Ter uma estratégia de presença online para a sua marca não significa apenas fazer postagens no Facebook. Para quem deseja inovar e sair da caixa, é preciso ir além nesse assunto. Desse modo, apresentamos mais uma alternativa para você: o Youtube para médicos.

Oferecer conteúdos relevantes aos seus pacientes, informação útil para a população geral e conquistar uma renda extra são os pontos positivos da criação do seu canal. Quer saber como fazer? Então, siga a leitura!

Como criar um canal no Youtube?

É possível criar um canal no seu nome ou no da sua empresa e, independentemente da escolha, o passo a passo para criar e ativá-lo é o mesmo. Dá uma olhada nos próximos tópicos e veja como é o real processo de colocar um canal no Youtube para médicos no ar.

Conta

Entre no site oficial do Youtube e clique no botão “fazer login”. Aqui, você deve preencher com os seus dados da conta Google — dê preferência para utilizar um e-mail que esteja vinculado com o nome do seu futuro canal. Se ainda for criar esse endereço de e-mail, selecione o botão “criar conta” e preencha os dados.

Nome do canal

Logando na conta Google, você já está dentro do Youtube e pronto para iniciar o procedimento da abertura do seu canal de vídeos. Clique na foto que corresponde à sua conta, no canto superior direito da tela, e selecione a opção “meu canal”.

É nesse ponto do processo que o seu canal passa a ganhar forma. Escolha um nome específico para o seu canal, continue com o nome da sua clínica ou titule com o seu próprio nome e, quando estiver definido, clique em “criar canal”.

Personalização

É aqui que você vai criar a imagem do seu canal. Selecione uma imagem seja relacionada com o nome criado, se tiver decidido manter a marca da clínica, por exemplo, personalize tudo com a logo da mesma. No perfil, uma foto sua de jaleco cai muito bem também.

O ideal é que você experimente todas as alternativas e escolha a que está mais alinhada com o seu objetivo, se você divide essa experiência com a sua equipe, é a hora de pedir opiniões aos colaboradores. Outras questões como “canais em destaque” e “canais populares” podem ser modificadas nesse estágio.

Como alimentar um canal no Youtube para médicos?

Depois de criar e editar o seu canal, é hora de fazê-lo funcionar. Para isso, você deve iniciar o processo de pré-produção (determinando a pauta, o formato dos vídeos, a edição que será utilizada) e gravação dos materiais. É aqui que a mágica acontece.

Postar os vídeos

Vídeo pronto? Então, está na hora de postá-lo. Clique no símbolo da câmera no canto superior direito e selecione “enviar vídeo”, encontre o arquivo no seu computador e dê início ao download.

Finalizando, inclua as informações básicas sobre o vídeo, como nome e descrição, e determine a miniatura da postagem. Aqui, você pode escolher por quem o seu vídeo será assistido: escolha a opção “público” para todos os usuários poderem ver e selecione “não listado” para apenas pessoas com o link do vídeo terem acesso.

Conteúdos abordados

O que postar e como abordar o assunto são pontos que podem estar em aberto no seu planejamento. Pois bem, os seus vídeos devem ser determinados pelo interesse do seu público-alvo: quem você quer que assista aos seus vídeos?

Tendo essa resposta, você conquista uma maior noção de assuntos possíveis e formatos de conteúdo. Além do mais, nada impede de perguntar aos seus pacientes o que eles gostariam de assistir.

Então, descobriu como um canal no Youtube para médicos pode ser feito? Lembre-se de que, para ter espectadores assíduos, você deve determinar e deixar claro a frequência das postagens e ser fiel a esse tempo estipulado.

Quer conhecer outras formas de divulgar o seu trabalho? Então, continue a leitura e entenda mais sobre marketing para médicos.