O atendimento médico é o fator fundamental na relação entre paciente e clínica. Entenda que vai muito além de ser o principal serviço prestado, é sobre a qualidade da interação, o tratamento humanizado e a preocupação com a natureza do contato que está acontecendo ali. A qualidade dos cuidados médicos vai muito além.

Assim, a personalização do atendimento médico é uma discussão importante, visto que não é interessante olhar quem busca os serviços apenas como cliente ou apenas como paciente. É fundamental que a gestão médica concilie ambos os aspectos, a fim de manter o negócio competitivo no mercado e prestar um atendimento excelente aos pacientes.

Esse posicionamento traz diversas vantagens para a clínica médica. Que tal ficar por dentro do assunto? Continue conosco nesta leitura!

Quais são as vantagens do atendimento personalizado na medicina?

O atendimento personalizado é uma tendência no mercado, independentemente do segmento. Clientes esperam receber cada vez mais atenção e, mais do que isso, que as empresas conheçam seus gostos e consigam atender às suas demandas. No setor médico, esse pensamento é válido e se desenvolve de uma forma ainda maior.

Clínicas e consultórios precisam estar atentos a essa realidade, pois o atendimento médico personalizado também traz impactos muitíssimo positivos para a saúde e para o bem-estar dos pacientes. Sendo assim, além da vantagem competitiva, o tratamento das pessoas que buscam pelo atendimento se torna mais eficiente.

Maior confiança do paciente

Você, com certeza, quer que o seu médico tenha todas as informações a seu respeito, saiba quem você é, qual o seu estilo de vida, quanto tempo faz que você realizou determinado exame, quais problemas teve no passado, qual é o seu histórico familiar etc. Quando quem cuida de você está munido dessas informações, consegue direcionar melhor o seu tratamento.

Além disso, ter suas características reconhecidas faz você se sentir importante, concorda? Essa sensação de familiaridade é fundamental no atendimento médico. Quando você sabe que a equipe o conhece, sabe da sua história, de suas necessidades e de suas preferências, há uma aproximação e isso faz com que a confiança entre médico e paciente aumente.

Mais engajamento com o tratamento

O médico não é apenas um prestador de serviço, ele cuida da sua saúde. Quando você não confia ou sente que o profissional nem sabe quem você é ou não levou em consideração determinado ponto da sua história, como vai ter engajamento para seguir o tratamento recomendado por ele?

O atendimento personalizado colabora muito para que o paciente se empenhe em seguir as recomendações médicas. É natural se sentir mais confortável em seguir recomendações de quem a gente confia.

Um relato, inclusive, ganhou destaque nas redes sociais: a neta de uma senhora com alzheimer pede uma recomendação para a médica, visto que a avó não come. A médica, então, envia um áudio perguntando se a senhora já almoçou. Assim, a neta reproduz o áudio todos os dias e a senhora almoça. É disso que estamos falando. Faz toda a diferença.

Melhoria no processo de fidelização

Existe um motivo por trás das tradições de consumo. É muito comum ver casos de pessoas que vão sempre comer no mesmo lugar, que sempre visitam as mesmas lojas ou que procuram os mesmos vendedores na hora de comprar algo. Isso é sobre a fidelização. Além de voltar a consumir o produto, serviço ou solução, a pessoa volta porque confia naquela empresa.

No ambiente médico, podemos abordar o assunto por meio deste viés: além de ter um médico de preferência, o paciente tem, sim, que se sentir muito bem, acolhido e reconhecido na sua clínica ou consultório. Isso vai fazer com que a confiança seja compartilhada e não fique apenas entre o médico e o paciente, mas se estenda para toda a equipe.

Como personalizar o atendimento da clínica médica?

O primeiro ponto primordial para cuidar do atendimento médico da sua clínica, tornando-o diferenciado e personalizado, é ter uma equipe com essa mentalidade. O cuidado e o atendimento humanizado devem nortear tudo o que for feito, dentro e fora do consultório. Sendo assim, capriche no seu processo de seleção para encontrar esse fit cultural.

Por outro lado, a gestão também precisa investir nessas ações, não deixando apenas como atos de proatividade e boa vontade da equipe. É importante apostar em treinamentos e inovações nesse sentido, de forma que o ambiente seja propício para um atendimento excelente e acolhedor. Vejamos, a seguir, como a tecnologia pode colaborar!

Inovação no atendimento médico

Para prestar um atendimento personalizado, é preciso conhecer o paciente. Para isso, saber se as expectativas dele em relação à clínica estão sendo alcançadas é muito importante. Quantas pesquisas de satisfação você já aplicou? Há muitas metodologias para medir a qualidade. Escolha a melhor para as suas necessidades e comece a mensurar.

A inovação nem sempre tem a ver com tecnologia, portanto, estude e encontre novas formas de melhor atender aos pacientes, humanizando o atendimento, trazendo formas de contato diversas e acessíveis e mexendo no layout da clínica sempre que constatar a necessidade de alguma melhoria ou a oportunidade de fazer um upgrade no ambiente.

Tecnologia para atendimento personalizado

O outro pilar do atendimento personalizado é sobre as informações que você dispõe do paciente. Nesse sentido, a tecnologia é imprescindível. Todas as atualizações devem ser lançadas em tempo real em um sistema especializado e integrado, fazendo um real acompanhamento do paciente.

É importante manter todos os registros acerca da saúde centralizados, de forma que a equipe possa ter acesso às informações de atendimento e encaminhamento, enquanto os médicos podem também acessar as informações confidenciais. Da mesma forma, o paciente deve ter a possibilidade de visualizar datas de consulta etc.

Uso do prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que já está sendo muito utilizada pelo setor para digitalizar os documentos, mas o uso não deve parar por aí: você deve utilizar essa tecnologia para integrar os dados de maneira estratégica para melhorar o atendimento médico, fazendo a personalização e ganhando em qualidade.

Sendo assim, depois de todas essas dicas, para colocar em prática o fator inovação e melhorar o atendimento, considere o valor agregado de um bom sistema e comece agora mesmo a entender como a estratégia do uso da tecnologia mantém a clínica competitiva: confira as vantagens do prontuário eletrônico e fique por dentro!