Só quem vive a rotina de um médico sabe o quanto o dia a dia pode ser estressante. Muito disso se evidencia por conta de notícias desagradáveis e, até mesmo, tristes que precisam ser dadas, como passar o diagnóstico de uma doença grave para um paciente.

Por conta disso, os profissionais da área precisam investir em ações para melhorarem a sua qualidade de vida e, assim, evitar que as rotinas estressantes sejam levadas também para o lado de fora da clínica ou consultório.

Quer ter mais qualidade de vida como médico? Então, continue a leitura e veja algumas dicas que separamos para você!

1. Equilibre a vida profissional e pessoal

Separar o trabalho da vida pessoal é imprescindível para ter um dia a dia menos estressante. É fundamental que você tire dias de lazer e descanso, para ficar com a sua família e os seus amigos ou, até mesmo, sozinho, fazendo algo de que goste.

Fazer viagens, conhecer lugares e conversar com as pessoas sobre assuntos que nada têm a ver com medicina é importante para ter mais qualidade de vida, mantendo um equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal.

É claro que, eventualmente, isso vai ser interrompido, como quando um paciente passa mal e precisa de atendimento urgente. Porém, se você é dono da sua própria clínica, uma boa solução é contratar plantonistas para o seu dia de folga.

2. Mantenha práticas saudáveis

Não são apenas nos dias de folga que você precisa descansar e relaxar. Faça isso também durante os dias de trabalho, fazendo pequenas pausas entre uma série de atendimentos e outro.

É bem provável que você indique aos seus pacientes que tenham uma dieta equilibrada, que façam exercícios físicos, entre outras práticas saudáveis. Como médico, você precisa ser exemplo e não pode negligenciar isso no seu dia a dia.

3. Invista em organização pessoal

Também é fundamental investir em organização pessoal, criando um checklist de trabalho, para que todas as suas tarefas possam ser concluídas no tempo correto e sem que você precise se estressar por causa disso.

Existem diversas ferramentas, como aplicativos para celular ou tablet, que ajudam a manter uma rotina mais organizada, conciliando os cotidianos pessoal e profissional.

4. Também invista na organização do consultório

Você só vai ter qualidade de vida se estiver tudo muito bem estruturado no trabalho. De tal maneira, manter o consultório organizado é a melhor forma de garantir isso.

Quando você investe em um software médico que automatiza o preenchimento de receitas e atestados, organiza a parte financeira e proporciona outros benefícios para o consultório, certamente a sua vida pessoal também melhorará, pois não será necessário ficar tempo a mais no trabalho realizando atividades burocráticas, por exemplo.

Ter mais qualidade de vida não é algo difícil, você só precisa ter as ferramentas certas para manter tudo sempre organizado e tirar o máximo de proveito das suas atividades.

Quer ver um exemplo de como essa organização funciona na prática? Então leia agora o nosso artigo que conta a saga do Dr. Henrique para organizar o fluxo de informações de pacientes.