Administrar uma clínica envolve associar competências em cuidado e promoção de saúde com conhecimentos de gestão e coordenação de processos. O segredo para ter sucesso com a gestão e o cuidado é saber que eles caminham em conjunto. Nesse contexto, medir o desempenho de clínicas é uma dimensão muito importante.

Apesar de serem procedimentos de gerenciamento ligados ao organizacional e à administração, as métricas para clínicas são fundamentais para a eficiência e a eficácia dos tratamentos, gerando bem-estar e melhorias para os pacientes.

Preparamos este conteúdo especial, com informações sobre as principais métricas para o acompanhamento do desempenho da sua instituição de saúde. Pronto para aprimorar sua clínica e melhorar os atendimentos e serviços em saúde? Confira o nosso post e saiba mais!

Qual a importância de medir o desempenho de clínicas?

Medir o desempenho do consultório é uma ação fundamental para que a instituição possa identificar as variáveis envolvidas com o controle dos processos nas clínicas. As métricas possibilitam ver as potencialidades e as fraquezas do empreendimento da área da saúde.

Com os pontos positivos, você observa onde deve investir em fortalecimento e em manutenção das ações que estão gerando sucesso. Já com os pontos fracos, é possível identificar cenários problemáticos, localizar os erros e apostar em propostas de intervenção para melhorar essas questões.

As métricas para clínicas permitem conferir uma maior objetividade para a avaliação, para que você foque as variáveis que são realmente importantes em correções e em reforços em dimensões com bons resultados.

Além disso, medir o desempenho da instituição de saúde ajuda a conferir uma maior racionalidade para o uso dos recursos, possibilitando a construção de uma rota de sucesso para a clínica e promovendo a sustentabilidade dos processos na organização. Isso ajuda a reduzir custos e a maximizar a qualidade do cuidado oferecido aos seus pacientes.

Quais são as principais métricas para clínicas que você deve acompanhar?

Mostramos, a seguir, quais são as métricas para clínicas mais importantes de você investigar, possibilitando um bom diagnóstico da situação do estabelecimento. Assim, você vai planejar intervenções mais efetivas! Veja mais!

1. Tempo de espera do paciente

Aguardar muito para um atendimento pode ser um fator de desistência ou de resistência à continuidade do tratamento. O tempo de espera pode ser um elemento decisivo na definição de qual será o local para a realização de um acompanhamento clínico. Clínicas ágeis demonstram maior seriedade e organização, o que passa uma impressão positiva e contribui para o bem-estar do paciente.

Uma ótima forma de coletar a informação do tempo de espera é por meio da pesquisa de satisfação. Nesse formulário, que pode ser enviado por e-mail ou impresso, por exemplo, você pode perguntar à pessoa atendida qual foi o período que ela aguardou e a opinião dela em termos do conforto oferecido na sala de espera.

2. Satisfação do paciente

A pesquisa de satisfação também deve englobar outras dimensões, como infraestrutura, qualidade do atendimento, extensão da consulta, atenciosidade do médico e de auxiliares e contentamento com a clínica no geral.

Um metodologia que pode auxiliar a mensurar a satisfação do paciente com a clínica é o NPS (Net Promoter Score). Com ela, você questiona ao paciente “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa clínica para familiares ou amigos?”. As notas de 0 a 6 indicam os clientes detratores, as de 7 e 8 apontam para aqueles que são neutros, e os promotores são os pacientes que pontuam 9 ou 10.

Após coletar essas informações com um volume maior de clientes, calcule o NPS com a fórmula:

NPS (em percentual) = percentual de promotores – percentual de detratores

Um NPS entre 76 e 100 indica excelência. A zona de qualidade está entre 51 e 75. Notas entre 1 e 50 indicam a necessidade de aperfeiçoamento, e a zona crítica aponta resultados abaixo de zero.

3. Número de cancelamentos e ausências

Cancelamentos podem acontecer, mas eles se tornam preocupantes quando ficam muito numerosos. É importante contabilizar quando o paciente desmarca e as ausências e consultas em que não é marcado retorno. Investigue também os motivos dessas ocorrências para evitar problemas. Fazer um acompanhamento dessas variáveis é necessário para a identificação de lacunas e para a correção das falhas da clínica.

4. Taxa de conversão de contato em atendimento

Certamente, sua clínica deixa canais abertos acessíveis para a comunicação com o paciente. SMS, página de contato no site, e-mail, WhatsApp e telefone são alguns meios importantes. É uma boa medida contabilizar o volume de contatos realizados por clientes e potenciais clientes.

Porém, é necessário também verificar a conversão dessa procura em atendimento. A taxa de conversão pode ser medida por meio da fórmula abaixo. Lembre-se de que é mais fácil utilizar a fórmula com cada canal de forma separada:

Taxa de conversão = [1 – (quantidade total de contato – quantidade de conversões)/quantidade total de contato] x 100

5. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI pode ser calculado para qualquer investimento realizado na clínica. O objetivo do cálculo é contabilizar o que foi obtido de resposta a determinada injeção de capital — cálculo esse que é obtido em percentual. A fórmula do ROI é:

ROI = (retorno obtido – investimento)/investimento x 100

Mensurar indicadores na clínica é fundamental para ter mais controle das variáveis do negócio. Com as métricas para clínicas, é possível perceber o cenário da instituição, identificando pontos positivos e fraquezas que precisam ser melhoradas. Para promover um bom cuidado e a saúde na clínica, é necessário realizar uma boa gestão, a fim de garantir processos fluidos e bem controlados.

Medir o desempenho de clínicas ajuda a fazer um diagnóstico preciso, o que permite elaborar estratégias efetivas para oferecer o que há de melhor em atendimento e em serviços de saúde. Dessa forma, o paciente é colocado em primeiro lugar, como protagonista de seu tratamento e recebendo todo o amparo que é preciso para uma recuperação sadia.

E então? Gostou de saber a importância de medir o desempenho de clínicas e de conhecer as principais métricas para clínicas? Aproveite e siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Instagram!