Certamente você envia e-mail, pelo menos, uma vez ao dia, mas será que conta com o e-mail marketing no seu negócio? Se você quer manter os seus pacientes interessados e manter a sua clínica médica fresca na memória dos seus clientes, precisa entender do que se trata essa técnica.
Basicamente, a ação é utilizada para a melhoria da comunicação entre empresa e cliente, tornando as partes mais próximas para, enfim, fidelizar os, nesse caso, pacientes. Você já deve ter recebido algumas mensagens dessa categoria: notificação de oferta, solicitação de feedbacks, etc.
A pergunta da vez é: como usar essa estratégia em uma clínica médica? Descubra agora!
Como usar o e-mail marketing em uma clínica médica?
O que se sabe é que o e-mail é uma das formas mais eficientes de fidelizar clientes. A sua clínica também pode ser beneficiada com essa estratégia, mas, para isso, é necessário atingir o alvo, acertando a abordagem, linguagem e estratégias. Separamos 3 soluções para que o e-mail marketing seja bem introduzido no seu negócio. Veja a lista!
1. Confirmação de consulta
A gente sabe quanto recurso precisa ser gasto para confirmar, via telefonema, as consultas médicas, já que, muitas vezes, as secretárias fazem a ligação e os pacientes não podem atender os telefonemas.
Uma solução bastante eficiente para tal problema é contar com a automação de envios e o e-mail marketing. Assim, o colaborador responsável pode programar o envio da mensagem e, contando com algumas ferramentas, é até possível saber se o paciente visualizou o e-mail.
2. Envio de conteúdos informativos
Ser referência no que faz é muito importante e, sobre isso, a gente nem carrega dúvidas. Pois bem, uma boa forma de fazê-lo é mostra-se especialista no assunto trabalhado. Você sabe como proceder para criar essa imagem?
Uma estratégia bastante eficaz é se mostrar à disposição para mostrar soluções eficazes para os problemas do seu cliente e, saiba, isso pode ser feito virtualmente. O envio de informações relevantes à persona, através do e-mail marketing auxilia a viabilizar essa presença e, assim, construir a imagem desejada.
3. E-mails transacionais
Que tal comunicar-se com o seu paciente após a consulta? Solicitar um feedback, agradecer a preferência e até ofertar descontos para o retorno à clínica. Mostrar que o cliente é especial e merece uma mensagem personalizada melhora a imagem da sua clínica e o relacionamento entre vocês. Bastante útil, concorda?
Quais são as vantagens de contar com o e-mail marketing?
Enquanto você lia sobre as formas de incluir o e-mail marketing nas ações da sua clínica, já deve ter percebido que ela propõe diversos benefícios para ambos os lados. Mesmo assim, decidimos escancarar as vantagens da utilização dessa estratégia nos tópicos seguintes. Dá uma olhada!
Nutrir o interesse dos pacientes
Como manter uma relação com alguém que nunca está presente? Impossível, não é mesmo? Pois, é exatamente por isso que você deve investir nos e-mails para mostrar a sua clínica médica no dia a dia dos seus clientes.
Para conquistar o interesse dos seus pacientes, a melhor forma de utilizar a estratégia é enviando textos de conteúdo relevante. Vale a pena testar — e depois pedir um feedback, também por meio de mensagem eletrônica!
Introduzir ações de marketing
Sabemos que a concorrência no meio médico é grande, por isso, também, você deve se destacar. Mostrar-se especialista no assunto, ofertar uma atenção especial aos pacientes e utilizar inovações (como a confirmação de consultas online) são boas formas de fazer uma propaganda eficiente dos serviços: conte com o e-mail marketing para isso!
Então você já concluiu que o e-mail marketing é uma boa forma de enfrentar a concorrência e conquistar pacientes fiéis? Que bom! Saiba que há outras maneiras de se comunicar com os clientes e mostrar o real valor dos serviços prestados pela sua empresa.
Que tal saber mais sobre isso? Leia o próximo post: lá explicamos como o marketing médico pode fazer a diferença no seu sucesso!