A fidelização de clientes é um dos objetivos estratégicos de crescimento de qualquer negócio. Em clínicas e consultórios não é diferente,  para conquistar um público fiel de pacientes é necessário que os profissionais construam com eles uma relação fundamentada em confiança.

É importante destacar que recorrência não se confunde com fidelização, já que o primeiro é apenas uma parte do processo que leva ao segundo.

Neste post, você vai entender relação entre recorrência e fidelização e a importância que isso tem para o sucesso de clínicas e consultórios médicos. Além disso, vai entender por que é preciso se preocupar com a qualidade dos seus processos e como isso ajuda a sua clínica a se sobressair no mercado.

Você quer saber mais sobre recorrência e fidelização e como atingir bons resultados? Então continue a leitura e descubra!

Por que você deve se preocupar com a recorrência e a fidelização?

Estabelecer estratégias e boas práticas focadas na fidelização de pacientes é essencial para os médicos que, além de atenderem os seus pacientes em seu próprio consultório, desejam criar uma relação de confiança, que permita estabelecer um vínculo longínquo.

Sabemos que, em um mercado altamente competitivo, o nível de exigência e de qualidade dos pacientes aumentou, ainda mais quando se trata de serviços de saúde, que lidam com a vida e o bem-estar dos indivíduos.

Em aspectos conceituais, podemos dizer que a recorrência é um termo que se refere ao atendimento frequente de um mesmo paciente, mas atendimentos recorrentes não são sinônimos de fidelização. Afinal, ela só acontece quando efetivamente existe uma relação de confiança entre o profissional e quem está sendo atendido.

Com a fidelização, o consultório passa a ter mais segurança com relação aos atendimentos e aumenta a sua oportunidade de crescimento, já que o paciente fidelizado indica o médico para outras pessoas e gera um ambiente favorável para o desenvolvimento do consultório.

Como o uso da tecnologia pode ajudar o seu consultório?

Você deve estar se perguntando: “afinal, como vou fidelizar meus pacientes?”. O primeiro segredo da fidelização está no atendimento de qualidade. Entregar ao seu paciente o serviço e o atendimento que ele espera receber é essencial para garantir a construção de uma relação de confiança.

Contudo, não é apenas isso, existem diversos recursos que podem ser aplicados visando o aceleramento da fidelização e muitos deles estão associados ao uso de ferramentas e soluções tecnológicas.

A tecnologia pode estar inserida no consultório por meio de softwares de gestão. Esses sistemas oferecem ferramentas de comunicação e relacionamento oportunizando ao paciente ter um contato mais próximo com o profissional de saúde.

Como o Doctor View pode ajudar o seu consultório?

O Doctor View é um sistema completo para clínicas e consultórios. Ele oferece aos profissionais de saúde recursos simples e essenciais na organização e gestão de um consultório ou clínica médica.

Além de oferecer módulos como agendamento, prontuário, comunicação e relacionamento, financeiros e fotos, o sistema conta com um módulo específico de fidelização e ranqueamento de pacientes e outro de estética — ambos muito importantes para a gestão estratégica do consultório.

Fidelização e ranqueamento de pacientes

O módulo permite ao médico identificar, por meio da categoria de pacientes, quem são as pessoas que mais geram indicações ou que executam mais procedimentos, por exemplo.

Com essas informações é possível melhorar o relacionamento com os pacientes atendidos, classificando-os de acordo com o seu nível de relacionamento e investindo em ações específicas para aumentar a fidelização.

Módulo de estética

O módulo estética é direcionado aos profissionais que atuam na área de cirurgia plástica e dermatologia. Por meio dele, o profissional tem condições de acessar a ficha do paciente, adicionar informações sobre tratamentos como Botox® e preenchedores, criar planos de aplicação e registrar dados sobre o produto aplicado, como seu lote e validade. Além disso, o mais importante: anotar o tempo de validade do procedimento, para ser alertado quando o paciente precisar retornar para a reaplicação e enviar lembretes a ele.

Como fidelizar pacientes do seu consultório?

Investir em tecnologia e em soluções que permitam qualificar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados, é apenas uma das formas de fidelizar os pacientes no seu consultório.

Entretanto, antes de considerar a aplicação de ferramentas tecnológicas, é necessário ter em mente que a fidelização começa com o treinamento e qualidade dos serviços prestados pelo profissional de saúde e toda a sua equipe.

Todos devem ser treinados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes, prezando pela educação, agilidade e simpatia. Confira abaixo outras dicas interessantes e que podem ajudar na fidelização.

Aproveite os benefícios do marketing digital

Outro campo importante da tecnologia, e que precisa ser aplicado pelo seu consultório em estratégias de fidelização, é o marketing digital. Ele é um excelente mecanismo de comunicação e que contribui para a divulgação de informações, anúncio de novidades e aproximação com o paciente.

Garanta a qualidade dos produtos e serviços

Se o seu concorrente oferecer uma tecnologia superior a que o seu consultório, você corre um risco muito grande do seu paciente migrar para aquela empresa. Por isso, o profissional de saúde precisa se manter atualizado, participando de eventos e feiras relacionados ao seu mercado.

Esteja presente em vários canais de comunicação

Você deve levar em consideração que as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais. Por isso, crie canais de comunicação com o seu paciente no WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo. Você pode tirar dúvidas, agendar consultas e, até mesmo, oferecer suporte para pequenas orientações.

Crie um programa específico de pós-atendimento

Dentro de uma estratégia de fidelização, é essencial investir em um pós-atendimento. Além de entrar em contato com o paciente para lembrá-lo a respeito da próxima consulta — é importante investir em métodos que contribuam para o estreitamento dos laços entre você e o seu público.

Assim, contatar o paciente para perguntar como ele se sente, se observou a evolução no tratamento ou se teve alguma reação a medicação prescrita são ações interessantes em um processo de fidelização. É por isso que o pós-atendimento é uma excelente estratégia no estabelecimento de uma relação de confiança.

Fidelizar significa criar um ambiente favorável para o crescimento do seu consultório. Entretanto, é importante destacar que a fidelização também traz ganhos para o paciente, já que ele passa a ter um atendimento de maior qualidade e mantém o vínculo com um profissional que já conhece seu histórico e acompanha o seu quadro a mais tempo.

Envie lembretes para seus pacientes

Com a correria do dia a dia as pessoas podem se esquecer facilmente de seus compromissos. Para que isso não ocorra no seu consultório, use a tecnologia para cadastrar alertas de serviços recorrentes para os pacientes, dessa maneira os pacientes receberão lembretes (sms, email, whatsapp) de que está na hora de refazer determinado procedimento.

Você quer aumentar os índices de fidelização de pacientes no seu consultório? Experimente o Doctor View e descubra como!