e muitas utilizam-na para encontrar respostas para seus sintomas físicos, com médicos e clínicas que atendam em sua região. Estar no Instagram com estratégias bem planejadas, levando conteúdo relevante para o público é uma grande oportunidade de ser reconhecido por orientá-lo sobre informações verídicas da medicina.

Este post fez sentido para você? Então, assine nossa newsletter e receba em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e outras novidades. É só preencher o formulário abaixo!