Não basta ser um bom médico: para garantir que os pacientes saiam do seu consultório satisfeitos, existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração. Veja quais são eles:

O atendimento é um dos grandes diferenciais para uma clínica ou consultório médico. Nunca é demais lembrarmos que, na maioria das vezes, quem procura esse estabelecimento está com a sua saúde ou autoestima fragilizada em alguma medida, portanto, espera e precisa de uma atenção especial. Para um médico, portanto, é fundamental saber quais são os caminhos para garantir um atendimento que satisfaça os seus pacientes, justamente o assunto que vamos abordar nesse artigo.

Tratamento no mesmo nível

Infelizmente, muitos médicos ainda têm cometido o erro da arrogância, acreditando que, de alguma maneira, são superiores aos pacientes apenas por seus anos de estudo. O primeiro passo para satisfazer as pessoas no atendimento, é deixar isso de lado e tratar a todos de igual para igual. Olhe nos olhos do seu paciente e jamais insulte a inteligência que ele tem.

Infraestrutura

Sim, investir em uma boa infraestrutura também é algo que está intimamente relacionado ao atendimento satisfatório. O seu consultório, mesmo que ainda esteja começando, deve ter o mínimo para assegurar o conforto dos pacientes: uma sala de espera com cadeiras/sofás, sanitários, água. Caso o estabelecimento se localize em uma cidade com temperaturas extremas, um bom climatizador também faz a diferença. E, é claro: zele para que o espaço esteja sempre limpo e organizado.

Ouvir antes de falar

Esse já está se tornando um clichê na medicina, mas é tão certeiro que sempre vale à pena repetir: ao receber o paciente em seu consultório, permita que ele fale tudo o que deseja, o que o está incomodando, suas dúvidas e receios. Incentive-o a falar e, só depois que ele já tiver terminado, você deve começar a expor o seu ponto de vista como médico. Procedendo dessa forma, a comunicação será muito mais eficiente e o indivíduo certamente se sentirá respeitado.

Organização

É importante que o paciente seja atendido assim que chegar, alguém já preencha seu cadastro, cuide da triagem, enfim, que todos os procedimentos sejam organizados e, de preferência, padronizados. O prontuário eletrônico ajuda muito nesse sentido, pois não se perde tempo procurando as informações do paciente naqueles arquivos enormes e cheios de papéis.

Para melhorar esse aspecto em sua clínica ou consultório, conheça o software Doctor View, que tem a função justamente de padronizar e otimizar os procedimentos operacionais necessários, fazendo com que eles ganhem agilidade. Além disso, ele conta com funções adicionais, como por exemplo, lembrete de consultas e de aniversários, para que seus pacientes possam se sentir sempre especiais!

Pesquisas de satisfação

Embora sejam comuns no mercado, as pesquisas de satisfação aplicadas em ambientes voltados para a saúde ainda são escassas. Não tenha receio de investir nessa ferramenta, que funciona como um ótimo termômetro para saber o que os pacientes estão achando o atendimento. Você pode elaborar um questionário rápido, para que eles respondam depois da consulta.

É importante apenas tomar cuidado para não deixar a pesquisa extensa demais e nem com muitas perguntas abertas, porque isso pode deixar a pessoa com preguiça de responder e até comprometer a mensuração de resultados.