O marketing local é conhecido como um conjunto de práticas que buscam promover o seu negócio por meio da segmentação geográfica. Nesse caso, os recursos do marketing digital são usados, porém com o objetivo de atingir o público que está ao seu redor.

Essa é uma estratégia fundamental para o setor médico, visto que é possível focar níveis mais regionalizados, encontrando os clientes certos para o seu consultório e que estão próximos do seu ambiente de trabalho.

Quer descobrir seis dicas sobre as melhores táticas de marketing local? Então, continue a leitura do artigo que preparamos para você! Vamos lá?!

1. Invista em segmentação

Muitos empresários acham que, quando se fala para um maior número de pessoas, maior também é a chance de conseguir fechar bons negócios. Mas isso não é necessariamente verdade, pois o empreendimento acaba desperdiçando recursos atingindo aqueles que não têm interesse nos seus serviços.

Para investir numa segmentação correta, é preciso que você defina quem é o seu público-alvo. Isso significa que será necessário reunir algumas informações, como localização geográfica, hábitos de consumo, comportamento dos consumidores etc. Tudo isso pode ser solucionado com as técnicas de marketing digital que possibilitam inúmeras estratégias voltadas para a área médica.

2. Defina os seus objetivos

Para investir no marketing local, você deve definir quais são os seus objetivos. Isso significa que é preciso saber aonde se pretende chegar, seja ao aumento do número de pacientes do consultório, seja à fidelização dos clientes, seja a uma melhor comunicação com os consumidores, entre outros. Pense em formas que levem o seu consultório ao sucesso, mas lembre-se de estabelecer metas reais e que possam ser atingidas.

Você também não pode se esquecer de compartilhar com a sua equipe os objetivos, para que todas as pessoas que trabalham com você estejam empenhadas em alcançar as metas com excelência. Com a ajuda e a dedicação de todos, fica mais fácil traçar o caminho almejado.

3. Conheça bem a persona

A persona é um perfil semifictício que representa o seu cliente ideal e que é construída a partir de informações reais. Esse tipo de consumidor é diferente do público-alvo, pois envolve dados básicos e generalistas. Já a persona tem uma história pessoal, motivações, objetivos de vida, desafios e angústias, como uma pessoa de verdade.

Para conhecer bem a sua persona, você poderá fazer pesquisas nos stories das redes sociais, com quizz, enquetes, jogos e outras formas de chamar a atenção dos consumidores. Vale ressaltar que essa é também uma ótima estratégia para engajar a sua audiência.

Dessa forma, quando você conhece a persona do seu negócio, consegue tomar as melhores decisões, enviando mensagens personalizadas e corretas para as pessoas certas. Isso permite que a clientela fique mais satisfeita com o seu trabalho.

4. Marque presença nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é quase que um ponto obrigatório para quem deseja investir no marketing local. É por meio delas que você fica mais perto da sua audiência, interagindo diariamente com os internautas, fazendo com que eles se identifiquem com a sua marca e achem o seu consultório de forma mais rápida.

Para atrair a atenção do público nas redes sociais, você poderá investir em diferentes tipos de postagens, com conteúdos educativos, que demonstrem que o seu consultório é especialista em determinado assunto, como cirurgia plástica. A partir disso, fica mais fácil ganhar a confiança dos seguidores e tornar-se uma referência na área médica, não só no mundo offline, mas também no online.

5. Aposte nos melhores canais

Para ser eficiente nas estratégias de marketing local, também é fundamental saber usar os melhores canais de divulgação e de comunicação. Confira alguns exemplos que podem ajudá-lo a obter o retorno esperado a seguir.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas mais fáceis para conseguir resultados locais, mas sem precisar investir dinheiro. Para isso, basta colocar o seu empreendimento e as suas características em um perfil no site Google My Business. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a diversas informações sobre a sua empresa ao procurar pelas palavras-chave que foram cadastradas no seu perfil.

Entre as informações que os consumidores podem ter acesso, estão:

  • endereço;
  • site;
  • telefone;
  • distância do local em que está;
  • localização no mapa;
  • imagens;
  • avaliação dos consumidores;
  • serviços e produtos oferecidos.

Google Ads

Por meio do Google Ads, é possível criar anúncios segmentados que atraiam o seu público. Essa ferramenta permite que você consiga resultados em curto prazo com campanhas consistentes.

Por meio da plataforma, também é viável usar palavras-chave que contribuem para que os seus perfis apareçam nas redes sociais. Da mesma forma, ela favorece o aparecimento do seu site na primeira página dos resultados no buscador.

Instagram

O Instagram é uma rede social voltada para imagens e uma excelente plataforma para vender serviços/produtos. Ela permite que as pessoas achem a sua empresa de forma rápida por meio das hashtags locais e pelo nome do seu consultório.

Lá, você pode fazer vídeos animados, Reels, brincadeiras, entre outras formas de interação com os potenciais clientes e torná-los frequentadores fiéis da clínica.

6. Use palavras-chave estratégicas

Mais do que usar as palavras-chave nas redes sociais e nas plataformas de divulgação, é preciso saber escolhê-las corretamente para que não atraiam pessoas de outra cidade e que não fazem parte do seu público-alvo.

Para isso, é importante estudar os comportamentos, os hábitos e a preferência daqueles que você pretende atingir. Além disso, você poderá contar com relatórios do Instagram para ter informações mais detalhadas sobre os seus seguidores e descobrir o que pode gerar mais resultados.

Ademais, para mensurar os resultados de suas estratégias de marketing local, é necessário seguir algumas dicas. Entre elas, é fundamental definir as métricas mais importantes, como ROI (Retorno sobre o Investimento), calcular as taxas de conversão, identificar os objetivos do negócio e conhecer as ferramentas para colocar a sua estratégia em prática, como CRM e análise de SEO.

Ao fazer isso, gere relatórios que sirvam de guia para identificar o desempenho alcançado de acordo com as suas metas. Dessa forma, você conseguirá propor as mudanças necessárias no seu consultório médico e nas suas ações de marketing.

Gostou do artigo sobre marketing local? Então, confira outro texto sobre o que é e qual é a importância de se fazer marketing médico. Não perca essa oportunidade de otimizar as suas estratégias profissionais!