O planejamento financeiro é parte primordial para o sucesso econômico da clínica. O objetivo pode ser manter as contas no azul, cortar custos e/ou aumentar o lucro, não importa — é preciso planejar, pois a estratégia vai orientar todas as ações, determinando o destino dos recursos etc.

Pensando na importância desse assunto, este conteúdo traz 3 dicas imprescindíveis para organizar o financeiro da clínica e manter os resultados positivos. Que tal se inteirar e começar, hoje mesmo, a colocar em prática as ações propostas? Continue lendo e descubra quais são elas!

1. Classifique as contas

Você já ouviu falar em classificação gerencial? Pois bem, aqueles nomes de contas que existem na sua contabilidade não são meros enfeites. Na verdade, eles servem para categorizar as entradas e saídas. Um custo, por exemplo, é diferente de uma despesa, então, é importante especificar.

Custos têm a ver com contas que fazem parte do negócio, enquanto despesas são as que não fazem parte. A compra de matéria-prima para uma produção, por exemplo, é um custo, enquanto gastos com contas de consumo (água, luz etc.), nesse caso, são classificados como despesas.

Há, ainda, a definição de custos fixos (aqueles que se repetem em data e valor periodicamente) e variáveis (variam de acordo com a produção e/ou o volume da prestação). Se você tem todas as entradas e saídas de recursos bem mapeadas, consegue visualizar exatamente como o capital é investido, o que pode ser cortado etc.

2. Analise o fluxo de caixa

Falamos em classificação gerencial justamente para entrar neste tópico: o de análise do fluxo de caixa. Se a gestão financeira consegue determinar tudo que entra e sai — isso está devidamente registrado na sua contabilidade —, surge uma visão panorâmica das movimentações da clínica.

Analisando, é possível fazer projeções, elencar os centros de custos e saber exatamente onde injetar mais dinheiro, além de descobrir o que está exigindo mais recursos e, principalmente, se isso está valendo a pena. É importante integrar todos os setores para contar com uma base de dados completa e eficiente nesse sentido.

3. Use um sistema de gestão

Para fazer um bom planejamento financeiro, é preciso analisar os dados e obter informações sólidas para a tomada de decisão. Para que isso seja possível sem um volume gigantesco de trabalho — e enormes chances de erros nos registros —, é fundamental que a clínica dispense processos manuais e aposte em tecnologia de ponta.

A integração das áreas — informações sendo automaticamente atualizadas para todas elas em cada lançamento — também é fundamental, pois, assim, nenhum dado se perde. Informações completas dão um quadro de análise global. O planejamento financeiro, dessa forma, se torna mais eficiente, pois há um caminho estruturado para o alcance das metas.

Aposte em um software especializado

Um software de gerenciamento de clínicas é o ideal, pois ele é desenvolvido exatamente para o seu negócio, compreendendo, assim, as demandas específicas e dando apoio para a gestão na hora de analisar as finanças e estabelecer um planejamento financeiro factível, sem deixar o crescimento de lado.

O aprimoramento na gestão financeira, na verdade, é apenas um dos diferenciais do sistema especializado em gerenciamento de clínica médica: leia o conteúdo que preparamos para você e entenda por que investir nessa tecnologia!