Alugar ou comprar equipamentos médicos? Esse pode ser considerado um dos principais dilemas dos médicos que desejam montar um novo consultório ou clínica, assim como a decisão de locar ou comprar um espaço destinado aos atendimentos e às consultas, afinal, o investimento é alto. Por essa razão, é importante analisar com cautela todas as possibilidades antes de fechar negócio.

Isso é o que você vai aprender com este post. Entenda se é mais vantajoso alugar ou comprar um imóvel para instalar o consultório. Saiba também quais são as modalidades para ter os equipamentos necessários, quais as vantagens de cada uma e o que você deve considerar ao definir a melhor opção para o seu caso. Acompanhe a leitura e confira!

O que é melhor — alugar ou comprar um imóvel?

O primeiro passo é encontrar um espaço condizente com o que você precisa e entender qual das duas opções atende melhor às suas necessidades e qual está dentro das suas possibilidades financeiras do momento. Para médicos em início de carreira, que estão começando a ter uma base de pacientes, alugar é uma boa escolha.

Já para médicos mais estabelecidos, que já têm uma clientela fixa e consolidada, o ideal pode ser o investimento em um imóvel próprio. Se esse for o seu caso e você realmente deseja comprar, lembre-se de que, para isso, é fundamental ter um bom planejamento financeiro, avaliar todos os custos envolvidos na compra e os possíveis gastos com reformas. Além disso, é importante considerar também que haverá a necessidade de se envolver com a gestão e a manutenção do estabelecimento.

Quais são as opções disponíveis de acesso aos equipamentos médicos?

Imóvel definido, partimos para a próxima etapa: o acesso aos equipamentos necessários para a montagem do consultório ou da clínica. Em relação a essa questão, existem, hoje, no mercado, três opções disponíveis: compra, aluguel e comodato. Conheça cada uma delas a seguir.

Compra

Na compra, os equipamentos são adquiridos diretamente com o fabricante. Assim, é feita uma negociação direta ou a possibilidade de financiamento é avaliada. Após quitados, os equipamentos serão de sua propriedade.

Aluguel

Se a escolha for pelo aluguel, um contrato é firmado, no qual uma empresa fornece todos os equipamentos mediante o pagamento de uma mensalidade. A manutenção dos equipamentos é feita pelo fornecedor contratado, porém, nessa modalidade, a responsabilidade de laudar exames é do cliente, o que não acontece no comodato.

Comodato

No comodato, além da locação dos equipamentos, é cobrada uma mensalidade para a emissão de laudos de forma remota por uma empresa de telemedicina. Assim, não é necessário ter um médico especialista presente no consultório para emitir esses laudos. Tudo é feito a distância.

Quais as vantagens de cada modalidade?

Todas as opções têm vantagens. É fundamental compreendê-las para tomar uma decisão e definir qual se adapta melhor às suas necessidades e às possibilidades financeiras.

No caso da compra, os equipamentos são do estabelecimento e ficarão permanentemente no local. Além do mais, em longo prazo, essa é uma opção mais vantajosa, visto que o lucro obtido com procedimentos e exames é suficiente para quitar o equipamento em um curto período.

Geralmente, quando há um bom fluxo de serviços prestados, o investimento se paga em um ano. Assim, a vantagem econômica, nesse caso, é maior, já que o equipamento é seu e pode ser utilizado por muitos anos. Considerando esse fator, as mensalidades de locação podem ser uma despesa de tempo indeterminado, o que faz com que o aluguel se torne insustentável.

Já na modalidade de aluguel, sem dúvidas, a principal vantagem é a economia, uma vez que, em comparação com a compra, o investimento normalmente é menor e não há a necessidade de se descapitalizar. Há, ainda, a possibilidade de ter equipamentos de várias áreas, aumentando o portfólio de serviços oferecidos pelo seu consultório.

O aluguel também permite acesso à tecnologia de ponta — você terá acesso ao que há de mais moderno no mercado —, e oferece manutenção especializada, garantindo a troca do equipamento de forma imediata caso ele não possa ser reparado. Não precisar tomar nenhuma providência quando o equipamento apresentar qualquer falha é uma preocupação a menos, não é mesmo?

Nesse sentido, o comodato pode ser uma opção ainda mais vantajosa que o aluguel. Além da garantia e da manutenção gratuita dos equipamentos, o cliente conta com suporte 24 horas para os técnicos que realizam exames e procedimentos. Como já mencionado, um especialista também estará sempre disponível para interpretar e fornecer laudos de maneira remota, o que proporciona mais rapidez e agilidade na entrega e reduz os custos que um especialista presencial demanda.

Há, ainda, um alto controle de qualidade — por meio de um sistema criptografado, com emissão de laudos com certificado digital, o que evita alteração e fraude de exames —, e é oferecida uma cota mensal de exames gratuitos inclusos na mensalidade. Isso torna o comodato mais viável que o aluguel.

O que considerar para escolher a melhor opção?

Para a decisão final, é importante analisar todos os prós e os contras de cada modalidade. Portanto, mantenha-se atento a todos os valores envolvidos ao considerar as opções. Para isso, você precisa entender se é o momento para um investimento alto, como é o caso de uma compra, ou se o aluguel e o comodato atendem às suas necessidades por um custo mais baixo. Elas podem ser soluções mais viáveis que não comprometem o seu capital, oferecendo vários benefícios.

Coloque também na balança todas as outras despesas que você já terá normalmente com a manutenção do consultório — como energia, água, limpeza, materiais e pessoal. Considerar todos os gastos somados ao investimento em equipamentos pode ajudar na definição da melhor opção.

A montagem de um novo consultório é um passo importante para um profissional. Independentemente da escolha de alugar ou comprar, o essencial é ter sempre em mente o que pode agregar valor ao seu negócio e o que vai oferecer a melhor estrutura e o melhor serviço para o seu paciente.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todos os recursos e das inovações tecnológicas da área médica que podem ser aplicadas em seu consultório? Assine agora a nossa newsletter!