Quando se trata de um investimento, é fundamental que os possíveis clientes tenham conhecimento sobre a existência da empresa e dos serviços oferecidos por ela. Na área da saúde isso não é diferente! Por isso, o marketing para médicos deve ser considerado.

A estratégia de marketing e as práticas implementadas visam divulgar os diferenciais do local. Com isso, a clínica consegue dar um importante passo diante dos concorrentes que não se preocupam com o aspecto em questão.

Sabemos também que há certo receio com a legislação e os limites impostos por ela. Afinal, o que é permitido e o que é vetado? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância do marketing para médicos

Pensar na importância do marketing médico nos direciona para o grande objetivo da prática: levar conteúdo que agrega valor para o público-alvo. Ao cumprir com essa meta, sua clínica passa a ser reconhecida pelas pessoas.

Mesmo que naquele momento elas não precisem de um serviço em saúde, seu negócio alcança visibilidade para o momento necessário. Seja divulgando informações, seja propagando conhecimento, tudo isso possibilita o engajamento com o público específico e o destaque diante da concorrência.

Sendo assim, há uma importante atuação do marketing na tarefa de atrair pacientes. Mais importante que isso, manter-se presente na vida dos usuários representa um dos caminhos para o retorno daqueles que já conhecem os seus serviços.

As vantagens dos recursos

Sabendo a importância da prática, é possível elencar as principais vantagens dela. Pensando, a princípio, apenas pelo âmbito do negócio, as estratégias de marketing auxiliam no aumento da cartela de pacientes e na fidelização dos usuários. Em suma, é uma maneira essencial de garantir visibilidade para seu empreendimento.

Levar conteúdos de valor para a população também é uma maneira de informar e promover maior conscientização sobre um aspecto tão importante que é a saúde. Ao obter sucesso na disseminação de conhecimento, sua clínica torna-se uma referência no assunto, reforçando o papel de destaque diante dos concorrentes.

O desvendar da burocracia

Tendo em vista as vantagens acima, por que muitas clínicas ainda não colocaram em prática o marketing médico? Um dos motivos mais utilizados para justificar isso são as limitações que a legislação impõe. Porém, é perfeitamente possível elaborar estratégias que não desrespeitem a burocracia envolvida.

Para isso, é necessário ter conhecimento do que é permitido ou não nas campanhas publicitárias. Antes de tudo, embora a telemedicina tenha sofrido avanços, um profissional não pode realizar consultas à distância sem os devidos cuidados preconizados pelo Conselho Federal de Medicina.

Além disso, os anúncios devem conter apenas informações verdadeiras. Pode parecer banal, porém, é necessário reforçar que é proibido:

  • anunciar ser especialista em determinada área quando, na verdade, não é;
  • divulgar fotos dos pacientes, como “antes e depois”;
  • veicular notícias que causam pânico na população;
  • exibir equipamentos ou serviços com caráter de superioridade.

As boas práticas relacionadas

Agora que você sabe algumas limitações, chegou o momento de conhecer dicas valiosas para implementar um bom marketing médico. A primeira delas é elaborar as estratégias e, a partir da definição do público-alvo, traçar os caminhos que agregam valor para ele.

No momento de considerar os meios de comunicação, as mídias digitais devem ser priorizadas. O motivo disso é elevada presença digital do mundo contemporâneo. Além disso, a equipe da clínica deve favorecer o engajamento do público, encorajando-os por meio dos call to action (chamada para ação) e dando atenção para o atendimento online.

Por fim, a chance de sucesso do marketing para médicos aumenta de acordo com o bom planejamento para tal. Sendo assim, não deixe de traçar métricas, acompanhar os números e definir métodos que visam melhorar cada vez mais o desempenho das campanhas. É importante estudar sobre o assunto ou, até mesmo, considerar a contratação de pessoas especialistas na área, a fim de garantir maior segurança nos retornos do investimento.

Agora, tal saber mais sobre as métricas citadas? Saiba quais são as 5 principais para acompanhar!