Como é possível modernizar clínica médica? Essa é uma pergunta que muitos médicos e gestores de estabelecimentos de saúde se fazem, uma vez que é preciso estar sempre inovando para prestar um serviço de qualidade e que agrade aos pacientes.

Para começar, é interessante dizer que a modernização de uma clínica pode ser feita em diversos sentidos e segmentos. Uma boa sugestão é fazer um levantamento ou checklist com os pontos fortes e fracos do estabelecimento. De tal maneira, você saberá onde precisará investir.

Temos algumas dicas que podem ser seguidas por você, que deseja modernizar sua clínica médica. Ficou interessado? Então siga a leitura e confira!

Modernize o atendimento

O atendimento ao paciente deve ser modernizado desde o primeiro telefonema até a recepção. Existem sistemas, por exemplo, que permitem o acesso dos pacientes a determinadas áreas para que ele possa preencher as suas informações cadastrais e formulários pré-consulta (como a ficha de anamnese) antes de chegar ao consultório, economizando tempo no atendimento.

Também é possível disponibilizar esse acesso por meio de um tablet na recepção da clínica, oferecendo o aparelho para o preenchimento dos dados.

Depois da consulta, o médico pode disponibilizar informações, imagens e fotos nessa área para que os pacientes possam acompanhar os resultados e compartilhá-los com seus amigos e familiares, o que ajuda na divulgação dos procedimentos executados na clínica.

Valorize o paciente

Sempre que você for implementar mudanças em sua clínica, os pacientes precisam ser ouvidos com atenção. Por isso, sempre colha feedbacks e opiniões sobre a forma como os serviços são prestados atualmente.

Assim sendo, você poderá fazer mudanças de acordo com as sugestões dos pacientes. Isso fará com que eles se sintam valorizados.

Decore o ambiente

Invista na decoração do ambiente da sua clínica para que as pessoas se sintam acolhidas ao irem até o local. Pinte as paredes com cores claras e utilize quadros, mesas de centro e objetos decorativos que deem um aspecto aconchegante ao estabelecimento.

Também é interessante que você tenha uma mesinha de centro com revistas ou jornais recentes e ofereça internet Wi-Fi grátis para que os pacientes possam se distrair enquanto estão na sala de espera.

Invista na presença digital

Hoje em dia, estar na internet é praticamente uma obrigação para qualquer tipo de empresa que deseja ter um bom relacionamento com sua audiência. Por isso, para modernizar uma clínica médica, é recomendado que sejam criados canais na internet que sejam alimentados com conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Você pode, por exemplo, criar um blog ou perfis nas redes sociais para dar dicas sobre saúde, falar sobre prevenção de doenças, o que fazer quando identificar determinados sintomas etc.

Implemente um sistema de gestão

Atualmente, existem sistemas de gestão bem aprimorados, que facilitam muito o dia a dia de uma clínica. Com a adoção de um desses, processos como o agendamento de consultas e procedimentos, o registro de recursos, o cadastro e o prontuário dos pacientes poderão ser muito mais organizados.

Essas são algumas das nossas dicas para quem deseja modernizar uma clínica médica. Coloque-as em prática e impulsione os atendimentos no seu estabelecimento, colhendo muito mais resultados positivos.

Tem alguma outra dica para modernização de clínicas e quer compartilhar conosco? Ou então ficou com alguma dúvida sobre os assuntos abordados? Deixe um comentário no espaço abaixo: teremos satisfação em interagir com você!