Muitos médicos são totais experts em suas atuações, mas não fazem a menor ideia sobre o que é planejamento tributário ou, ainda, por que ele é tão importante para a boa gestão da clínica. Pagar tributos é uma obrigação — disso quase todo mundo sabe —, mas o que muitos desconhecem é que há vantagens por trás do planejamento dessa ação.

Pensando nisso, trouxemos um post explicando o que é planejamento tributário, além de refletir sobre como ele impacta os resultados da clínica médica. Ademais, você também descobrirá as vantagens de manter tudo em ordem no seu regime tributário. Quer saber mais? Não perca mais tempo: continue lendo e fique por dentro!

Afinal, o que é planejamento tributário?

O chamado planejamento tributário — ou planejamento fiscal — trata-se da gestão financeira voltada a pagamentos de tributos. Ele trata de uma série de sistemas legais que, em cada configuração, visam à diminuição dos custos do negócio. Em outras palavras, esse planejamento vai estudar a lei a fim de encontrar benefícios fiscais para a clínica médica.

Essa prática pode diminuir, adiar e, até mesmo, extinguir encargos fiscais. De acordo com a adequação tributária, a clínica pode ou não estar categorizada como pagante de determinados títulos. A falta de conhecimento sobre os regimes faz com que muitas empresas paguem o que não precisam ou deixem de desfrutar de incentivos e vantagens.

Quais são as vantagens de gerenciar pagamentos de impostos?

O conhecimento é a base principal para fazer uma boa gestão financeira. A contabilidade, nesse sentido, não deve ser vista apenas como uma defensora de autuações, mas, sim, como uma área estratégica para coletar dados, gerar informações e analisar o real cenário da clínica. Veja as principais vantagens de fazer um bom planejamento tributário a seguir!

Evita desperdícios e prejuízos

Multas, juros e impostos indevidos são evitados quando o planejamento fiscal é eficiente. Ao garantir que a clínica está dentro das normas legais, você não precisa se preocupar com prejuízos decorrentes de problemas com a justiça. É essencial, para a gestão, ter essa garantia, assim, ela pode focar o crescimento do consultório.

Por outro lado, se a empresa segue tirando dinheiro do caixa para cobrir impostos que ela nem precisaria pagar, há um grave desperdício de recursos acontecendo. O pior é que isso pode ocorrer sem o seu conhecimento. Nesse sentido, o planejamento tributário aparece como solução.

Ajuda na redução de custos

Consequentemente, ao mapear os reais custos, conhecendo os regimes de tributação e atentando aos impostos referentes à atuação médica, você mantém o controle das aplicações financeiras, deixando de aplicar recursos onde eles não são realmente necessários. Assim, a redução acontece, dando folga para investimentos.

Mantém o financeiro sob controle

Quais são os benefícios fiscais que sua clínica pode obter? Se você não sabe, sinal que o planejamento tributário está falho. A verdade é que o planejamento fiscal também ajuda a gestão a aproveitar oportunidades, tanto no sentido de enquadramento quanto no de organizar as finanças para manter tudo em ordem.

A recomendação é de que todo médico que precisa ser gestor de seu próprio consultório conte com um sistema especializado para coordenar as informações e dar direcionamentos claros sobre as entradas e saídas da clínica. Por que você não se informa mais sobre isso e começa a mudar hoje mesmo? Leia o artigo sobre o assunto que preparamos para você!